📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting: A nova época já começou

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2Com lucidez: a presente temporada do Sporting já não sustenta qualquer hipótese de felicidade. Não sendo a garantia da presença no playoff da Liga Milionária um objectivo ideal, daqueles que fazem parte do leque de objectivos primordiais dos começos de época, podemos considerar que a equipa entrou já numa fase preparatória precoce, mais duradoura e cujo prolongamento promoverá a análise mais incisiva para evitar os erros do presente.

Na base desta pirâmide de tarefas temos a estruturação, ou reestruturação, do plantel como uma das principais necessidades. Um dos lapsos do planeamento deste ano desportivo prendeu-se com a ineficácia da acção no mercado de transferências, ingressando jogadores que não cumpriram as expectativas. Como já se referiu no passado, o actual plantel leonino é curto, identificada apenas a utilidade de apenas catorze jogadores – cenário melhorado com o regresso de algumas das pérolas da formação. Parece-me lógica a pertinência da aquisição de, pelo menos, um elemento para cada zona do campo, desde que este recrutamento esteja isento de manobras experimentais, apostando mais na certeza do que na sorte. Com a evolução qualitativa da equipa B nos últimos jogos, eleva-se, também, a sua importância na planificação do projecto para a nova época enquanto pilar para o aproveitamento dos atletas.

Jorge Jesus começa já a testar soluções para a próxima temporada Fonte: Sporting CP
Jorge Jesus começa já a testar soluções para a próxima temporada
Fonte: Sporting CP

Continuo, tal como Jorge Jesus, a acreditar na ideia de que é inviável a criação de um plantel exclusivamente sustentado pela matéria-prima da formação. Acho, por seu turno, que a formação deve ser fomentada e desenvolvida para fornecer a equipa principal de forma equilibrada, pensando igualmente no sucesso, claro está, da equipa B do Sporting. Ao contrário daquilo que por vezes se afirma, o actual técnico do Sporting não castra o oportunismo da Academia de Alcochete. Como prova, basta analisar a pré-época anterior e verificar os jovens que trabalharam com a equipa principal e que, mais tarde, efectivaram a sua entrada definitiva na estrutura – como Geraldes, Palhinha e Podence. O caminho da nova temporada terá, obrigatoriamente, de passar por esta doutrina, garantindo que o Plantel terá capacidade para responder à exigência dos largos meses de trabalho. Mas à parte de tudo isto, há ainda a necessidade de terminar com o vício da demanda de o sucesso ser adiado sempre para o ano que virá. Se há duas épocas o título de campeão fugiu ao Sporting por pequenos pormenores – alguns deles de causa alheia -, significa que o caminho, embora duro, não é intransigível.

Assim, esta fase de preparação indirecta também servirá para a própria psicologia do grupo, que talvez se traduza no desafio mais exigente para a equipa técnica e dirigente, e para o entendimento de que o Sportinguismo não pode esperar mais pelo momento que tanto anseia.

Foto de capa: Sporting Clube de Portugal

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Como uma célebre música diria, "eu tenho dois amores", com o desporto e a comunicação a ocuparem 50/50 do seu coração. Entusiasta confesso daquilo que é a alegria do futebol, promete transmitir-vos através de palavras as emoções que se sentem durante os 90 minutos (e além disso). Escreve sem acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Alvo do Sporting para o ataque também está na lista de reforços do Manchester United de Ruben Amorim

O Sporting demonstrou interesse na contratação de Nilson Angulo em 2025. Ainda assim, o Manchester United e outros tubarões estão na corrida.

Manchester City vai oferecer 80 milhões de euros por avançado que está a ser muito criticado

O Manchester City quer garantir mais profundidade no plantel. Cityzens preparam uma proposta por Rodrygo, avançado do Real Madrid.

O que é a LiveModeTV, que vai transmitir jogos do Mundial 2026 grátis?

A LiveModeTV já chegou a Portugal e prepara novidades na transmissão do Mundial 2026. Sabe mais sobre o canal de Youtube.

Tondela x FC Porto também é Cristiano Bacci x Francesco Farioli, o 1º jogo de sempre entre treinadores italianos na Primeira Liga

Nunca dois treinadores italianos se defrontaram na Primeira Liga. O registo será quebrado com o Tondela x FC Porto entre Cristiano Bacci e Francesco Farioli.

PUB

Mais Artigos Populares

Alexander Meyer renova com o Borussia Dortmund até 2027

Alexander Meyer, guarda-redes de 34 anos, prolongou o vínculo com o Borussia Dortmund por mais uma temporada e garante que já sente o clube como se fosse a sua casa.

Arsenal garante 2 irmãos gémeos equatorianos para 2027

Edwin Quintero e Holger Quintero, de apenas 16 anos, vão reforçar o Arsenal quando completarem 18 anos, após acordo alcançado com o Independiente del Valle.

Jesse Lingard despede-se do FC Seoul e prepara novo capítulo na carreira

Depois de duas épocas na Coreia do Sul, Jesse Lingard deixa o FC Seoul e entra no mercado como jogador livre, alimentando rumores de regresso à Premier League.