📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting B: crónica de uma morte anunciada

- Advertisement -

Durante esta semana, preparei um texto sobre o Sporting B. Já tinha título e tudo. Seria intitulado como “Sporting C”. Tinha já alinhado, num esboço, algumas estatísticas que me permitiram concluir que a Equipa B leonina não estava, ultimamente, com os índices competitivos suficientes para fazer jus ao emblema do leão. Ocupa, à jornada vinte e sete, o décimo sétimo lugar da II Liga estando, por isso, em zona de despromoção.

Vi, há momentos, uma notícia online do jornal A Bola que se intitula assim: “Leões anunciam fim da equipa B e vão integrar novo campeonato sub-23” Pode ler-se no interior desta notícia que: “O presidente Bruno de Carvalho enviou uma carta ao presidente da Liga, Pedro Proença, a anunciar que a equipa B passará para o campeonato sub-23 que está a ser pensado, com génese na Federação Portuguesa de Futebol, para a próxima temporada.” Afinal, o meu texto já não se poderia chamar “Sporting C”, nem “D” nem qualquer letra do abecedário. O Sporting B, pura e simplesmente, deixará de o ser enquanto tal. Faz mais sentido que se chame, por isso, “Crónica de uma morte anunciada”. Anunciada, porquê? Vamos a números, aos tais que eu tinha preparado para o outro texto.

Não podemos esquecer que muitos “craques” saíram da equipa B leonina. O mais recente foi Rafael Leão
Fonte: Sporting Clube de Portugal

A equipa de Luís Martins regista, nesta fase até à jornada vinte e sete, a par do Benfica B (que ocupa o nono posto na tabela), a pior defesa da competição com 44 golos sofridos. De um total de trinta jogos, o Sporting B tem treze (43%) derrotas, nove (30%) vitórias e oito (27%) empates. Quando olhámos para o desempenho desta equipa ao longo dos anos, percebemos facilmente que o seu posicionamento na tabela classificativa foi piorando de ano para ano: em 2016-17 ficou em décimo quarto lugar; em 2015-2016 em décimo lugar; em 2014-2015 terminou em quinto lugar; em 2013-2014 em sexto lugar; e, finalmente, em 2012-2013 ficou em quarto lugar. Dadas estas estatísticas e face às recentes prestações em campo esta temporada, é caso para dizer que o Sporting B tinha já uma morte anunciada.

Assim, face às últimas prestações da equipa B, o Sporting optou por terminar com a mesma, criando, em substituição, uma equipa de sub-23. Tendo em conta que muitos jogadores que brilham (ou brilharam) na equipa B têm (ou tinham) menos do que 23 anos, acho que será mais produtivo para o clube e para os atletas que integrarão esses escalões. Porque arrumar de vez em quando a casa nunca fez mal a ninguém.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Andreas Pereira e as finais da Taça Libertadores: trocou de lado mas o destino foi igual

Andreas Pereira sofreu a sua segunda derrota em finais de Taça Libertadores, sendo que a primeira foi ao serviço do Flamengo contra o Palmeiras.

Rafael Leão alvo de vários elogios: «Está cada vez mais maduro e essencial»

Rafael Leão marcou o golo decisivo na vitória do AC Milan sobre a Lazio na Seria. Avançado português foi elogiado.

WWE Survivor Series – WarGames: Já chega de WarGames?

No último premium live event do ano para o main roster da WWE, a cidade de San Diego, na Califórnia, recebia o Survivor Series

Treinador do Crystal Palace após perder frente a Ruben Amorim: «Sinto que não foi merecido e dói»

Olive Glasner, treinador do Crystal Palace, analisou a derrota com o Manchester United de Ruben Amorim na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Treinador do Cystral Palace deixa recado à direção após perder com Manchester United de Ruben Amorim: «Nunca falei sobre isto até agora, mas…»

Olive Glasner, treinador do Crystal Palace, critica falta de investimento por parte da direção, após derrota na Premier League.

Já é conhecido o próximo clube de Pedro Caixinha

Pedro Caixinha vai ser treinador do Juárez. Trata-se do regresso à Liga do México, depois de orientar o Santos Laguna e o Cruz Azul.

Bis de Lautaro Martínez leva Inter Milão à vitória no terreno do Pisa

O Inter Milão venceu por 2-0 no terreno do Pisa, este domingo, num jogo a contar para a 13.ª jornada da Serie A.