Sporting CP 2-0 Qarabağ FK: Leões entram com o pé direito na Liga Europa

- Advertisement -

No primeiro jogo da fase de grupos da Liga Europa, o Sporting CP recebeu e venceu o Qarabag FK  do Azerbaijão por 2-0. A jogar em casa na ronda inaugural da prova europeia, os Leões pretendiam começar a sua caminhada com o pé direito e derrotar o atual pentacampeão azeri, que tinha eliminado o Sheriff da Moldávia no play-off de acesso à fase de grupos da segunda competição de clubes mais importante da UEFA.

Em relação aos onzes iniciais, José Peseiro usou o habitual 4-3-3, mas com duas surpresas: Acuña atuou no lado esquerdo da defesa e Nemanja Gudelj foi titular no meio-campo pela primeira vez na época. Do lado contrário, Qurban Qurbanov optou pelo 4-2-3-1, com o guardião brasileiro Vagner, que conta com passagens pelo futebol português (Estoril-Praia e Boavista), a ser titular.

O Sporting entrou bem na partida, e podia ter logo marcado ao minuto seis, por Mathieu, que num livre direto obrigou Vagner a fazer uma boa intervenção. O Qarabag também podia ter inaugurado o marcador, quatro minutos depois, por Guerrier, mas Salin opôs-se bem ao remate e evitou mal maiores, depois de um erro de Coates na saída de bola.

Apesar do início prometedor, o jogo arrefeceu um pouco, muito por culpa da dificuldade do Sporting em furar a defesa adversária, que se apresentou bem organizada em Alvalade. O conjunto verde e branco tentava levar perigo até à baliza do Qarabag, mas quase sempre sem sucesso. Um lance digno de registo foi aos 40 minutos, na sequência de um canto, onde Mathieu ultrapassou um defesa azeri no lado esquerdo, e cruzou para Montero, que, em excelente posição e de calcanhar, não conseguiu bater Vagner.

Com poucos lances de perigo nos dois lados, foi sem surpresa que o jogo chegou ao intervalo empatado a zero. Esperava-se mais e melhor da equipa de José Peseiro para os segundos 45 minutos.

Raphinha marcou o segundo golo em dois jogos
Fonte: UEFA

O segundo tempo começou sem qualquer alteração tática nas duas equipas. Os leões acabaram por inaugurar o marcador aos 53 minutos: Nani cruzou para dentro da pequena área, onde apareceu Raphinha para encostar para a baliza.

O Sporting, apesar de não aumentar muito a velocidade do jogo, por pouco que não chegou ao segundo tento. Acuña, de livre direto aos 66 minutos, tentou colocar  canto “onde dorme a coruja”, e por pouco que não acertou.

Numa altura em que o Qarabag já tinha feito todas as substituições e tentava ameaçar a baliza de Salin, o azar bateu à porta de Mathieu, que se lesionou novamente depois de regressado de lesão aos 76 minutos, sendo esta a primeira substituição de Peseiro.

Aos 80 minutos, num jogo que estava demasiado parado, Ristovski tentou dar uma alegria aos adeptos leoninos – após cruzamento de Bruno Fernandes, o defesa macedónio desviou de cabeça, e a bola passou bastante perto da baliza de Vagner.

Antes dos 90 minutos, os leões deram a machadada final no resultado. Jovane Cabral, que acabara de entrar, faz das suas gracinhas e marcou o segundo golo do Sporting. Menção honrosa para a cueca de Montero , que limpou um adversário da frente e tocou para Raphinha que, por sua vez, assistiu o jovem extremo que começa a mostrar a sua veia de goleador.

Até ao final do encontro, não houve mais qualquer mudança no marcador, e o Sporting venceu na sua estreia na Liga Europa 2018/2019. Mesmo sem uma exibição de gala, a equipa de José Peseiro conquistou os três pontos e está na liderança do grupo E, em conjunto com o Arsenal FC.

Onzes Iniciais

Sporting CP: Romain Salin; Acuña; Mathieu (André Pinto); Coates; Ristvoski; Rodrigo Battaglia; Nemanja Gudelj; Bruno Fernandes; Nani (Jovane Cabral); Raphinha; Fredy Montero (Diaby)

Qarabag FK: Vagner; Medvedev (Abbas Huseynov); Rzezniczak; Hüseynov; Guerrier; Garayev; Diniyev (Míchel); Madatov; Ozobic; Zoubir (Abdullayev); Emeghara

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Já há uma seleção apurada para os 16 avos de final do Mundial 2026 e com lugar definido no chaveamento

O México está apurado para os oitavos de final do Mundial 2026. Seleção mexicana já sabe que terminará o Grupo A no primeiro lugar.

México vence Coreia do Sul e é a 1ª seleção apurada para os 16 avos de final do Mundial 2026

O México está nos 16 avos de final do Mundial 2026. Vitória sobre a Coreia do Sul permite apuramento e 1.º lugar do Grupo A.

Canadá goleia Catar por 6-0 no Mundial 2026 e homenageia da melhor maneira Ismael Koné que saiu de maca com uma grave lesão

O Canadá goleou o Catar na segunda jornada do Mundial 2026. Além do resultado avolumado, jogo ficou marcado pela grave lesão de Ismael Koné.

Arrepiante: Ismael Koné sai de maca após lance com Madibo em lesão horripilante no Canadá x Catar

É um dos momentos mais delicados deste Mundial 2026. Uma lesão arrepiante aos olhos deixa Ismael Koné fora do Canadá x Catar.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Ronaldo duramente criticado pela imprensa internacional: «10 homens e uma estátua»

O jornal inglês The Independent publicou um artigo muito crítico à exibição de Cristiano Ronaldo no empate de Portugal frente à RD Congo.

Médios argentinos enaltecem atitude de Lionel Messi: «Não quer saber de recordes individuais»

De Paul e Alexis Mac Allister referiram que Lionel Messi coloca sempre o sucesso coletivo acima de qualquer registo individual.

Bomba: imprensa italiana revela que Benfica fez abordagem por Mauro Icardi

O Benfica realizou uma abordagem nas últimas horas por Mauro Icardi, jogador que pertence aos quadros do Galatasaray.