📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting CP 4-0 Boavista FC: A descompressão do Leão

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1

Jogo em Alvalade, de novo, com casa cheia, e duas equipas equiparadas no registo dos golos sofridos. Por um lado, a equipa do Bessa discutia os últimos pormenores na luta pela manutenção; por outro, a equipa do Sporting tentava manter a mesma distância em relação aos rivais, e dar continuidade à fase positiva de oito jornadas consecutivas sem perder.

Apesar da modelística habitual, a equipa da casa entrou em campo com uma nova articulação no centro do terreno, introduzindo Podence em virtude da ausência de Gelson. Quinze minutos iniciais com muita disputa do espaço e da posse, mas pertencendo sempre ao Sporting as iniciativas atacantes. Os dois golos leoninos marcados no primeiro tempo foram, por isso, previsíveis, dado o aumento do controlo do jogo por parte do Sporting ao longo do tempo.

Diga-se que, excluindo a preocupação defensiva, a equipa de Jorge Jesus conseguiu facilmente anular a acção de jogo do adversário e a partir do primeiro golo, inclusive, os jogadores do Boavista viram a tarefa ainda mais complicada, em paradoxo, com a sua tentativa de partir em busca do empate a proporcionar ainda mais espaço para o 2º bloco leonino. Sintomático destes movimentos foram os golos do Sporting, cujas jogadas de desenvolvimento aproveitaram a descompensação e a ineficácia não habitual da equipa de Miguel Leal.

Bas Dost continua na corrida pela Bota de Ouro tendo, neste momento, com 27 golos em 25 jogos Fonte: Sporting CP
Bas Dost continua na corrida pela Bota de Ouro estando, neste momento, com 27 golos em 25 jogos
Fonte: Sporting CP

A goleada foi-se consumando logo no começo da segunda parte. A intensidade do Sporting na aproximação à baliza contrária originou o lance da grande penalidade, convertida pelo gigante Holandês que, desta forma, bisava na partida. A partida sentenciava-se com este começo de segunda parte, cabendo apenas a Jorge Jesus a capacidade de a gerir. E fê-lo bem.

O Sporting não condescendeu perante o resultado e cultivou sempre o domínio ofensivo, sabendo assumir também a eficácia defensiva nos raros lances que a tal obrigaram. Assim, as circunstâncias do jogo revelavam-se ideias para o regresso do capitão que, impulsionado por uma das ovações da noite, entrou em campo após o seu afastamento por lesão.

Foi já a comandar o seu sentido pressional de transição que Adrien Silva viu o Sporting chegar ao quarto golo, construindo-se o hat-trick de Bas Dost, que assim assumiu o topo da lista dos melhores marcadores Europeu, mesmo ao lado de Lionel Messi. Em consonância com aquilo que Jorge Jesus referiu depois do jogo, é sempre brilhante quando uma equipa, para além de ganhar, deixa o perfume da nota artística dentro do campo.

E foi exactamente isso que a equipa Leonina deixou evidente. Houve, inclusivamente em lances de golo, desenhos tácticos perfeitos. E talvez tenha sido este um dos jogos desta temporada em que a classe individual mais se denotou. Parece, até, que a hipotética exclusão do Sporting da luta pelo título exacerbou este Leão. Mas ainda nada acabou.

Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Como uma célebre música diria, "eu tenho dois amores", com o desporto e a comunicação a ocuparem 50/50 do seu coração. Entusiasta confesso daquilo que é a alegria do futebol, promete transmitir-vos através de palavras as emoções que se sentem durante os 90 minutos (e além disso). Escreve sem acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Lyon de Paulo Fonseca interessado em defesa do Chelsea

O Lyon está interessado em contratar Axel Disasi já em janeiro. Enzo Maresca não conta com o atleta francês, que treina à parte do plantel principal.

Novo treinador da Fiorentina acusa jogador de se recusar a bater um penálti e caos está instalado com mensagens apagadas nas redes sociais

Paolo Vanoli, técnico recém-chegado à Fiorentina, acusou Albert Gudmundsson de se recusar a bater um penálti. O atleta chegou a desmentir.

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah. O técnico já passou por clubes como Club Brugge, onde foi campeão, Ajax, Al Ain e Al Nasr.

Francesco Farioli analisa vitória do FC Porto e elogia adversário: «Parabéns a Bacci e ao Tondela pelo comportamento»

Francesco Farioli analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Bacci após derrota frente ao FC Porto: «Foram 2 golos de borla na minha opinião»

Cristiano Bacci analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Samu Agehowa: «Sabemos que estamos numa posição privilegiada, mas o campeonato não se ganha em dezembro»

Samu Aghehowa analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Victor Froholdt: «Não jogámos com a intensidade que queríamos, mas mostrámos outra vez do que somos feitos, somos uma equipa forte»

Victor Froholdt analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.