Sporting: A nova época já começou

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2Com lucidez: a presente temporada do Sporting já não sustenta qualquer hipótese de felicidade. Não sendo a garantia da presença no playoff da Liga Milionária um objectivo ideal, daqueles que fazem parte do leque de objectivos primordiais dos começos de época, podemos considerar que a equipa entrou já numa fase preparatória precoce, mais duradoura e cujo prolongamento promoverá a análise mais incisiva para evitar os erros do presente.

Na base desta pirâmide de tarefas temos a estruturação, ou reestruturação, do plantel como uma das principais necessidades. Um dos lapsos do planeamento deste ano desportivo prendeu-se com a ineficácia da acção no mercado de transferências, ingressando jogadores que não cumpriram as expectativas. Como já se referiu no passado, o actual plantel leonino é curto, identificada apenas a utilidade de apenas catorze jogadores – cenário melhorado com o regresso de algumas das pérolas da formação. Parece-me lógica a pertinência da aquisição de, pelo menos, um elemento para cada zona do campo, desde que este recrutamento esteja isento de manobras experimentais, apostando mais na certeza do que na sorte. Com a evolução qualitativa da equipa B nos últimos jogos, eleva-se, também, a sua importância na planificação do projecto para a nova época enquanto pilar para o aproveitamento dos atletas.

Jorge Jesus começa já a testar soluções para a próxima temporada Fonte: Sporting CP
Jorge Jesus começa já a testar soluções para a próxima temporada
Fonte: Sporting CP

Continuo, tal como Jorge Jesus, a acreditar na ideia de que é inviável a criação de um plantel exclusivamente sustentado pela matéria-prima da formação. Acho, por seu turno, que a formação deve ser fomentada e desenvolvida para fornecer a equipa principal de forma equilibrada, pensando igualmente no sucesso, claro está, da equipa B do Sporting. Ao contrário daquilo que por vezes se afirma, o actual técnico do Sporting não castra o oportunismo da Academia de Alcochete. Como prova, basta analisar a pré-época anterior e verificar os jovens que trabalharam com a equipa principal e que, mais tarde, efectivaram a sua entrada definitiva na estrutura – como Geraldes, Palhinha e Podence. O caminho da nova temporada terá, obrigatoriamente, de passar por esta doutrina, garantindo que o Plantel terá capacidade para responder à exigência dos largos meses de trabalho. Mas à parte de tudo isto, há ainda a necessidade de terminar com o vício da demanda de o sucesso ser adiado sempre para o ano que virá. Se há duas épocas o título de campeão fugiu ao Sporting por pequenos pormenores – alguns deles de causa alheia -, significa que o caminho, embora duro, não é intransigível.

Assim, esta fase de preparação indirecta também servirá para a própria psicologia do grupo, que talvez se traduza no desafio mais exigente para a equipa técnica e dirigente, e para o entendimento de que o Sportinguismo não pode esperar mais pelo momento que tanto anseia.

Foto de capa: Sporting Clube de Portugal

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Como uma célebre música diria, "eu tenho dois amores", com o desporto e a comunicação a ocuparem 50/50 do seu coração. Entusiasta confesso daquilo que é a alegria do futebol, promete transmitir-vos através de palavras as emoções que se sentem durante os 90 minutos (e além disso). Escreve sem acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Inglaterra e Croácia dão espetáculo na estreia no Mundial 2026 num triunfo com 3 golos dos 3 Leões

A Inglaterra venceu a Croácia na estreia do Mundial 2026. Reedição da meia-final de 2018 sorriu, desta feita, à seleção inglesa.

Pedro Proença reage ao empate de Portugal na estreia no Mundial 2026: «A nossa convicção mantém-se intacta»

Pedro Proença reagiu ao empate da Seleção Nacional na estreia no Mundial 2026, mantendo a ambição e agradecendo o apoio dos adeptos.

Benfica vence Sporting por 5-2 no Pavilhão João Rocha e fica a um passo do título de hóquei em patins

O Benfica derrotou o Sporting, no Pavilhão João Rocha, por 5-2 e ficou a uma vitória do título de hóquei em patins.

Roberto Martínez enaltece empenho dos jogadores após empate frente ao RD Congo: «A atitude é extraordinária e acredito muito no que podemos fazer»

Roberto Martínez reconhece a necessidade de autocrítica após o empate de Portugal, mas mantém total confiança na atitude da equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez desvaloriza empate de Portugal e recorda: «A Argentina perdeu com a Arábia Saudita e ganhou o Mundial»

Roberto Martínez desvalorizou o empate de Portugal frente ao Congo e fez questão de relembrar o percurso de outras seleções.

Roberto Martínez explica permanência de Cristiano Ronaldo em campo: «Não faz sentido tirar o melhor goleador da história»

Roberto Martínez justificou a permanência de Cristiano Ronaldo em campo no empate frente ao Congo pela sua capacidade goleadora.

Grupo L do Mundial 2026: Como jogam Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá?

O Grupo L do Mundial 2026 contempla Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá. Conhece melhor as seleções.