📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting CP x FC Porto: travessia no deserto hipoteca título?

- Advertisement -

OS ÚLTIMOS DEZ ANOS E A IMPONÊNCIA DE ALVALADE FACE AO CLÁSSICO ENTRAM NUM BAR

Não é por mero acaso que o Sporting Clube de Portugal e o Futebol Clube do Porto sinalizam um embate histórico do futebol português. É um clássico e, como tal, a partida é circunscrita ao pensamento de que “tudo pode acontecer”. Para os azuis e brancos, Alvalade ergue-se como a fortaleza à qual a invasão não conheceu êxito: o último triunfo, a contar para o campeonato, data de cinco de outubro de 2008 (1-2), sob a alçada de Jesualdo Ferreira.

O FC PORTO NÃO VENCE EM ALVALADE DESDE 2008. SE ACREDITAS QUE VOLTA A GANHAR, APOSTA 10€ E PODES GANHAR 33€!

Além disto, os últimos confrontos sorriram maioritariamente aos do reino de leão, nomeadamente na conquista das duas Taças da Liga (1-0 e 2-1, respetivamente) e da Taça de Portugal (3-2), todas jogadas na “lotaria” das grandes penalidades. Ambas as formações registam o mesmo número de vitórias nos derradeiros cinco jogos realizados; contudo, a listada verde e branca sucumbiu ao desaire europeu (3-0 diante do Lask Linz), enquanto que a armada chefiada por Sérgio Conceição cedeu o empate no Jamor, defronte do Belenenses SAD (1-1).

COMO JOGARÁ O SPORTING CP?

O Natal já era e o Ano Novo vira as primeiras páginas. Yannick Bolasie é a rabanada que ficou entalada no jogo da Taça da Liga e que, após a ingestão de um cálice de vinho do Porto, retomou a sua estrada. Jovane Cabral representa os sonhos que induzem àquela esperança de última hora. Deste modo, Jorge Silas estudará as opções à sua disposição e testá-las-á nas suas possíveis combinações: o quarteto defensivo permanecerá intacto, o meio campo transporta o pensamento do adepto para a preparação de uma “festa de boas vindas” a Rodrigo Battaglia e o ataque efetuado ao ritmo de Luciano Vietto.

JOGADOR A TER EM CONTA:

O capitão leonino continua num patamar acima dos restantes
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Bruno Fernandes – a introdução à trama tem sido feita jogo após jogo e, por essa razão, creio que qualquer palavra que se diga desvanece, em parte, a qualidade do melhor jogador do campeonato português. É ele e mais dez, como já se sabe. Inspirado, pode decidir um jogo deste calibre. Desinspirado, pode corroer as aspirações dos adeptos. A batuta é dele por direito e surge erguida, com o punho cerrado: resta é descortinar se os restantes querem fazer música…

XI PROVÁVEL:

4-3-3 – Luís Maximiano; Ristovski, Coates, Mathieu e Acuña; Rodrigo Battaglia, Wendel e Bruno Fernandes; Luciano Vietto, Yannick Bolasie Luiz Phellype.

 

COMO JOGARÁ O FC PORTO?

No coração do Norte, o pensamento é único: Operação STOP a Alvalade e a demanda pela 85.ª vitória no terreno do rival. O técnico dos dragões deverá adotar a estratégia utilizada no Estádio da Luz que, diga-se de passagem, “foi queijo para a ratoeira” montada e apresentada a Portugal inteiro, mas com pequenas nuances: face à lesão de Romário Baró, Otávio deve correr para o seu lugar, Nakajima está à escuta e à espreita de um lugar na frente de ataque, se Jesús Corona ocupar o lado direito da defesa. A dúvida reside na continuidade da aposta em Loum ou na oportunidade de redenção concedida a Matheus Uribe. Tudo para que não se chumbe no teste do balão!

JOGADOR A TER EM CONTA:

O possante maliano é um quebra-cabeças constante para os leões
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Moussa Marega – a imprevisibilidade é a melhor das armas e o maliano está constantemente munido de balas deste calibre. Em forma física ou não, fazendo um mau jogo ou não, Moussa Marega possui a capacidade de desgaste (físico e psicológico) de um terceto, quarteto ou quinteto defensivo: rapidez, agilidade, força e insistência, um compêndio das suas qualidades enquanto profissional. Na presente época, defronte do velho rival e sob a melodia dos apupos, que mesclou racismo e destabilização, ripostou com um golo, gelando um estádio com quase 60 000 pessoas. Não o provoquem!

XI PROVÁVEL:

4-3-3 – Marchesín; Jesús Corona, Pepe, Iván Marcano e Alex Telles; Danilo, Loum e Otávio; Nakajima, Luíz Díaz e Marega.

Foto de Capa: Carlos Silva/Bola na Rede

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.