Pedro António Pereira Gonçalves, mais conhecido por Pote, é o mais recente reforço do Sporting CP para a época 2020/2021. O jovem de 22 anos assinou um contrato válido por cinco temporadas e deverá custar uma verba a rondar os 6,5M€ por 50% do seu passe desportivo.

Fazendo praticamente toda a sua formação no SC Braga, saiu ainda como júnior para o Valência CF acabando mais tarde por ingressar no Wolverhampton FC, onde inclusive se estreou na equipa principal. Contudo regressou a Portugal e foi no FC Famalicão que demonstrou todo o seu rendimento e o seu potencial, que despertaram a atenção de vários clubes.

Trata a bola de forma diferenciada e demonstra uma enorme capacidade quer com bola quer sem bola, demonstrado ser inteligente e com bom sentido posicional, boa capacidade de concentração e sempre com intensidade.

Fonte: SofaScore

As suas características fazem de Pote um médio de características mais ofensivas e praticamente um número 10: importante na criação, associado à sua visão de jogo com a qualidade no passe. Pote registou números impressionantes no que toca a passes bem-sucedidos para quebrar a última linha adversária, estando constantemente à procura de alimentar os seus companheiros no último terço do terreno.

Anúncio Publicitário

No 3x4x3 de Rúben Amorim e olhando para o passado e para o que foi o perfil dos médios leoninos – mais físicos, de equilíbrio, com maior raio de acção e com pouca participação na construção – Pote poderá ser um elemento útil a partir da ala direita sendo que o médio português também se destaca pelo seu perfil associativo e pelo que consegue fazer a jogar entrelinhas e dentro do bloco adversário.

No entanto, no meio-campo com o duplo-pivot poderá ser utilizado na ausência de Wendel, podendo até dar mais qualidade na primeira fase de construção e oferecer maior flexibilidade ao papel dos médios leoninos.

Um jovem com qualidade e potencial que revela ser uma boa aquisição para o Sporting CP e que certamente irá dar muitas alegrias aos sócios e adeptos leoninos.

Bem-vindo, Pote!

Foto de Capa: FC Famalicão