📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting CP | Unidos para vencer

- Advertisement -

Lembram-se do célebre filme, Fuga para a Vitória, de John Huston que juntou no seu elenco Stallone, Bobby Moore e Pelé, e que conta a história de uma equipa de prisioneiros Aliados que se vê forçada a defrontar a selecção da Alemanha num jogo de futebol viciado e com uma arbitragem one-sided? O plot deste filme condiz e muito com o historial de injustiças e roubos de que o Sporting CP tem sido vítima no campeonato português.

A grande ilacção que nós, sportinguistas, devemos tirar do assalto à mão armada de que o Sporting CP foi vítima, é apenas e tão só uma: o Sporting CP é, decididamente, candidato a ganhar o título de campeão. E quando o é, o “sistema rubro-azul” que domina o futebol português há mais de 40 anos pode tardar, mas não deixa de entrar sempre em acção por alturas do Advento, camuflando-se com o suposto “complexo de Natal”.

A equipa que todos consideravam acabada, afinal revelou um futebol francamente superior ao dos rivais e, por isso, tinha de ser travada… a qualquer custo.

Não é por acaso que na corrente época a única equipa que conseguiu roubar pontos ao Sporting CP foi a de Luis Godinho. Na época passada, em que o Sporting CP deambulava entre o terceiro e o quarto lugares, já fora da corrida ao título, tenho sérias dúvidas que o lance de Coates em Famalicão fosse revertido pelo VAR.

Após a contestação leonina àquele episódio vergonhoso, a reacção do “sistema” controlado pelo polvo bicéfalo foi quase. Instituições como o Conselho de Arbitragem e a APAF que, enquanto estiveram debaixo de ataques bem mais agressivos por parte dos rivais do Sporting CP mantiveram-se passivas, vêm agora mostrar os “dentes” ao descontentamento sportinguista.

A par da enxurrada de castigos e sanções disciplinares que vão sendo impostas aos jogadores e à equipa técnica do Sporting CP, vamos sendo brindados pelos discursos sonsos de pseudo-pacificação dos comentadores e analistas dos futebol (dos quais muitos são ex-árbitros que prejudicaram o Sporting CP), próprios de gente que só quer ver pombas onde só há abutres, numa tentativa de branquear o futebol português.

Mesmo longe dos palcos de Portugal, sente-se a união dos adeptos leoninos e o apoio dado à equipa fora de campo
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Este ambiente fétido em que se tornou o futebol português já cansa e muito os sportinguistas que de uma forma permanente têm assistido à dualidade de critérios no tratamento pela arbitragem do Sporting CP e dos seus rivais. Quem não se lembra, em 2011, quando os árbitros exigiram que o Sporting CP emitisse um pedido de desculpa público pelas críticas dirigidas à arbitragem, sob ameaça de um boicote aos jogos dos leões?

Num claro contraste, a mesma arbitragem portuguesa nada fez quando, por exemplo, o presidente de um dos rivais exigiu que um determinado árbitro deixasse de apitar os jogos da sua equipa; ou até mesmo quando o “director de comunicação” de um clube do norte debitava sistematicamente sobre “padres”, e-mails e vida pessoal dos árbitros.

Depois há quem diga em pleno horário nobre da televisão que “o Sporting CP é prejudicado porque não tem influência nas Instituições que governam o futebol”, o que é bem demonstrativo da mentalidade que está presente no nosso país. Para estes grandes connaisseurs do futebol, não interessa jogar melhor ou ter a táctica mais eficaz em campo, interessa sim ter influência fora das quatro linhas. Esquecem-se, contudo, que o Sporting CP nunca recorreu a esquemas ardilosos para ser campeão: tudo o que os leões conquistaram não tem qualquer “selo” de apito dourado ou de vouchers.

Enfim! A falta de vergonha ou até de dignidade não conhece limitas quando o objectivo comum é derrubar o Sporting CP. Com efeito, se o Sporting CP, como líder do campeonato, preocupa muita gente, o Sporting CP líder e unido torna-se uma catarse para os rivais. Assisti, por isso, com alegria à onda de união que se gerou no universo sportinguista em torno dos jogadores e do staff técnico sob o mote “Onde vai um vão todos”.

Tal como no filme de Stallone e Pelé, a união acaba por triunfar sobre tudo e todos. Tenho a certeza absoluta que por maior que seja a enxurrada de mentiras, sanções, ameaças, tentativas de condicionar o nosso futebol, nada nem ninguém conseguirá abalar um Sporting CP forte e unido. Pois mais que se discorde da actual Direcção, neste momento, é imperativo o apoio conjunto de todos os Sportinguistas à sua equipa.

Nós, Leões, nunca nos rendemos!

Pedro Miguel Martins
Pedro Miguel Martinshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é licenciado em Direito e é advogado com prática no Direito do Desporto. Oriundo do Bairro de Alvalade, em Lisboa, é um fervoroso amante do Sporting CP, embora também tenha um carinho especial pelo Ericeirense. Adora assistir jogos de futebol pela Europa. Sonha em conhecer os grandes palcos do futebol sul-americano.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «É difícil para os adversários partirem-nos»

O Benfica venceu o Famalicão por 1-0 no Estádio da Luz. José Mourinho respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Mario Balotelli tem novo interessado e pode regressar em breve aos relvados

Mario Balotelli pode estar de regresso aos relvados. O Al Ittifaq, clube dos Emirados Árabes Unidos, está interessado no avançado italiano.

Miguel Ribeiro e a grande penalidade no Benfica x Famalicão: «Hoje é um caso a ser estudado pelo IPMA, uma réplica do ciclone dos...

Miguel Ribeiro marcou presença na sala de imprensa do Estádio da Luz, depois da derrota do Famalicão frente ao Benfica.

Hugo Oliveira: «Quem definiu melhor o jogo, definiu o resultado»

Hugo Oliveira analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni: «As pessoas do Benfica que fiquem descansados, vou sempre dar 200%»

Gianluca Prestianni analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

Gil Dias: «O jogo ficou decidido por um penálti»

Gil Dias analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

Eis os 5 destaques da vitória do Benfica contra o Famalicão na Primeira Liga

O Benfica derrotou por 1-0 Famalicão na 15ª jornada Primeira Liga. Eis os cinco destaques da vitória encarnada.