Sporting e a saga do lateral direito

    sporting cp cabeçalho 1

    A procura de um lateral direito para o Sporting Edição 2017/18 tem sido uma verdadeira Saga que se repete dia após dia nesta pré-temporada. O meu último texto no Bola na Rede foi precisamente sobre “um Sporting que coxeia”, onde refletia sobre as limitações e debilidades futebolísticas do reforço Cristiano Piccini, ex-Bétis de Sevilha. Contudo, esse texto foi escrito antes do jogo com a Fiorentina do passado sábado (29/07) onde o italiano esteve com uma prestação bastante acima daquilo que eu (e certamente muitos adeptos, sócios, comentadores e jornalistas desportivos) consideram ser o desempenho habitual do jogador. Oxalá a minha opinião sobre o jogador esteja errada!

    Naquele texto sobre o coxear leonino noticiei também a movimentação do Sporting no mercado de transferências com vista a colmatar essa “falha” no flanco direito da Defesa. Referi que o francês Matthieu Saunier, jogador de 27 anos que atua no Granada, seria uma possibilidade, uma vez que o atleta não quer disputar a segunda liga espanhola. Rapidamente, essa opção pareceu inviável. Antes disso, alguma comunicação social tinha falado na eventualidade do francês Dimitri Foulquier, também do Granada, vir para Alvalade, algo que se revelou também muito remoto passado algum tempo, devido ao corte nas negociações entre os dois clubes.

    A Saga do Lateral Direito continuava então a assombrar as hostes leoninas neste defeso 2017/18. Até que no passado dia 31 de julho, a manchete do Record dá conta do interesse dos Leões no macedónio Stefan Ristovski, do Rijeka, referindo: “Leões tentam pré-acordo antes de o defesa jogar 4ª feira na Champions”. Parecia, pelo tom e firmeza que era dado na notícia, que a Saga iria terminar. Notícias mais recentes, desta vez do jornal A Bola davam conta de um “Ristovski mais perto de Alvalade”: “O Rijeka, de resto, adiou ao máximo o avanço das negociações com o Sporting tendo em vista a venda de Ristovski com o objetivo de ter o lateral-direito, titular indiscutível, nos dois jogos (da 3ª Pré-eliminatória da Liga dos Campeões) com o emblema austríaco”, pode ler-se no site do jornal diário desportivo.

    Ristovski (de equpamento branco na foto) é o mais recente jogador apontado como possível reforço do Sporting Fonte: Facebook oficial de Stefan Ristovski
    Ristovski (de equpamento branco na foto) é o mais recente jogador apontado como possível reforço do Sporting
    Fonte: Facebook oficial de Stefan Ristovski

    Segundo o site Transfermarkt, trata-se de um lateral direito de 25 anos, de 1,80 m de altura e com um valor de mercado de 2.50 milhões de euros. Atualmente na primeira liga croata, representando o HNK Rijeka. Conta com 30 presenças na seleção principal da Macedónia e foi também internacional nos escalões inferiores da formação, Sub-17, Sub-19 e Sub-21.

    De facto, a avaliar por aquilo que a comunicação social portuguesa diz sobre a contratação do macedónio, a transferência está bem muito bem encaminhada e pode mesmo firmar-se nos próximos dias. Mas com tantas certezas e incertezas da comunicação social face às contratações, nunca sabemos quem vem, quem sai e quem fica. Daí que a questão que por agora se coloca seja a seguinte: Será que é desta, com a contratação de Ristovki, que o Sporting terminará em definitivo com a sua Saga pelo lateral direito ou, por outro lado, conhecerá agora novos capítulos, desenlaces e protagonistas? Convém não esquecer que o campeonato começa já no próximo domingo em Vila das Aves e começa também a escassear de sobremaneira o tempo para sagas e saguinhas…

    Foto de Capa: Facebook oficial de Cristiano Piccini

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Simão Mata
    Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
    O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.