📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting CP 1-1 CD Tondela: Tomané reforça esperança na manutenção

- Advertisement -

Hoje jogou-se a penúltima jornada do campeonato para Sporting CP e Tondela FC. A equipa de Pepa continua na corrida dos aflitos, encontrando-se na 16ª posição e, mantendo-se assim, poderá ser a terceira equipa esta época que desce de divisão. Já o Sporting vem de uma vitória por uns expressivos 8-1 frente ao Belenenses e, caso vença hoje, pode também efetuar o melhor registo caseiro desde há 36 anos.

Nem um minuto de jogo e Renan já tinha sido obrigado a intervir depois de uma falha do central Jérémy Mathieu na sequência de uma investida de Tomané pelo corredor direito. Não aproveitou o Tondela, fê-lo o Sporting aos quatro minutos.  Num lance em que Ricardo Costa puxa a camisola de Luiz Phellype dentro da área, o árbitro Tiago Martins assinala uma grande penalidade que é convertida por Bruno Fernandes. E já lá vão 32 golos para o médio mais goleador de sempre da Europa.

Bruno Fernandes já conta com 32 golos marcados nesta época
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Depois do golo, o Sporting subiu as suas linhas e, por outro lado, o Tondela teve muito pouca capacidade de reação. Os “leões” circulavam a bola com algum à vontade e conseguiram, inclusive, criar muitos lances de perigo. Um deles foi protagonizado pelo central Mathieu que, na sequência de uma falta de Joãozinho sobre Raphinha, cobra o livre com um remate fortíssimo, mas a bola passa por cima.

A partir dos 20 minutos, e depois de uma sequência de jogadas de perigo protagonizadas pelos atacantes “leoninos”, a partida ganhou uma índole muito confusa. Muitas foram as bolas perdidas a meio-campo por parte de ambas as equipas.

A equipa de Keizer via-se a ganhar e estava a conseguir impor o seu jogo de forma eficaz. Aos 23 minutos, uma jogada que começa pelos pés de Bruno Fernandes e passa por Raphinha, Ristovski e Luiz Phellype podia ter dado em golo, mas o avançado brasileiro adianta-se mais do que a bola. Instantes depois, foi a vez de Mathieu experimentar terrenos mais atacantes, onde faltaram alguns centímetros ao central para conseguir fazer o golo.

Foi um jogo calmo até ali, com o Sporting a comandar. Mas aos 35 minutos, a partida é interrompida por intervenção do VAR. Em causa estava o lance em que Ristovski deu uma cotovelada a Delgado dentro da área. O lateral da equipa verde e branca acabou mesmo por ser expulso depois de até estar a fazer um jogo bastante positivo até à altura. Mais uma vez, Ristovski vê-se impedido de jogar contra um grande.

A partir daí os ânimos ficaram um pouco exaltados. Bas Dost, do lado do banco, vê amarelo por protestos. 41 minutos decorridos da primeira parte e a verdade é que não houve muito a acrescentar nos minutos finais do primeiro tempo. O Sporting foi para o intervalo a ganhar 1-0, mas com muitas dificuldades pela frente numa segunda parte em que se iria ver obrigado a jogar com menos um.

A primeira oportunidade da segunda parte veio tarde. Aos 58 minutos, Cláudio Ramos diz presente, aliás, como até já é habitual, e faz uma grande defesa perante o remate do capitão do Sporting Bruno Fernandes. Raphinha, na recarga, não consegue resolver.

De seguida, é Renan quem é chamado a intervir depois de um erro defensivo de Coates. Depois de um remate de Jaquité, o guarda-redes brasileiro ainda persegue a bola, mas esta acaba mesmo por passar para lá da baliza.

Desengane-se quem acha que foi um jogo de ping-pong, mas por esta altura o duelo estava mesmo assim: oportunidades de um lado, oportunidades do outro. Tanto é que, de seguida, Luiz Phellype, depois de dominar a bola muito bem dentro da área, remata cruzado, mas, mais uma vez, a bola passa ao lado.

E se não era a sorte a sorrir à equipa de Pepa por tantas bolas ao lado da baliza, era Cláudio Ramos imperial a defender as suas redes. Depois de um cruzamento de Luiz Phellype, o guarda-redes português, exímio, não deixa que a bola passe para lá da linha depois de um remate forte de Mathieu. E ao que parece Jérémy estava em todo o lado: instantes seguintes, o central recupera a sua posição defensiva para o corte que dá canto para o Tondela.

Nesse mesmo canto, a equipa do Tondela faz o empate aos 67 minutos. O carrasco do costume, Tomané, estica-se e marca o golo que reacende a esperança da sua equipa às aspirações da manutenção. Depois disso, o Sporting não conseguiu segurar a bola e as ocasiões de perigo de ambos os lados começaram a escassear.

O Tondela sobe no terreno e cria muitas dificuldades à equipa leonina. Aos 72 minutos, Mathieu toca na bola, Jorge Fernandes ainda tenta encostar, mas Renan agarra a bola. Mais desinibida no ataque e muito mais consolidada ofensivamente, a equipa do Tondela estava cada vez mais confortável no jogo.

Aos 87 minutos, Cláudio Ramos volta a brilhar ao defender um excelente cabeceamento de Bas Dost. Mas dois minutos depois, foi a vez de Renan ripostar o protagonismo com uma excelente intervenção depois de um grande livre de Xavier. Para lá dos 90, o número 7 da equipa de Pepa ainda teve oportunidade de fazer o 2-1, mas acabou por rematar ao lado.

O Sporting CP com este empate caseiro já não conseguem alcançar o segundo lugar na primeira liga portuguesa. Na última jornada visita o campo do FC Porto e pode até decidir as contas do título entre “dragões” e “águias”. Os “leões” perderam a possibilidade de efetuar mais um recorde esta noite. O CD Tondela fica à espera do resultado do jogo dos “aflitos”, GD Chaves e Vitória FC, para fazer contas à vida. Perspetiva-se uma última jornada com emoções ao rubro, os “beirões” vão ter de suar bastante para se manterem no primeiro escalão do futebol português.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

Sporting CP – R. Ribeiro, S. Coates, B. Fernandes, Acuña, Ristovski, Raphinha, Mathieu, C. Borja (Subst. Ilori, 69’), Phellype (Subst. Diaby, 88’), Wendel (Subst. Bas Dost, 77’), Gudelj.

CD Tondela – Cláudio, Jaquité (Subst. Pité, 75’), João Pedro (Subst. Xavier, 45’), Murillo, Delgado (Subst. Peña, 57’), Moufi, Tomané, R. Costa, Joãozinho, B. Monteiro, Jorge F.

 

 

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.