Sporting B: o estágio dos mais fortes?

sporting cp cabeçalho 2

As equipas B de um clube já não é algo raro em Portugal. Desde a sua implementação na segunda liga, em 2012/2013, que se tornaram tanto um hábito como uma polémica no futebol português. Inclusive em campeonatos inferiores, como em distritais, começam a aparecer destas equipas.

No início, via a equipa B do Sporting como um estaleiro; afinal, nem todos podem jogar na equipa principal e, caso um jogador se lesionasse, era necessário um local onde ganhasse ritmo de jogo para depois atuar ao seu melhor nível. No entanto, apercebi-me que não era apenas isso. Temos muitos jogadores de qualidade na segunda equipa do Sporting Clube de Portugal.

Exemplo disso são jogadores como Paulo Oliveira, Tobias Figueiredo, Matheus Pereira (todos que já atuaram esta época pela equipa principal na primeira liga por mais de uma vez) ou Podence, Ryan Gauld, e Francisco Geraldes, atual melhor marcador dos leões, que cada dia mais dão provas firmadas que o Sporting CP tem qualidade suficiente para um futuro na competição principal.

Matheus marcou os dois golos no "derby B" e festejou com os colegas Fonte: Instagram Oficial de Matheus Pereira
Matheus marcou os dois golos no “derby B” e festejou com os colegas
Fonte: Instagram Oficial de Matheus Pereira

Os resultados estão à vista: apesar de um modesto sétimo lugar na Ledman Liga Pro, os jovens sportinguistas (sim, jovens; a média de idades deste plantel é de 21 anos, sendo a sua esmagadora maioria portugueses!) estão na sua melhor fase esta época, sendo que não perdem há seis jogos e os últimos quatro foram vitórias.

Aliás, bateram, na última jornada, a equipa B do Benfica por 2-1, contando ainda com uma magnífica defesa de um penálti do guarda-redes Stojkovic, com ambos golos marcados por Matheus Pereira. Outro dado curioso: na equipa inicial, apenas o escocês Ryan Gauld não fazia parte da formação dos leões, outra demonstração do ótimo trabalho que se tem vindo a desempenhar nos escalões de formação do clube. Esta aposta está a dar frutos, está a dar mais-valias ao clube, mais valorização e ainda a promover possíveis soluções para quando correr alguma coisa mal na equipa principal. 

Marta Reis
Marta Reishttp://www.bolanarede.pt
Serrana e Sportinguista de gema. Doente por futebol desde que se conhece e apreciadora de ténis e NBA.                                                                                                                                                 A Marta escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fernando Santos continua sem ganhar pelo Azerbaijão e sofre goleada de 5-0 frente à Islândia

O Azerbaijão de Fernando Santos continua num mau momento. A equipa orientada pelo técnico português foi goleada por 5-0 frente à Islândia.

Benfica vai receber Arouca no dia das eleições do clube

O Benfica vai jogar frente ao Arouca no dia 25 de outubro. O encontro vai ter lugar no dia das eleições para a presidência do clube encarnado.

Luís Freire comenta primeira vitória por Portugal Sub-21: «O adversário arriscou mais um bocado, tivemos espaço e acabámos com uma grande jogada e o...

Luís Freire abordou a vitória de Portugal frente ao Azerbaijão por cinco bolas a zero, num encontro relativo aos Sub-21.

US Open #1: Os destaques negativos do torneio feminino e masculino

Está a decorrer neste momento o US Open, aquele que é o último torneio do Grand Slam do calendário tenístico.

PUB

Mais Artigos Populares

O que podemos esperar da nova dupla de pilotos da Cadillac? | Fórmula 1

A Cadillac vai juntar-se à Fórmula 1, em 2026, e já anunciou a dupla de pilotos que vai correr pela equipa norte-americana e pode-se dizer que apostaram na experiência.

Barcelona pode vir a arrepender-se: Marcus Rashford já foi avisado por Hansi Flick

O Barcelona contratou Marcus Rashford neste mercado de transferências, mas a forma do internacional inglês está longe de agradar.

Uganda aplica goleada em Moçambique e Marrocos qualifica-se: eis os resultados da qualificação africana para o Mundial 2026

O Uganda bateu Moçambique por quatro bolas a zero durante esta sexta-feira, num encontro da qualificação para o Mundial 2026.