Sporting CP 4-0 Boavista FC: A descompressão do Leão

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1

Jogo em Alvalade, de novo, com casa cheia, e duas equipas equiparadas no registo dos golos sofridos. Por um lado, a equipa do Bessa discutia os últimos pormenores na luta pela manutenção; por outro, a equipa do Sporting tentava manter a mesma distância em relação aos rivais, e dar continuidade à fase positiva de oito jornadas consecutivas sem perder.

Apesar da modelística habitual, a equipa da casa entrou em campo com uma nova articulação no centro do terreno, introduzindo Podence em virtude da ausência de Gelson. Quinze minutos iniciais com muita disputa do espaço e da posse, mas pertencendo sempre ao Sporting as iniciativas atacantes. Os dois golos leoninos marcados no primeiro tempo foram, por isso, previsíveis, dado o aumento do controlo do jogo por parte do Sporting ao longo do tempo.

Diga-se que, excluindo a preocupação defensiva, a equipa de Jorge Jesus conseguiu facilmente anular a acção de jogo do adversário e a partir do primeiro golo, inclusive, os jogadores do Boavista viram a tarefa ainda mais complicada, em paradoxo, com a sua tentativa de partir em busca do empate a proporcionar ainda mais espaço para o 2º bloco leonino. Sintomático destes movimentos foram os golos do Sporting, cujas jogadas de desenvolvimento aproveitaram a descompensação e a ineficácia não habitual da equipa de Miguel Leal.

Bas Dost continua na corrida pela Bota de Ouro tendo, neste momento, com 27 golos em 25 jogos Fonte: Sporting CP
Bas Dost continua na corrida pela Bota de Ouro estando, neste momento, com 27 golos em 25 jogos
Fonte: Sporting CP

A goleada foi-se consumando logo no começo da segunda parte. A intensidade do Sporting na aproximação à baliza contrária originou o lance da grande penalidade, convertida pelo gigante Holandês que, desta forma, bisava na partida. A partida sentenciava-se com este começo de segunda parte, cabendo apenas a Jorge Jesus a capacidade de a gerir. E fê-lo bem.

O Sporting não condescendeu perante o resultado e cultivou sempre o domínio ofensivo, sabendo assumir também a eficácia defensiva nos raros lances que a tal obrigaram. Assim, as circunstâncias do jogo revelavam-se ideias para o regresso do capitão que, impulsionado por uma das ovações da noite, entrou em campo após o seu afastamento por lesão.

Foi já a comandar o seu sentido pressional de transição que Adrien Silva viu o Sporting chegar ao quarto golo, construindo-se o hat-trick de Bas Dost, que assim assumiu o topo da lista dos melhores marcadores Europeu, mesmo ao lado de Lionel Messi. Em consonância com aquilo que Jorge Jesus referiu depois do jogo, é sempre brilhante quando uma equipa, para além de ganhar, deixa o perfume da nota artística dentro do campo.

E foi exactamente isso que a equipa Leonina deixou evidente. Houve, inclusivamente em lances de golo, desenhos tácticos perfeitos. E talvez tenha sido este um dos jogos desta temporada em que a classe individual mais se denotou. Parece, até, que a hipotética exclusão do Sporting da luta pelo título exacerbou este Leão. Mas ainda nada acabou.

Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Como uma célebre música diria, "eu tenho dois amores", com o desporto e a comunicação a ocuparem 50/50 do seu coração. Entusiasta confesso daquilo que é a alegria do futebol, promete transmitir-vos através de palavras as emoções que se sentem durante os 90 minutos (e além disso). Escreve sem acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho elogia jogador do Benfica: «Tem um motor de alta cavalagem»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora. Técnico das águias marcou presença na conferência de imprensa.

José Mourinho aponta 4 posições para Rafa Silva no Benfica e rejeita polémicas: «Eu acredito no presidente do Benfica»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora. Técnico das águias marcou presença na conferência de imprensa.

José Mourinho e o momento de sábado no Seixal: «Remeto para a simplicidade do comunicado que o Benfica fez»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora. Técnico das águias marcou presença na conferência de imprensa.

José Mourinho elogia Daniel Banjaqui e Anísio Cabral: «Não foi surpresa para ninguém porque não enganam»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora. Técnico das águias marcou presença na conferência de imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

João Nuno responde ao Bola na Rede: «Queremos que chegue rápido o final do mercado»

O Benfica venceu o Estrela da Amadora no Estádio da Luz. João Nuno, técnico do conjunto visitante, analisou o encontro.

Alavés surpreende com triunfo caseiro diante do Real Bétis: Eis os resultados do dia na La Liga

Este domingo, o Alavés recebeu e bateu o Real Bétis por 2-1 na 21.ª jornada da La Liga. O ex-FC Porto Toni Martínez marcou um dos golos da vitória.

Mão cheia do Braga frente ao Alverca na Primeira Liga

Na Pedreira, o Braga goleou o Alverca por 5-0, este domingo, num jogo a contar para a 19.ª jornada da Primeira Liga.