Sporting 1-1 Belenenses: Apavorante, Marco

- Advertisement -

Escolhi díficil. O fácil é de todos

Talvez te tenham dito demasiadas vezes que o Sporting é um clube grande. Que há outras expectativas; que agora todos os olhos se colaram a ti, sem pestanejar, durante dias, semanas, meses ou o tempo que o insucesso demorar a aparecer. Esquece tudo isso. Sê tu mesmo e confia nas convicções que te fizeram cá chegar. Maurício e Sarr?

Nem tu acreditas nisso, Marco.

O jogo de hoje foi, se quiseres ser optimista, um abre-olhos. À 4ª jornada não há mundos perdidos mas pode haver muitas lições aprendidas. Depende da forma como se encaram as derrotas. Afinal, sempre ouvi dizer que o prazo do insucesso é determinado pelos derrotados. E assim será com o Sporting que, neste momento, se encontra derrotado.

“Não fomos eficazes, é a ilação que tiramos da partida”

Já depois de ter escrito os primeiros parágrafos deste artigo, li as tuas declarações que coloquei em cima. Se a única ilação é que a tua equipa não foi eficaz, mais derrotas virão. Vejamos:

Patrício; Esgaio, Maurício, Sarr, Jefferson; William, Adrien, André Martins; Carrillo, Nani e Slimani. Foi assim que começou o Sporting frente ao Belenenses. No corredor central, Patrício, Maurício, Sarr, William, Adrien, André Martins e Slimani. À excepção de William e André Martins e, com muita bondade à mistura, de Adrien, nenhum dos outros cumpre o bê-á-bá exigível para se ser jogador de futebol, ou seja, a capacidade de receber, enquadrar, progredir e passar a bola jogável. E tu, melhor do que qualquer um dos adeptos, sabes o quanto isso é importante, ainda por cima no mais importante dos corredores do jogo, não sabes? Sabes. Mas por alguma razão ainda tentas(te) ganhar jogos de futebol sem atletas que o pratiquem. Explica-me, Marco.

E o jogo até começou favorável. Na verdade, foi-o até final. O Belenenses é para lá de fraquinho, e digo-o com a tristeza de quem cresceu a simpatizar com o clube. Foi anedótico o número de vezes que entregaram a bola no segundo ou terceiro passe da sua construcção, bem dentro do próprio meio-campo. Numa dessas vezes, Carrillo aproveitou e marcou. Nas outras, não foram eficazes. Ou competentes? Para além dos erros de palmatória que a equipa de Vidigal foi tendo o luxo de poder cometer, o Sporting deparou-se com um cenário raro no futebol dos nossos dias: jogou com 10 de campo mas o adversário só se importava com 8. Sarr e Maurício podiam ir quase até à área contrária sem oposição… mas não queriam. Ou não sabiam? O futebol não se esgota num momento do seu jogo e os defesas não servem só para defender nem os avançados só para atacar, Marco. Mas tu sabes disso.

Provaste-o no Estoril, lembras-te?

Pelo meio, no único ataque do Belenenses que assim pode ser apelidado, Maurício decidiu ir pressionar quem faz o cruzamento à linha, concedeu esse cruzamento e, no momento em que a bola acabou por chegar ao espaço de finalização – já depois de outro cruzamento!! -, ele ainda lá estava a recuperar, ou fora da área ou muito perto disso. Como vais abordar este lance durante a semana sem que o teu central não deixe de se sentir jogador de futebol, Marco?

Quando a bola chega ao avançado do Belenenses, Maurício nem sequer aparece perto do adversário
Quando a bola chega ao avançado do Belenenses, Maurício nem sequer aparece perto do adversário

A primeira parte terminou ainda com dois lances em que Slimani finalizou diante de Matt Jones (grande jogo, rapaz!) quando tinha um colega – em cada uma das jogadas – sem qualquer tipo de oposição ao lado. O bê-á-bá que referi também contempla a capacidade de fazer todo o mencionado mas de cabeça em cima. Faltou-lhe isso nesses momentos como faltam tantas outras coisas em tantos outros momentos ao ponta-de-lança argelino. A finalização no ar é só um ínfimo momento de tudo o que o jogo requer. Não te esqueças do Montero nem te esqueças que a equipa é refém das ideias dos seus praticantes. E as ideias de Montero em nada se comparam às de Slimani. O Sporting ganha quer os golos sejam do avançado ou do lateral.

