📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting CP | Bruno Tabata, um upgrade no ataque leonino

- Advertisement -

Bruno Vinícius Souza Ramos, mais conhecido por Bruno Tabata, é o novo reforço do Sporting CP. O brasileiro de 23 anos chega a Alvalade por cinco milhões e o clube leonino compra 50% do passe, segundo os vários órgãos de comunicação social.  

Formado no Atlético de Mineiro, chegou ainda como júnior ao Portimonense SC. Aos 23 anos, o jovem brasileiro deu nas vistas ao serviço do Portimonense SC e despertou a atenção de vários clubes, ao longo das quatro épocas no clube algarvio. Somou 119 jogos marcando nove golos e realizando mais de 20 assistências. Soma também algumas presenças na seleção brasileira, participando inclusive no Torneio de Toulon em 2019.  

Como já tinha sido abordado por mim noutro texto, Bruno Tabata é um bom reforço para o ataque leonino. Na altura estava avaliado em dois milhões de euros – segundo o Transfermarkt – valor esse que aumentou para o dobro no passado dia 17 de Outubro.  

No plano financeiro, o Sporting CP, sabendo que não tem dinheiro para um jogador de maior crédito, acaba por comprar um dos melhores criativos jogadores e mais influentes a nível interno. Um jogador que o Portimonense SC várias vezes disse que não negociava por menos de 20 milhões – e que até possuía uma cláusula de rescisão de 40 milhões – chega por cinco milhões. Compreendo a dúvida em relação aos 50% do passe, mas mais vale comprar metade de um bom jogador e com qualidade reconhecida, do que comprar a totalidade de um jogador duvidoso e que em nada irá dar garantias ao Sporting CP, e que irá ter dificuldades em vendê-lo, caso seja necessário, como tem acontecido nos últimos anos. Caso corra bem desportivamente, o Sporting CP poderá vender e ter lucro sobre esses 50% ou até investir para comprar a outra metade e ter a totalidade do lucro na sua venda.

Bruno Tabata é um dos jogadores em destaque da formação algarvia e pode oferecer novas soluções a Rúben Amorim
Fonte: Portimonense SC

No plano desportivo e pelas características que apresenta tem tudo para encaixar bem no modelo de Rúben Amorim. Bruno Tabata é um jogador versátil, capaz de jogar nos dois flancos, com uma capacidade técnica fenomenal e um pé esquerdo preciso e assertivo. Tem boa capacidade de drible e consegue atacar o espaço vazio, mas também é capaz de operar em espaços mais reduzidos, conseguindo sair bem da pressão. Além disto, oferece critério e capacidade de decisão no último terço. Irá sem dúvida ser a opção que faltava para o lado direito do ataque leonino, apesar de atuar nos dois corredores. 

No lado direito é capaz de oferecer o seu melhor futebol e consegue sobretudo jogar entrelinhas, com capacidade para realizar passes chave para golo e ser presença assídua nos half-spacesconseguindo atrair a atenção adversária e assim libertar o corredor para o ala – neste caso Pedro Porro. A sua aceleração e a sua capacidade técnica e de drible, permitem chegar a zona de finalização com bastante perigo, conseguindo realizar movimentos interiores e tomar a melhor decisão com o seu pé esquerdo, cortando para dentro com uma dinâmica acima da média. Se atuar no lado esquerdo do ataque, por exemplo, numa fase em que o Sporting CP procure desesperadamente um golo, poderá oferecer toda a sua capacidade de cruzamento. É também exímio nas bolas paradas e oferece mais uma boa solução ao Sporting CP, sobretudo depois da saída de Jeremy Mathieu e Marcus Acuña.  

Resta perceber como se irá adaptar o Sporting CP, pois tem utilizado um jogador no lado esquerdo mais associativo – como Vietto – e um jogador mais capaz de atacar a profundidade, com características mais de avançado do que propriamente de médio – como é o caso de Tiago Tomás. Contudo, o Sporting CP ganha um jovem valor de grande qualidade, conseguindo oferecer mais capacidade ofensiva ao leão e maior capacidade técnica na decisão, criação e na finalização, conseguindo também um maior upgrade ao plantel, sobretudo comparado com as opções do ano transato.  

Bruno Tabata deverá assinar um contrato válido por cinco épocas, com uma cláusula de rescisão a fixar-se nos 60 milhões de euros. 

Artigo revisto por Joana Mendes

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid na disposição de pagar 150 milhões de euros por internacional português

O Real Madrid está interessado em Vitinha. O clube espanhol pode apresentar uma proposta de 150 milhões de euros pelo médio do PSG.

Bruno de Carvalho deixa farpa a Rui Patrício nas redes sociais: «Os clubes já acordaram…»

Bruno de Carvalho deixou uma mensagem nas redes sociais. O antigo presidente do Sporting visou Rui Patrício.

Rodrigo Rêgo reage à estreia pelo Benfica com publicação emocionada: «Foi uma honra enorme»

Rodrigo Rêgo fez a estreia oficial pelo Benfica frente ao Atlético CP. O jovem avançado não escondeu o orgulho com o momento.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Rodrigo Ribeiro é predestinado em termos técnicos»

Rui Borges analisou o duelo da quarta eliminatória da Taça de Portugal. Sporting venceu o Marinhense e segue em frente.

PUB

Mais Artigos Populares

Renato Sousa responde ao Bola na Rede: «Tudo passa pela organização»

Renato Sousa analisou o duelo da quarta eliminatória da Taça de Portugal. Sporting venceu o Marinhense e segue em frente.

Francesco Farioli: «A atitude é a parte mais importante»

Francesco Farioli fez a análise à vitória do FC Porto diante do Sintrense por 3-0. Encontro referente à quarta eliminatória da Taça de Portugal.

David Maside: «Levo um grande orgulho dos jogadores e da estrutura»

David Maside analisou a derrota do Sintrense frente ao FC Porto por 3-0. Encontro referente à quarta eliminatória da Taça de Portugal.