Sporting CP 2-0 Qarabağ FK: Leões entram com o pé direito na Liga Europa

- Advertisement -

No primeiro jogo da fase de grupos da Liga Europa, o Sporting CP recebeu e venceu o Qarabag FK  do Azerbaijão por 2-0. A jogar em casa na ronda inaugural da prova europeia, os Leões pretendiam começar a sua caminhada com o pé direito e derrotar o atual pentacampeão azeri, que tinha eliminado o Sheriff da Moldávia no play-off de acesso à fase de grupos da segunda competição de clubes mais importante da UEFA.

Em relação aos onzes iniciais, José Peseiro usou o habitual 4-3-3, mas com duas surpresas: Acuña atuou no lado esquerdo da defesa e Nemanja Gudelj foi titular no meio-campo pela primeira vez na época. Do lado contrário, Qurban Qurbanov optou pelo 4-2-3-1, com o guardião brasileiro Vagner, que conta com passagens pelo futebol português (Estoril-Praia e Boavista), a ser titular.

O Sporting entrou bem na partida, e podia ter logo marcado ao minuto seis, por Mathieu, que num livre direto obrigou Vagner a fazer uma boa intervenção. O Qarabag também podia ter inaugurado o marcador, quatro minutos depois, por Guerrier, mas Salin opôs-se bem ao remate e evitou mal maiores, depois de um erro de Coates na saída de bola.

Apesar do início prometedor, o jogo arrefeceu um pouco, muito por culpa da dificuldade do Sporting em furar a defesa adversária, que se apresentou bem organizada em Alvalade. O conjunto verde e branco tentava levar perigo até à baliza do Qarabag, mas quase sempre sem sucesso. Um lance digno de registo foi aos 40 minutos, na sequência de um canto, onde Mathieu ultrapassou um defesa azeri no lado esquerdo, e cruzou para Montero, que, em excelente posição e de calcanhar, não conseguiu bater Vagner.

Com poucos lances de perigo nos dois lados, foi sem surpresa que o jogo chegou ao intervalo empatado a zero. Esperava-se mais e melhor da equipa de José Peseiro para os segundos 45 minutos.

Raphinha marcou o segundo golo em dois jogos
Fonte: UEFA

O segundo tempo começou sem qualquer alteração tática nas duas equipas. Os leões acabaram por inaugurar o marcador aos 53 minutos: Nani cruzou para dentro da pequena área, onde apareceu Raphinha para encostar para a baliza.

O Sporting, apesar de não aumentar muito a velocidade do jogo, por pouco que não chegou ao segundo tento. Acuña, de livre direto aos 66 minutos, tentou colocar  canto “onde dorme a coruja”, e por pouco que não acertou.

Numa altura em que o Qarabag já tinha feito todas as substituições e tentava ameaçar a baliza de Salin, o azar bateu à porta de Mathieu, que se lesionou novamente depois de regressado de lesão aos 76 minutos, sendo esta a primeira substituição de Peseiro.

Aos 80 minutos, num jogo que estava demasiado parado, Ristovski tentou dar uma alegria aos adeptos leoninos – após cruzamento de Bruno Fernandes, o defesa macedónio desviou de cabeça, e a bola passou bastante perto da baliza de Vagner.

Antes dos 90 minutos, os leões deram a machadada final no resultado. Jovane Cabral, que acabara de entrar, faz das suas gracinhas e marcou o segundo golo do Sporting. Menção honrosa para a cueca de Montero , que limpou um adversário da frente e tocou para Raphinha que, por sua vez, assistiu o jovem extremo que começa a mostrar a sua veia de goleador.

Até ao final do encontro, não houve mais qualquer mudança no marcador, e o Sporting venceu na sua estreia na Liga Europa 2018/2019. Mesmo sem uma exibição de gala, a equipa de José Peseiro conquistou os três pontos e está na liderança do grupo E, em conjunto com o Arsenal FC.

Onzes Iniciais

Sporting CP: Romain Salin; Acuña; Mathieu (André Pinto); Coates; Ristvoski; Rodrigo Battaglia; Nemanja Gudelj; Bruno Fernandes; Nani (Jovane Cabral); Raphinha; Fredy Montero (Diaby)

Qarabag FK: Vagner; Medvedev (Abbas Huseynov); Rzezniczak; Hüseynov; Guerrier; Garayev; Diniyev (Míchel); Madatov; Ozobic; Zoubir (Abdullayev); Emeghara

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Pepe rendido a avançado do FC Porto: «Deve continuar neste caminho, porque está muito bem»

Pepe deixou elogios para Oskar Pietuszewski. Extremo polaco teve os primeiros minutos da época no FC Porto x Benfica.

Antigo dirigente do Benfica e as declarações de Rui Costa: «Parecia estar a comentar a meteorologia numa tarde de domingo»

João Gabriel, antigo diretor de comunicação do Benfica, comentou a arbitragem do Clássico e abordou as declarações de Rui Costa após a partida.

Toque de muita classe: Assim marcou Paulinho no Toluca x Santos Laguna

Paulinho marcou o segundo golo do Toluca contra o Santos Laguna de Renato Paiva, jogo que acabariam por perder. Eis o momento.

Hwang In-Beom após marcar no Clássico: «Vitória frente ao nosso inimigo no meu aniversário»

Hwang In-Beom estreou-se a marcar pelo FC Porto na vitória sobre o Benfica, num dia em que também celebrou o seu aniversário.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi recebe mais um ‘voto’ para a Bola de Ouro 2026: «Não há ninguém como ele»

Lionel Messi é o justo vencedor da Bola de Ouro 2026 para Cristián Romero. Defesa-central argentino enalteceu o compatriota.

Benfica analisa lances 8 lances do Clássico: «Coisas normalíssimas»

O Benfica partilhou um vídeo nas redes sociais, no qual expõe oito lances do embate com o FC Porto, no Clássico da 7.ª jornada da Primeira Liga.

Manchester United de olho em jovem promessa convocada por Portugal

Mezian Soares tem interessado na Premier League. Manchester United está de olho no internacional jovem por Portugal.