A história duma dinâmica praticamente imparável | Sporting

- Advertisement -
Sporting

O Sporting 2023/24, com especial ênfase para o período desde o novo ano, é uma equipa que dificilmente pode ser contrariada. Depois de uma vitória 0-4 em Barcelos, diante do Gil Vicente, fica cada vez mais clara a confiança dos leoninos, suportada por uma dinâmica coletiva que alimenta a vitória.

Mas de que forma? Numa fase embrionária da temporada, o conjunto de Rúben Amorim era acusado (algumas vezes com razão) de Gyo-dependência. O jogo na profundidade, a privilegiar a velocidade e capacidade de choque do sueco, foi um pesadelo para os defesas adversários, que recorriam muitas vezes à falta para travar o poço de força que já tem 22 golos no campeonato, o melhor marcador da Liga. Houve, por isso, um jogo muito focado em aproveitar as qualidades do ex-Coventry.

No entanto, em abril, pensar isso é ser incapaz de reconhecer a franca evolução do jogo do Sporting. Em Barcelos foi patente, há uma equipa extremamente diversificada e letal em vários capítulos de jogo. Nos duelos e de costas para a baliza, Gyokeres foi particularmente eficaz contra Gabriel Pereira e Rúben Fernandes – sem antídoto – e isso representou, desde logo, uma grande dificuldade para os gilistas, mas não só por aí.

Daniel Bragança a festejar golo no Sporting x Farense
Fonte: Luís Batista Ferreira / Bola na Rede

Em ataque posicional, com Daniel Bragança a ser o cérebro do jogo leonino, houve muita qualidade no jogo interior e nas combinações. Trincão e Pote deslocaram-se várias vezes para o meio e trouxeram dores de cabeça à defesa rígida do Gil.

Trincão celebra golo no Gil Vicente x Sporting
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Um ponto também em que o Sporting foi claramente superlativo: recuperação em zonas adiantadas. Os líderes do campeonato marcaram dois golos nesse momento do jogo e causaram um grande desconforto à equipa (neste jogo) comandada por Carlos Cunha. Com os gatilhos de pressão bem definidos, receber a bola de costas para o marcador trouxe dissabores ao galo, que foi obrigado a optar pela opção mais longa, para não arriscar sofrer.

Sem grande dependência do cruzamento ou dos corredores laterais, o leão soube envolver Geny, especialmente, e Esgaio na manobra ofensiva, sobretudo em combinações com o homem mais adiantado. As dificuldades para defender as movimentações foram nítidas.

O Sporting 2023/24 é o exemplo de uma equipa muito completa. As vitórias trazem confiança, e o conjunto de Rúben Amorim transpira por todos os poros a tranquilidade no seu jogo. Anular o jogo dos leões tem-se revelado uma missão árdua para qualquer adversário e assim continuará a ser, até ao fim do campeonato.

Fernando Coelho
Fernando Coelho
Jogador de futsal amador, treinador de bancada profissional. A aprender diariamente, acredita que o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid pensa em antigo médio do Benfica

O Real Madrid mostra interesse em Enzo Fernández. Merengues pensam no médio argentino, caso tenham grandes saídas no verão.

Abel Ferreira após goleada: «Não há outra forma de estarmos próximos de ganhar se não jogarmos todos do mesmo lado»

Abel Ferreira falou aos jornalistas depois da goleada do Palmeiras no Brasileirão. Técnico português apela à união no clube.

Casemiro vai deixar o Manchester United no verão e há pretendente nos Estados Unidos

Casemiro tem pretendente nos Estados Unidos da América. LA Galaxy mostra interesse no médio do Manchester United.

Ruben Amorim quer manter silêncio até ao final da temporada: eis o motivo

Ruben Amorim ainda não falou desde que saiu do Manchester United. Técnico português quer manter silêncio até ao final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogador do Arsenal rejeita interesse do Real Madrid: «O Real Madrid tem jogadores de sobra para se sair bem»

Martin Zubimendi foi questionado quanto ao interesse do Real Madrid na sua contratação. Médio do Arsenal rejeitou possibilidade.

Besiktas continua a procurar substituto de Rafa Silva e pensa em extremo português

O Besiktas está interessado na contratação de Félix Correia. O extremo do Lille é visto pelos turcos como um importante reforço para o ataque.

Real Madrid tem internacional português como uma das prioridades para o mercado de verão

O Real Madrid já pensa no mercado de verão. Vitinha (PSG) e Kees Smit (AZ Alkmaar) são alvos dos merengues para a próxima janela de transferências.