📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting CP | Unidos para vencer

- Advertisement -

Lembram-se do célebre filme, Fuga para a Vitória, de John Huston que juntou no seu elenco Stallone, Bobby Moore e Pelé, e que conta a história de uma equipa de prisioneiros Aliados que se vê forçada a defrontar a selecção da Alemanha num jogo de futebol viciado e com uma arbitragem one-sided? O plot deste filme condiz e muito com o historial de injustiças e roubos de que o Sporting CP tem sido vítima no campeonato português.

A grande ilacção que nós, sportinguistas, devemos tirar do assalto à mão armada de que o Sporting CP foi vítima, é apenas e tão só uma: o Sporting CP é, decididamente, candidato a ganhar o título de campeão. E quando o é, o “sistema rubro-azul” que domina o futebol português há mais de 40 anos pode tardar, mas não deixa de entrar sempre em acção por alturas do Advento, camuflando-se com o suposto “complexo de Natal”.

A equipa que todos consideravam acabada, afinal revelou um futebol francamente superior ao dos rivais e, por isso, tinha de ser travada… a qualquer custo.

Não é por acaso que na corrente época a única equipa que conseguiu roubar pontos ao Sporting CP foi a de Luis Godinho. Na época passada, em que o Sporting CP deambulava entre o terceiro e o quarto lugares, já fora da corrida ao título, tenho sérias dúvidas que o lance de Coates em Famalicão fosse revertido pelo VAR.

Após a contestação leonina àquele episódio vergonhoso, a reacção do “sistema” controlado pelo polvo bicéfalo foi quase. Instituições como o Conselho de Arbitragem e a APAF que, enquanto estiveram debaixo de ataques bem mais agressivos por parte dos rivais do Sporting CP mantiveram-se passivas, vêm agora mostrar os “dentes” ao descontentamento sportinguista.

A par da enxurrada de castigos e sanções disciplinares que vão sendo impostas aos jogadores e à equipa técnica do Sporting CP, vamos sendo brindados pelos discursos sonsos de pseudo-pacificação dos comentadores e analistas dos futebol (dos quais muitos são ex-árbitros que prejudicaram o Sporting CP), próprios de gente que só quer ver pombas onde só há abutres, numa tentativa de branquear o futebol português.

Mesmo longe dos palcos de Portugal, sente-se a união dos adeptos leoninos e o apoio dado à equipa fora de campo
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Este ambiente fétido em que se tornou o futebol português já cansa e muito os sportinguistas que de uma forma permanente têm assistido à dualidade de critérios no tratamento pela arbitragem do Sporting CP e dos seus rivais. Quem não se lembra, em 2011, quando os árbitros exigiram que o Sporting CP emitisse um pedido de desculpa público pelas críticas dirigidas à arbitragem, sob ameaça de um boicote aos jogos dos leões?

Num claro contraste, a mesma arbitragem portuguesa nada fez quando, por exemplo, o presidente de um dos rivais exigiu que um determinado árbitro deixasse de apitar os jogos da sua equipa; ou até mesmo quando o “director de comunicação” de um clube do norte debitava sistematicamente sobre “padres”, e-mails e vida pessoal dos árbitros.

Depois há quem diga em pleno horário nobre da televisão que “o Sporting CP é prejudicado porque não tem influência nas Instituições que governam o futebol”, o que é bem demonstrativo da mentalidade que está presente no nosso país. Para estes grandes connaisseurs do futebol, não interessa jogar melhor ou ter a táctica mais eficaz em campo, interessa sim ter influência fora das quatro linhas. Esquecem-se, contudo, que o Sporting CP nunca recorreu a esquemas ardilosos para ser campeão: tudo o que os leões conquistaram não tem qualquer “selo” de apito dourado ou de vouchers.

Enfim! A falta de vergonha ou até de dignidade não conhece limitas quando o objectivo comum é derrubar o Sporting CP. Com efeito, se o Sporting CP, como líder do campeonato, preocupa muita gente, o Sporting CP líder e unido torna-se uma catarse para os rivais. Assisti, por isso, com alegria à onda de união que se gerou no universo sportinguista em torno dos jogadores e do staff técnico sob o mote “Onde vai um vão todos”.

Tal como no filme de Stallone e Pelé, a união acaba por triunfar sobre tudo e todos. Tenho a certeza absoluta que por maior que seja a enxurrada de mentiras, sanções, ameaças, tentativas de condicionar o nosso futebol, nada nem ninguém conseguirá abalar um Sporting CP forte e unido. Pois mais que se discorde da actual Direcção, neste momento, é imperativo o apoio conjunto de todos os Sportinguistas à sua equipa.

Nós, Leões, nunca nos rendemos!

Pedro Miguel Martins
Pedro Miguel Martinshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é licenciado em Direito e é advogado com prática no Direito do Desporto. Oriundo do Bairro de Alvalade, em Lisboa, é um fervoroso amante do Sporting CP, embora também tenha um carinho especial pelo Ericeirense. Adora assistir jogos de futebol pela Europa. Sonha em conhecer os grandes palcos do futebol sul-americano.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim não deixa garantias sobre o futuro de Casemiro e Harry Maguire e elogia jogador: «Vai ser o futuro do Manchester United»

Ruben Amorim fez a antevisão do Manchester United x Newcastle, do Boxing Day, que vai ser jogado no dia 26 de dezembro. O técnico falou de Kobbie Mainoo, do mercado de janeiro e do futuro de Harry Maguire e de Casemiro.

Luis Tevenet confirmado como novo treinador do Real Valladolid

O Real Valladolid tem novo treinador. Luis Tevenet foi o escolhido pelo clube do segundo escalão de Espanha para suceder a Guillermo Almada.

AS Roma quer fechar médio dinamarquês e pode pagar 20 milhões de euros

A AS Roma quer contratar Morten Frendrup. O médio internacional dinamarquês está ligado ao Genoa e pode sair por cerca de 20 milhões de euros.

Presidente do Fenerbahçe libertado sob fiança após suspeita de consumo e tráfico de drogas

O presidente do Fenerbahçe foi libertado nesta quinta-feira, após ter sido detido por suspeita de consumo e tráfico de drogas. Sadettin Saran foi o sucessor de Ali Koç na liderança do clube turco.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid toma decisão e ativa cláusula de recompra de 9 milhões de euros para fechar reforço

O Real Madrid vai ativar a cláusula de recompra de Nico Paz. O clube espanhol vai contratar o médio argentino ao Como por nove milhões de euros.

Médio do Alverca observado pelo Benfica e pelo Sporting

As boas exibições de Alex Amorim despertaram a atenção de várias equipas. O médio do Alverca está a ser seguido com atenção por Benfica e Sporting.

Sporting vai avançar para a contratação de Luís Guilherme: eis os contornos do possível negócio

O Sporting vai mesmo avançar para a contratação de Luís Guilherme. Os leões pretendem contar com o avançado brasileiro em definitivo.