Sporting CP | Modalidades: primeira semana de outubro verde

- Advertisement -

Ainda há bem pouco tempo, tinha aqui mostrado a minha preocupação quanto às saídas de atletas de qualidade em todas as nossas equipas das modalidades ditas amadoras. 

Seria legítima essa preocupação, principalmente quando o clube vinha de uma época desportiva em que tinha ganho muito pouco. E digo pouco, se compararmos com épocas em que dominamos em todas as modalidades, internacionalmente inclusivé. 

Felizmente, as nossas modalidades, mesmo que aparentemente menos fortes, sempre nos conseguem, a sócios e adeptos, surpreender com títulos. E foi o que aconteceu há poucas semanas a esta parte. 

Em menos de uma semana as modalidades do Sporting CP enriqueceram o museu de Alvalade com mais três troféus. Dia três de outubro, o Ténis de Mesa ganhou a Supertaça da modalidade, dois dias depois o Futebol de Praia tornou-se campeão nacional e, por fim, a oito do mesmo mês, o Basquetebol venceu a Taça de Portugal.

A equipa masculina de Ténis de Mesa do Sporting CP derrotou na final a equipa do GD Toledos, por 3-1, conquistando assim a décima quinta Taça de Portugal. Os atletas que disputaram a final pelo Sporting foram Diogo Carvalho, Bode Abiodun e Thiago Monteiro.

Quanto ao título de campeão nacional de Futebol de Praia, o Sporting conseguiu apenas o terceiro campeonato da sua história (2010, 2016 e 2020), tendo para isso contribuído a vitória decisiva contra o anterior campeão (tricampeão), o Sporting Clube de Braga, na primeira jornada da fase de elite por 4-2. Na segunda jornada, o Sporting ganhou ao GD Chaves por 5-3 e na terceira à CB Loures por 6-3.

Já a Taça de Portugal em Basquetebol foi ganha contra o FC Porto por 87-78. Este título torna-se especial por ser uma conquista depois de 20 anos desde a última relativa ao troféu. Isto mostra a força com que o Sporting CP voltou à modalidade.

São bons prenúncios para o futuro das nossas modalidades, nas quais deposito todas as minhas esperanças para continuar a enriquecer o espólio do nosso museu. Esta sensação torna-se ainda mais convicta quando vejo o discurso do novo treinador do Andebol, que após uma vitória, por não ter gostado da exibição, deu um puxão de orelhas logo na flash Interview. (Se fosse noutros tempos, já era capaz de haver comunicados conjuntos de jogadores a sair nas redes sociais). É esta exigência que deve existir sempre em todas as modalidades do Sporting CP, para que fiquemos mais perto de vencer. 

Podem agora dizer que quando se tiram conclusões precipitadas, como eu o fiz quanto às modalidades, em textos anteriores, podemos morrer pela boca. E quanto a isso, espero ser sempre eu o derrotista, sendo contrariado pelas vitórias do meu clube e não o contrário. Para já, o clube está a “calar-me”, pelo menos nas modalidades (tirando aquelas duas derrotas do Voleibol contra os rivais do outro lado da segunda circular, que não deixa de ser um “pormaior”). Que continue assim.

Não deixo, no entanto, de continuar a considerar que perdemos qualidade em algumas modalidades, o que me preocupa. E por isso quero apenas deixar o meu apontamento para o facto de achar que precisamos de apoiar e investir mais em quem continua a manter o Sporting CP como um dos clubes mais titulados do mundo. E faço-o em cima de vitórias para que não me acusem depois que venho apontar o dedo quando as equipas mais precisam de ser apoiadas.

Força Sporting CP. 

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Roberto De Zerbi e a goleada pesada na casa do PSG: «Quando muitos jogadores têm um desempenho inadequado, não há nada a lamentar»

Roberto De Zerbi reagiu à derrota do Marselha frente ao PSG por 5-0 na Ligue 1. Nuno Mendes fez uma assistência na partida.

Vítor Martins é oficialmente o novo treinador do GD Chaves

O GD Chaves oficializou esta segunda-feira a contratação de Vítor Martins. Técnico sucede a Filipe Martins no comando.

Odysseas Vlachodimos salva Sevilha com defesa de penálti nos descontos: «Falei com a minha esposa sobre isso»

O Sevilha empatou a uma bola na receção ao Girona graças à defesa Odysseas Vlachodimos, num penálti cobrado já para lá dos 90 minutos.

Euro 2026 Futsal: Já é conhecida a equipa ideal do torneio e há 2 portugueses

Bernardo Paçó e Pany Varela são os portugueses presentes na equipa ideal do Euro 2026 de Futsal. Eis os restantes jogadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafa Silva entra no onze titular do Benfica depois de quase dois anos

21 meses depois, Rafa Silva regressou ao onze titular do Benfica na vitória por 2-1 sobre o Alverca, na 21.ª jornada da Primeira Liga.

Sotiris Silaidopoulos responde ao Bola na Rede: «As distâncias entre as linhas eram muito grande e sofremos um golo muito cedo»

Sotiris Silaidopoulos refletiu sobre a derrota do Rio Ave diante do Braga. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «Há várias desvantagens em já ter 41 jogos disputados, mas também há vantagens»

Carlos Vicens analisou a vitória do Braga sobre o Rio Ave. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.