Publicidade

Sporting CP x Gil Vicente FC | As estatatísticas e o confronto direto

Jorge Faria Sousa · 3 min

Sporting CP x Gil Vicente FC | As estatatísticas e o confronto direto
Foto: Gil Vicente FC

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Após a vitória nos Açores, o Sporting CP vai receber o Gil Vicente FC, para cumprir o jogo referente à primeira jornada da Primeira Liga Portuguesa.

O Sporting CP, em caso de vitória, ascenderá ao segundo lugar na tabela classificativa. Rúben Amorim terá duas baixas para este encontro: Bruno Tabata, devido a lesão, e João Mário, porque não tinha sido inscrito à data do arranque do campeonato. Assim, o treinador leonino, deverá apresentar um onze semelhante àquele que venceu o Santa Clara, por 1-2, nos Açores, no seu esquema de 3X4X3.

NO REGRESSO A ALVALADE, OS LEÕES QUEREM MAIS UMA VITÓRIA PARA SE APROXIMAREM DO TOPO DA LIGA. VITÓRIA FÁCIL OU UM “GRANDE GALO”?

A equipa de Barcelos, liderada por Rui Almeida, tem o plantel praticamente na sua máxima força. Nesse sentido, deverá escolher o seu “onze” habitual, na sua estrutura de 4X3X3. O Gil Vicente ocupa o 12º lugar da tabela classificativa, somando cinco pontos.

Nesta antevisão, trago-vos o momento do Sporting CP e de Gil Vicente FC, e ainda, o confronto direto entre os dois emblemas. A estatísticas valem o que valem, mas a história tem o seu peso. O que irá acontecer na próxima quarta-feira em Alvalade?

3.

Momento do Sporting CP – o clube de Alvalade está a fazer um arranque de campeonato positivo, somando três vitórias fora de casa – FC Paços de Ferreira, Portimonense SC e CD Santa Clara – e um empate em Alvalade, perante o FC Porto. Sob a liderança de Rúben Amorim, os leões nunca perderam qualquer jogo em casa para o campeonato. Nesse registo, o Sporting CP, nos últimos 10 jogos, apenas não marcou por uma ocasião, 0-0 contra o Vitória FC.

Em todos os jogos oficiais realizados nesta temporada, o Sporting CP marcou sempre pelo menos um golo na primeira parte. Nas partidas a contar para o campeonato, os leões foram sempre a primeira equipa a marcar.

No presente século, apenas por duas vezes o Sporting conseguiu 13 ou mais pontos nas cinco primeiras jornadas: 13 pontos em 15/16, 15 pontos em 17/18.

2.

Momento do Gil Vicente FC – a equipa de Barcelos soma uma vitória, dois empates e uma derrota, neste arranque da liga. Na última jornada, os gilistas perderam diante o FC Porto, por 1-0, no Estádio do Dragão.

O Gil somou apenas um ponto fora de casa esta época, no empate nos Açores, frente ao Santa Clara. Nos dois jogos fora, a equipa de Barcelos não marcou qualquer golo. No total das quatro partidas, o Gil Vicente tem apenas dois golos apontados e dois sofridos.

1.

Fonte: Gil Vicente FC

Confronto direto – Sporting CP e Gil Vicente FC defrontam-se pela 20ª ocasião, no Estádio José Alvalade. No recinto leonino, os verde e brancos somam 16 vitórias, dois empates e apenas uma derrota. A última vitória do gilista em Alvalade foi sob a liderança de Vítor Oliveira, 0-3, na época 2002/2003.

A maior vitória dos leões sobre o clube de Barcelos, ocorreu na época 93/94, 6-0, com golos de Budimir Vujačić, Andrzej Juskowiak, Luís Figo e Krasimir Balakov.

No último encontro disputado em Alvalade, o Sporting CP venceu o Gil Vicente FC, por 2-1, um de julho de 2020 – 114º aniversário do Sporting –  com os golos a serem marcados por Wendel e Gonzalo Plata.

O Sporting venceu as últimas oito receções ao Gil Vicente para o campeonato, em sete desses oito jogos, o Sporting marcou dois ou mais golos. Já os gilistas, em metade dessas partidas não conseguiu marcar. O resultado mais comum no histórico de confrontos entre Sporting e Gil em Alvalade, é o 2-0 – ocorreu por seis vezes.

Em termos globais, em 41 jogos entre os dois emblemas, o Sporting registou 26 vitórias, sete empates e oito derrotas. Nestas 41 partidas, os leões apontaram 79 golos, sofrendo 33.

Jorge Faria Sousa

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Alexander Bah, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.