Sporting B – Não deveria ser Gelson Dala e mais dez?

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2Sempre considerei que a equipa B deveria funcionar apenas como mais uma etapa formativa, de passagem do futebol de formação para o profissional, e não para ganhar títulos. Ainda assim, é sempre melhor formar jogadores através das vitórias, e para isso precisamos ter uma equipa com valor para fazer, todos os anos, um campeonato regular, de preferência do meio da tabela para cima.

Para conseguirmos isso, não podemos montar a equipa apenas com produtos da nossa academia, primeiro porque não teríamos jogadores suficientes a subir de escalão, e depois porque nem todos os jogadores formados em Alcochete terão qualidade suficiente para continuar carreiras futebolísticas regulares. É uma fase de mudança que por vezes se torna difícil para os jovens, que por uma ou outra razão não conseguem desenvolver as suas qualidades para outro nível.

Por isso mesmo, a equipa B terá sempre que ser constituída por jogadores vindos da formação do clube e de jovens jogadores contratados, com potencial para virem, um dia, a poder subir à equipa principal. Pode também servir para dar minutos a jogadores que estejam já incluídos no plantel A, e que não estejam a ser utilizados com regularidade.

Três potenciais "craques" que usam a equipa "B" como uma fase do seu crescimento Fonte: Facebook oficial de Gelson Dala
Três potenciais “craques” que usaram a equipa “B” como uma fase do seu crescimento
Fonte: Facebook oficial de Gelson Dala

Relativamente a estes últimos, temos tido casos em anos anteriores, como por exemplo Francisco Geraldes, Ryan Gauld ou Matheus Pereira que, devido aos poucos minutos de jogo na equipa principal, foram “armas” importantes para a manutenção da nossa formação secundária. Este ano temos também os casos de Palhinha e Gelson Dala, que poderão esporadicamente ou mais regularmente ajudar a formação secundária.

Quanto a este último, acredito que possa vir a ser uma mais valia para o nosso clube mas ainda não o é. E vou concentrar atenções nele apenas pela insistência que os seus conterrâneos têm imposto nas redes sociais.

Gelson Dala tem muita qualidade com a bola nos pés, e velocidade na sua condução, para além de boa finalização como fica perceptível nos golos marcados na época passada. O problema deste jogador é a intensidade, a mesma que falta a Matheus Pereira ou Iuri Medeiros ou mesmo Alan Ruiz. Por isto nenhum deles é aposta constante de Jorge jesus, exceptuando o Ruiz que foi contratado por muitos milhões e é aposta pessoal do treinador.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Ferencváros x Braga também vai ser transmitido em canal aberto: onde ver o jogo da Europa League

O Ferencváros x Braga também vai ser transmitido em canal aberto. TVI chegou a acordo com a DAZN para a transmissão do jogo.

Bodo/Glimt x Sporting pode valer 6º lugar no Ranking UEFA a Portugal e 3 equipas na Champions League 2027/28

Portugal pode garantir esta semana o sexto lugar do Ranking UEFA. Caso Sporting vença Bodo/Glimt, contas ficam fechadas.

Benfica pode intrometer-se na corrida por André e desviar médio do AC Milan por 20 milhões de euros

O Benfica está de olho na contratação de André. Médio está perto do AC Milan, mas impasse na transferência pode levar águias a entrar no negócio.

FC Porto revela 24 convocados para o duelo contra o Estugarda na Europa League e há 2 grandes novidades

O FC Porto divulgou a lista dos 24 convocados para o jogo contra o Estugarda. Tiago Andrade e Gonçalo Sousa são as grandes novidades na lista.

PUB

Mais Artigos Populares

Defesa-central da AS Roma desperta interesse de vários clubes mas não sai por menos de 50 milhões

O defesa da AS Roma, Evan Ndicka, atrai atenção de grandes clubes, incluindo Barcelona, Manchester United e Tottenham, que acompanham de perto a situação do jogador.

Real Madrid: Álvaro Carreras fica fora da convocatória para a receção ao Manchester City na Champions League

O Real Madrid divulgou a lista de convocados para o encontro com o Manchester City. Álvaro Carreras ficou de fora das opções de Álvaro Arbeloa.

Ronald Araújo questiona decisões do árbitro no Newcastle x Barcelona: «Não entendo o regulamento»

Ronald Araújo criticou a arbitragem no jogo da Champions League contra o Newcastle, após ser expulso pouco antes do primeiro golo dos ingleses.