“Na segunda parte foi mais do mesmo…dominámos o jogo mas jogámos com mais ansiedade e…com o coração…”

E dizes isso com a consciência de que o jogo se joga com a cabeça, não dizes? Desculpa-me a ousadia – não duvides de que sou admirador de tudo o que tens feito -, mas onde estava a tua quando tiras o que estava a ser o teu melhor médio? Desafio o mais paciente ao exercício de contar as perdas de bola que Adrien teve ou proporcionou aos colegas. E saiu o André Martins? Marco, Marco, esquece que o Sporting é um clube grande e que nos clubes grandes os egos e os estatutos têm de ser respeitados.

A segunda parte foi como dizes: mais do mesmo. Mais de más decisões, de más ideias, da falta de qualidade quando a bola chegava ao nosso avançado, da falta de qualidade quando a bola passava pelos nossos centrais que, sem recurso a estatísticas, diria que foram quem mais teve a bola nos pés. E assim é complicado. Pelo meio ainda deu para o Sarr fazer um balão desde o meio-campo para o Patrício ou para o mesmo proporcionar a melhor oportunidade da 2ª parte ao avançado do Belém. Tu, que estás com eles todos os dias, não achas que o Oriol daria (e mereceria!) um lugar no eixo da defesa? Tem o bê-á-bá, pelo menos. E parece-me inteligente: faria tudo o que entendes que um central deve fazer. E os que jogaram não fazem, pois não?

No fundo, quem tem razão é o Nani. “Temos de fazer muito melhor e ganhar experiência em campo”. Têm de fazer mesmo muito melhor, mas não te assustes. Tudo melhora assim que passes a praticar aquilo que fez com que todos te admirassem. O colectivo acima dos estatutos, os melhores a jogar e as ideias correctas. Não vão ganhar sempre, mas vão estar sempre mais perto de ganhar. Pensa nisso, Marco. À 4ª jornada não há mundos perdidos.

João Almeida Rosa
João Almeida Rosa
Adepto das palavras e apreciador de bom Futebol, o João deixou os relvados, sintéticos e pelados do país com uma certeza: o futebol joga-se com os pés mas ganham os mais inteligentes.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Duelo entre técnicos portugueses: Al Gharafa vence Al Rayyan por 3‑2

O Al Gharafa, orientado pelo português Pedro Martins, venceu o Al Rayyan, comandado por Artur Jorge, por 3‑2 na 17.ª jornada da Liga do Catar.

Imprensa espanhola sobre José Mourinho: «Mourinho regressou a Lisboa como um herói, mas saiu de Madrid como um vilão»

José Mourinho optou por ficar no autocarro durante o jogo entre o Benfica e o Real Madrid. A imprensa espanhola escreveu sobre a opção do técnico.

Países Baixos aproximam-se de Portugal: Eis o Ranking UEFA depois dos resultados desta quinta-feira

O Ranking UEFA já sofreu a sua mais recente alteração, depois dos jogos dos playoffs de Europa League e Conference League.

Benfica vence Sporting e está apurado para a final eight da Champions League de Hóquei em Patins

O Benfica recebeu e venceu o Sporting por quatro bolas a três, em jogo da sétima jornada da Champions League de Hóquei em Patins.

PUB

Mais Artigos Populares

O baile de Vinícius Júnior na luta contra o racismo visto por Madrid

A BBC fez as contas e são já 20 as denúncias de Vinícius Júnior por insultos racistas. Por 20 vezes, o avançado brasileiro ouviu das bancadas ou do relvado ataques direcionados ao tom de pele e às suas origens.

Celta de Vigo apura-se para os oitavos da Europa League: eis os resultados dos jogos das 20 horas

O Celta de Vigo garantiu o apuramento para os oitavos de final da Europa League, depois de ter vencido o PAOK por 1-0.

Eis as equipas que se conseguiram apurar para os oitavos de final da Europa League

Estão definidas as 16 equipas que vão participar nos oitavos de final da Europa League. Braga e FC Porto fazem parte do lote.