📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

5 alternativas para reforçar a lateral direita do Sporting

- Advertisement -

Desde que Pedro Porro abandonou Alvalade, que Rúben Amorim ganhou “um problema” extra para resolver, dos vários que lhe foram aparecendo nesta sua passagem pelo Sporting CP.

Quando ingressou em Alvalade, o jovem treinador português pediu a contratação de Ricardo Esgaio, que na altura representava o SC Braga, curiosamente a mesma equipa de onde saiu Rúben Amorim.

O lateral português estava a jogar muito bem em Braga, e realmente parecia a altura ideal para voltar “a casa”, numa transferência que ainda custou algum dinheiro aos cofres leoninos, de um jogador que chegaria para concorrer com o espanhol Porro, pela lateral direita. Cedo se percebeu que Esgaio não estava ao nível de um clube como o Sporting CP, acredito que sentiu muito o peso da camisola, e que nunca conseguiu elevar o seu patamar exibicional para os níveis que apresentou em Braga.

Ora Porro saiu para Londres, para representar o Tottenham HFC, e deixou em aberto um lugar, não só no plantel, mas no onze inicial. O Sporting, ciente desta situação, tentou remediar esta perda com uma solução de recurso, e em moldes muito interessantes, conseguindo resgatar Héctor Bellerín ao FC Barcelona.

Chegou debaixo de muitos holofotes, muito por culpa do que fez ao serviço do Arsenal FC, e muito também por culpa da sua vida extracampo, onde se posiciona com uma figura de interesse em mundos paralelos ao futebol. O espanhol não conseguiu fazer esquecer Porro, e até foi Esgaio que agarrou a titularidade, mas sempre demonstrando nervosismo e falta de qualidade na abordagem a alguns lances, mostrando ser “curto” para este onze leonino.

No entanto, este artigo não é uma crítica a Esgaio, até porque vejo alguma qualidade no lateral do Sporting, é sim um artigo de análise a algumas alternativas interessantes à posição. Por isso, Rúben Amorim necessita de um lateral com muito pulmão, capaz de fazer um vai e vem constante da defesa para o ataque e vice-versa, capaz de ser tão acutilante a atacar, como pragmático a defender.

Por isso, apresento cinco opções que, na minha opinião, são válidas para reforçar o plantel leonino, tendo em conta o valor de mercado, a duração do contrato, as circunstâncias em que pode chegar a Alvalade e, sobretudo, estas valias técnico táticas que considero cruciais para os laterais deste Sporting CP.

1.

Daniel Munõz (KRC Genk) – É, claramente, a minha primeira escolha para a posição. Lateral muito ofensivo, acutilante, com bom cruzamento e capacidade de fazer o tal vai e vem que Amorim exige ao seu lateral.

O jogador colombiano, de 27 anos, tem apenas mais um ano de contrato com a equipa belga, e um valor de mercado de nove milhões de euros, no entanto, seria um investimento muito seguro por parte dos leões, com mostram as estatísticas da última época, onde apontou oito golos e deu sete assistências.

2.

Mitchell Weiser (SV Werder Bremen) – Formado no FC Bayern, Weiser já jogou em alguns clubes da Bundesliga, e sempre com alguns números interessantes.

Começou a sua carreira como extremo, mas foi descendo no terreno, até se fixar como um lateral moderno e interessante, numa perspetiva de futebol ofensivo e destemido, como Rúben gosta.

Aos 29 anos, o lateral alemão está em pleno estado de maturidade futebolística, e também tem apenas mais um ano no seu contrato com a equipa alemã do Bremen, o que pode facilitar a sua saída.

Com um passe avaliado em seis milhões de euros, Weiser podia chegar a Lisboa por um valor bem inferior, e acrescentar qualidade e experiência à equipa leonina. Na época passada, o lateral contribuiu com 11 assistências e quatro golos, números interessantes para um campeonato como a Bundesliga.

3.

Costinha com a camisola do Rio Ave FC
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Costinha (Rio Ave FC) – Mais um bom talento oriundo do futebol português. Com apenas 23 anos, Costinha é dono e senhor da lateral direita da equipa de Vila do Conde, e está pronto para dar o salto para outros patamares. Na época passada, o miúdo fez 36 jogos pelos vila-condenses, apontando cinco golos e três assistências.

Com o passe avaliado em dois milhões de euros, não me parece que este negócio seja assim tão difícil de concretizar, até pela vontade do jogador, que pode ser determinante.

4.

Yukinari Sugawara (AZ Alkmaar) – Que talento este jovem lateral de origem japonesa! Aos 23 anos, Sugawara é seguido por muitos clubes europeus, e uma excelente opção para o Sporting CP atacar já!

Trata-se de um lateral completo, com 1,79m de altura e, a meu ver, encaixava que nem uma luva na linha defensiva leonina, pela sua disponibilidade física.

Na época realizou uns impressionantes 47 jogos – sim, leram bem – onde apontou quatro golos e 11 assistências, fruto da sua grande capacidade em atacar o espaço contrário.

Com o seu passe avaliado em 6,5 milhões de euros, e contrato até 2025, a conjuntura que se encontra ao redor deste jogador até pode favorecer a turma de Amorim, pelo que uma oferta a rondar os 10 milhões de euros poderia fazer a equipa neerlandesa abrir mão do jogador.

5.

Pedro Gonçalves e Pedro Malheiro num jogo entre o Boavista e o Sporting
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Pedro Malheiro (Boavista FC) – Mais um grande lateral português a jogar dentro da nossa liga, aos olhos de todos nós!

Internacional sub-21, Pedro Malheiro é um valor seguro da nossa liga, está habituado a jogar num esquema de três centrais, e tem de facto o andamento que Rúben Amorim lhe vai exigir.

Com um valor de mercado de três milhões de euros e com contrato válido até 2025, o jovem lateral de 22 anos completou 36 jogos na época passada, com um total de seis assistências realizadas.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Já é conhecido o número que Thiago Silva vai utilizar no FC Porto

Thiago Silva vai usar a camisola número 3 no FC Porto. O internacional brasileiro assinou contrato com os dragões até 2026.

As forças e fraquezas da marcação individual | Estoril Praia 1-0 Braga

Depois de quatro partidas sem ganhar, o Estoril esperava, vencendo o Braga, conseguir um presente de Natal

As primeiras palavras de Thiago Silva no FC Porto: «Estou feliz e motivado por esta oportunidade»

Thiago Silva já fala enquanto jogador do FC Porto. Defesa-central foi oficializado pelos dragões durante este sábado.

Já é conhecido o horário da antevisão de José Mourinho ao Benfica x Famalicão

José Mourinho vai realizar a antevisão do Benfica x Famalicão este domingo, em direto e exclusivo na BTV, às 10h00.

PUB

Mais Artigos Populares

5 jogadores a acompanhar na CAN 2025

A CAN 2025 em Marrocos está à porta e,...

FC Porto oficializa contratação de Thiago Silva

O FC Porto anunciou a contratação de Thiago Silva. O defesa brasileiro assinou um contrato até 2026, com mais uma época de opção.

FC Porto regressa aos treinos com presença de 2 jovens da equipa B

O FC Porto regressou este sábado aos treinos no Olival. Yoan Pereira e João Teixeira, da equipa B, estiveram presentes na sessão.