Sporting B: crónica de uma morte anunciada

- Advertisement -

Durante esta semana, preparei um texto sobre o Sporting B. Já tinha título e tudo. Seria intitulado como “Sporting C”. Tinha já alinhado, num esboço, algumas estatísticas que me permitiram concluir que a Equipa B leonina não estava, ultimamente, com os índices competitivos suficientes para fazer jus ao emblema do leão. Ocupa, à jornada vinte e sete, o décimo sétimo lugar da II Liga estando, por isso, em zona de despromoção.

Vi, há momentos, uma notícia online do jornal A Bola que se intitula assim: “Leões anunciam fim da equipa B e vão integrar novo campeonato sub-23” Pode ler-se no interior desta notícia que: “O presidente Bruno de Carvalho enviou uma carta ao presidente da Liga, Pedro Proença, a anunciar que a equipa B passará para o campeonato sub-23 que está a ser pensado, com génese na Federação Portuguesa de Futebol, para a próxima temporada.” Afinal, o meu texto já não se poderia chamar “Sporting C”, nem “D” nem qualquer letra do abecedário. O Sporting B, pura e simplesmente, deixará de o ser enquanto tal. Faz mais sentido que se chame, por isso, “Crónica de uma morte anunciada”. Anunciada, porquê? Vamos a números, aos tais que eu tinha preparado para o outro texto.

Não podemos esquecer que muitos “craques” saíram da equipa B leonina. O mais recente foi Rafael Leão
Fonte: Sporting Clube de Portugal

A equipa de Luís Martins regista, nesta fase até à jornada vinte e sete, a par do Benfica B (que ocupa o nono posto na tabela), a pior defesa da competição com 44 golos sofridos. De um total de trinta jogos, o Sporting B tem treze (43%) derrotas, nove (30%) vitórias e oito (27%) empates. Quando olhámos para o desempenho desta equipa ao longo dos anos, percebemos facilmente que o seu posicionamento na tabela classificativa foi piorando de ano para ano: em 2016-17 ficou em décimo quarto lugar; em 2015-2016 em décimo lugar; em 2014-2015 terminou em quinto lugar; em 2013-2014 em sexto lugar; e, finalmente, em 2012-2013 ficou em quarto lugar. Dadas estas estatísticas e face às recentes prestações em campo esta temporada, é caso para dizer que o Sporting B tinha já uma morte anunciada.

Assim, face às últimas prestações da equipa B, o Sporting optou por terminar com a mesma, criando, em substituição, uma equipa de sub-23. Tendo em conta que muitos jogadores que brilham (ou brilharam) na equipa B têm (ou tinham) menos do que 23 anos, acho que será mais produtivo para o clube e para os atletas que integrarão esses escalões. Porque arrumar de vez em quando a casa nunca fez mal a ninguém.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhado as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.