Sporting CP 3-1 Olympiacos FC: Esperança verde-e-branca mantém-se intacta

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

 O Sporting CP venceu esta noite o Olympiacos FC por 3-1, na quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, garantindo assim o apuramento para a Liga Europa e mantendo viva a esperança para chegar aos oitavos de final da Liga Milionária, decidida na próxima jornada. Como era de esperar, a equipa leonina entrou em campo com muitas alterações face ao último jogo, de menor exigência, contra o Famalicão, com Jorge Jesus a fazer alinhar o seu melhor onze: os regressos de Mathieu, Bruno Fernandes ou William Carvalho foram óbvios, dada a importância da partida desta noite, que definiria o destino europeu dos “leões”.

E o destino poderia ter ficado traçado bem cedo! Logo ao primeiro minuto, no primeiro lance de perigo do encontro, bola no poste da baliza do Olympiacos: Gelson Martins apareceu solto na direita, cruzou atrasado, e na segunda vaga Rodrigo Battaglia atira ao ferro da baliza de Silvio Proto, que ainda toca na bola com uma fantástica defesa. Na recarga, aconteceu depois o impossível, com Bas Dost, de baliza escancarada, a atirar por cima. Um erro que, a este nível, pode valer imenso.

Bruno Fernandes tentou corrigir a falha aos quinze minutos, mas teve o mesmo destino. Bas Dost assistiu na perfeição o português, mas este, na cara de Proto, tentou colocar demasiado o remate cruzado, e a bola acabou por sair por cima. Eram já duas grandes ocasiões para o Sporting, mas ambas mal aproveitadas. Ainda assim prevalecia o domínio completo dos “leões”, com o Olympiacos a criar perigo pela primeira vez ao minuto vinte, por Pardo, e num remate que não assustou Rui Patrício.

A partir daqui, a partida complicou: o Sporting desmotivou depois dos lances desperdiçados e o jogo ficou partido, aborrecido, intercalado entre perdas de bola da equipa portuguesa e contra-ataques infrutíferos dos gregos. O Estádio José de Alvalade só despertou aos quarenta minutos e por bons motivos, em dose dupla: de um momento para o outro, em três minutos, a equipa leonina marcava duas vezes e quase carimbava a manutenção europeia. Primeiro foi Bas Dost, à “matador”, a encostar para o fundo da baliza do Olympiacos, após assistência de Gelson Martins; e praticamente na jogada seguinte marcava Bruno César, num lance de insistência do ataque verde-e-branco, a atirar fulminante para as redes defendidas por Proto.

Apesar de uma primeira parte irregular, o Sporting ia para o intervalo a vencer com justiça por 2-0, depositando agora as suas esperanças num golo catalão que surgisse em Turim, no jogo entre a Juventus e o Barcelona, para ainda ter hipótese de passar aos oitavos de final da Liga dos Campeões.

O momento dos festejos do primeiro golo leonino Fonte: Bola Na Rede
O momento dos festejos do primeiro golo leonino
Fonte: Bola Na Rede

Para tentar alterar o rumo dos acontecimentos, Takis Lemonis fez entrar, no início da segunda parte, Sebá no lugar de Carcela-González, ambos jogadores com passagens pelo campeonato português. Apesar da mudança tática no lado visitante, o Sporting foi quem entrou melhor em campo, tentando dilatar a sua vantagem no marcador, através de ataques rápidos pelo lado direito conduzidos pelo irrequieto Gelson Martins, mas o terceiro tento não chegou a surgir. André Pinto, ao minuto 57 e após livre indireto marcado por Bruno César, esteve muito perto de poder celebrar o primeiro golo oficial pelos “leões”, contudo o seu cabeceamento não levou o destino desejado pelos adeptos. Olympiakos teve a sua primeira oportunidade num livre ao minuto 65, por intermédio de Engels, mas sem grande dificuldade para Rui Patrício. A equipa da casa logo a seguir fez o terceiro golo: na sequência de um canto batido por Bruno Fernandes, Bas Dost bisou no encontro e praticamente sentenciou a partida.

O Sporting parecia não querer abrandar o ritmo de jogo, e voltou a ameaçar as redes de Proto, desta vez por Mathieu, num livre direto ao minuto setenta, que fez a bola beijar a malha superior da baliza do conjunto grego. O desperdício verde-e-branco ia imperando no campo, visto que a equipa comandada por Jorge Jesus não sabia aproveitar da melhor forma as oportunidades que conseguia criar: ao minuto 74, Bruno Fernandes falhou uma bela ocasião para fazer o 4-0, após um bom trabalho individual dentro da área grega.

O Olympiacos ainda conseguiu reduzir a diferença no marcador à entrada dos últimos minutos do jogo, com o golo a ser apontado por Vadis Odjidja, assistido pelo português Diogo Figueiras, embora não tenha sido mais do que um “golo de honra”, uma vez que o Sporting não tremeu como no jogo na Grécia.

O árbitro apitou pouco depois para o final do encontro, e o Sporting garantiu a manutenção nas provas europeias. A equipa treinada por Jorge Jesus ainda mantém as esperanças intactas em qualificar-se para os oitavos da Liga dos Campeões, já que a Juventus e o Barcelona empataram a zero no Allianz Stadium. Desta forma, os “leões” estão em terceiro lugar, com sete pontos, com os italianos em segundo, com oito pontos.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica com grande novidade no treino desta segunda-feira

Bruma foi a grande novidade do treino do Benfica esta segunda-feira. A equipa está a preparar o jogo frente ao FC Porto.

Benfica: Concorrência na corrida por Thiago Almada dificulta negociações

Thiago Almada tem sido apontado ao Benfica, porém existem outros cinco clubes interessados no argentino com maior poder financeiro.

Tottenham perde peça no meio-campo e já explora alternativas

Rodrigo Bentancur será baixa no meio-campo do Tottenham nos próximos dois meses. O médio uruguaio será operado a uma lesão nas costas.

Eis a data e hora da antevisão de Francesco Farioli ao FC Porto x Benfica da Taça de Portugal

Francesco Farioli vai falar aos jornalistas nesta terça-feira, às 12h45, em antevisão ao clássico FC Porto x Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela do Barcelona agradece a Hansi Flick: «Se não tivesse vindo, eu teria deixado o Barça»

Raphinha deixou palavras de agradecimento para Hansi Flick, após a vitória do Barcelona frente ao Real Madrid, na Supertaça Espanhola.

Valencia confirma nova lesão de Thierry Correia

Thierry Correia está novamente lesionado. O lateral-direito português saiu com queixas do último encontro do Valencia, frente ao Elche.

Imprensa francesa rendida a antigo defesa do Casa Pia: «Tornou-se um defesa-central dominante e indiscutível»

As exibições de Ruben Kluivert estão a dar que falar em França. O defesa-central neerlandês tem estado em destaque no Lyon de Paulo Fonseca.