Sporting B – Não deveria ser Gelson Dala e mais dez?

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2Sempre considerei que a equipa B deveria funcionar apenas como mais uma etapa formativa, de passagem do futebol de formação para o profissional, e não para ganhar títulos. Ainda assim, é sempre melhor formar jogadores através das vitórias, e para isso precisamos ter uma equipa com valor para fazer, todos os anos, um campeonato regular, de preferência do meio da tabela para cima.

Para conseguirmos isso, não podemos montar a equipa apenas com produtos da nossa academia, primeiro porque não teríamos jogadores suficientes a subir de escalão, e depois porque nem todos os jogadores formados em Alcochete terão qualidade suficiente para continuar carreiras futebolísticas regulares. É uma fase de mudança que por vezes se torna difícil para os jovens, que por uma ou outra razão não conseguem desenvolver as suas qualidades para outro nível.

Por isso mesmo, a equipa B terá sempre que ser constituída por jogadores vindos da formação do clube e de jovens jogadores contratados, com potencial para virem, um dia, a poder subir à equipa principal. Pode também servir para dar minutos a jogadores que estejam já incluídos no plantel A, e que não estejam a ser utilizados com regularidade.

Três potenciais "craques" que usam a equipa "B" como uma fase do seu crescimento Fonte: Facebook oficial de Gelson Dala
Três potenciais “craques” que usaram a equipa “B” como uma fase do seu crescimento
Fonte: Facebook oficial de Gelson Dala

Relativamente a estes últimos, temos tido casos em anos anteriores, como por exemplo Francisco Geraldes, Ryan Gauld ou Matheus Pereira que, devido aos poucos minutos de jogo na equipa principal, foram “armas” importantes para a manutenção da nossa formação secundária. Este ano temos também os casos de Palhinha e Gelson Dala, que poderão esporadicamente ou mais regularmente ajudar a formação secundária.

Quanto a este último, acredito que possa vir a ser uma mais valia para o nosso clube mas ainda não o é. E vou concentrar atenções nele apenas pela insistência que os seus conterrâneos têm imposto nas redes sociais.

Gelson Dala tem muita qualidade com a bola nos pés, e velocidade na sua condução, para além de boa finalização como fica perceptível nos golos marcados na época passada. O problema deste jogador é a intensidade, a mesma que falta a Matheus Pereira ou Iuri Medeiros ou mesmo Alan Ruiz. Por isto nenhum deles é aposta constante de Jorge jesus, exceptuando o Ruiz que foi contratado por muitos milhões e é aposta pessoal do treinador.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Boas notícias relativas a António Silva e o FC Porto x Benfica

António Silva deverá recuperar a tempo e ser opção para o FC Porto x Benfica. Águias enfrentam dragões na Taça de Portugal.

Gil Vicente define preço de nome muito cobiçado e só aceita venda superior aos 20 milhões de euros

O Gil Vicente não está disposto a deixar sair Luís Esteves. O médio tem interessados no estrangeiro, mas o clube de Barcelos quer mais de 20 milhões de euros.

Imprensa turca garante interesse de Galatasaray em Alan Varela: eis os planos do FC Porto

Alan Varela está na mira do Galatasaray. FC Porto não tem intenção de vender médio argentino neste mercado de inverno.

Rafa Silva continua na mira do Benfica

O Benfica não esquece Rafa Silva. Futuro do avançado português tem sido tema de discussão na Luz e no Besiktas.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting pensa em empréstimo de Alisson Santos e há tem interessados em Portugal

Emprestar Alisson Santos é uma opção em cima da mesa para o Sporting. Extremo brasileiro tem interessados em Portugal.

Mercado Benfica: Rafael Obrador pode vir a assinar contrato de 5 anos em Itália

O Torino prepara um contrato válido até 2030 para Rafael Obrador. Lateral está a ser negociado pelo Benfica e clube italiano neste mercado.

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.