Publicidade

Sporting CP 2-0 CD Tondela: Um golo em cada parte vale triunfo verde e branco

Redação BnR · 4 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

sporting cp cabeçalho 2

Sporting e Tondela tinham encontro marcado para o Estádio de Alvalade, para o encontro da 6.ª jornada da Liga NOS. Os Leões procuravam alcançar a sexta vitória no campeonato, frente a um adversário que nunca tinham vencido em casa.

Quanto aos onzes iniciais, Jorge Jesus mudou 4 peças que tinham atuado de início frente ao Olympiakos, na passada terça-feira: Coentrão, Alan Ruiz, Iuri Medeiros e Bas Dost foram titulares. O treinador da equipa visitante, Pepa, não fez qualquer mudança em relação ao jogo anterior – empate 2-2 frente ao Paços de Ferreira.

O jogo começou a um bom ritmo e com o Sporting a querer impor o seu controlo, como seria de prever. Só aos 11’, é que surgiu o primeiro lance de perigo para a equipa da casa e deu logo golo: Mathieu inaugurou o marcador num belo livre direto. O 1-0 ajudou o Sporting a estabilizar o seu jogo e a manter o ritmo controlador sobre o adversário. Aos 22’, Iuri Medeiros esteve perto de ampliar o resultado, mas o seu remate saiu ao lado do poste da baliza de Cláudio Ramos. O primeiro remate dos visitantes surgiu três minutos depois, embora não tenha causado dificuldades à defesa leonina. Aos 28’, a equipa de Pepa sofreu um duro revés: o defesa Ansell saiu lesionado e entrou Junior Pius para o seu lugar. O Tondela beneficiou de um livre perigoso aos 36’, contudo a bola desviou na barreira e não levou o destino desejado por Hélder Tavares. O Sporting voltou a ter uma boa oportunidade para fazer o 2-0, com o Bruno Fernandes a rematar ao poste, após um remate de Alan Ruiz e defesa incompleta do guardião visitante. A seguir, Mathieu voltou a tentar marcar de livre direto aos 43’, mas desta vez a bola não entrou na baliza do Tondela. Até ao intervalo, não se verificou qualquer mudança no marcador e o Sporting foi para o descanso a vencer pela margem mínima.

Sporting foi para o intervalo a vencer por 1-0, com grande golo de Mathieu
Sporting foi para o intervalo a vencer por 1-0, com grande golo de Mathieu

Já a segunda parte começou com o ritmo lento, sem alterações nas duas equipas e com as claques do Sporting a cantar por Cristiano Ronaldo, que se encontrava nas bancadas a assistir à partida. Mas se Jorge Jesus e Pepa não mexeram ao intervalo, depressa o fizeram na segunda parte: o técnico dos Leões trocou Alan Ruiz, que não teve uma noite inspirada, por Rodrigo Battaglia, e minutos depois colocou Gelson Martins no lugar de Iuri Medeiros; já o treinador tondelense retirou Pedro Nuno do jogo para dar entrada a Zachara.

Até ao minuto 71’ o jogo quebrou ainda mais do que na primeira parte, até que apareceu o suspeito do costume: Bruno Fernandes fez jus ao Prémio de Melhor Jogador do Mês de Agosto e voltou a fazer aquilo a que já habituou os adeptos do Sporting, marcar golos com nota artística. Remate de meia distância, colocadíssimo, do número oito leonino, sem hipóteses para Cláudio Ramos. A partir daqui, o jogo ganhou alguma dinâmica e foram os Leões a assustar novamente, e mais uma vez por Bruno Fernandes, de fora de área, mas a bola saiu ao lado da baliza dos beirões. Ao minuto 83’, William Carvalho protagonizou o momento insólito do jogo: em trinta segundos, na sequência de dois cantos, o médio do Sporting atirou duas vezes aos ferros da baliza do Tondela – primeiro com remate à barra, e logo de seguida com cabeceamento ao poste. O melhor que a equipa tondelense conseguiu fazer até ao final da partida foi mesmo um cruzamento diretamente para as mãos de Rui Patrício, que não teve trabalho na noite de hoje.

Vitória por 2-0 para a equipa leonina, num jogo sem grandes dificuldades, mas com ritmo lento e poucas ideias. Sexta vitória em seis jogos para os Leões, que reforçam a primeira posição com 18 pontos, enquanto os Beirões mantêm o 13º lugar, com cinco pontos.

A FIGURA

Fonte: Sporting CP
Fonte: Sporting CP

Jérémy Mathieu – Se dúvidas houvesse sobre a qualidade do defesa central vindo do Barcelona, devem estar a ser desfeitas jogo após jogo. Mais uma boa exibição defensiva do Sporting, que tem o jogador francês como um dos pilares do setor mais recuado dos Leões, que voltou a não sofrer golos. A isso junta-se o golaço de livre direto, a abrir o marcador, a fazer lembrar André Cruz.

O FORA DE JOGO

Fonte: Sporting CP
Fonte: Sporting CP

Alan Ruiz – O número 10 dos Leões voltou a não corresponder e foi o jogador menos inspirado da equipa do Sporting. Sempre lento nas transições ofensivas e pouco assertivo no passe, foi o primeiro a ser substituído por Jorge Jesus, para alívio dos adeptos presentes no estádio, que mostram já alguma impaciência face ao fraco momento de forma do jogador argentino.

Rescaldo com opinião de André Maia e Guilherme Costa, redatores BnR

 

Redação BnR

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.