Sporting: Europeísmo ou Sensatez

- Advertisement -

O palco da Liga dos Campoões parece ofuscar a realidade da Liga Europa, questionando o seu verdadeiro prestígio. Mas uma taça Europeia – sendo aquilo que realmente é: uma taça -, deve merecer o seu respeito. E é com esta noção que imagino a prestação do Sporting na Liga Europa. A Taça das Taças de 1964, embora contemplada num outro modelo de competição, é a pérola europeia do Palmarés Sportinguista. Juntar-lhe um outro troféu seria coroar em comprovação a demanda de José de Alvalade, representando a participação do Sporting na presente edição da Liga Europa a perseguição a esta consolidação.

Mas antes disso há que carimbar passaportes na Polónia e, também, perceber o impacto que essa possível participação terá nos restantes ramos da época. Se recuarmos ao ano fatídico da derrota caseira, o Sporting esteve perto de registar uma época de sonho. A prestação na antiga Taça UEFA conjugada com a boa campanha interna culminaram no paradoxo de não conquistar nada. Embora sejam questionáveis o desgaste, o esforço físico e a necessidade de diligenciar atenções de estudo para equipas do outro lado do Continente, há sempre uma ideia clara: a dinâmica da equipa é outra estando, ou não, numa competição externa. E sendo igualmente clarividente o facto de uma grande equipa ter que estar preparada para jogar a este nível, é preciso colocar nesta balança a principal prioridade leonina, interpretando o peso dos lados e retirando as ilações possíveis.

Ricardo Gonçalves Dias
Ricardo Gonçalves Diashttp://www.bolanarede.pt
O primeiro contacto do Ricardo com a Bola foi no futsal. Mais tarde passaria pelas camadas jovens do Oriental, esse gigante de Lisboa. O sonho acabou algum tempo depois e hoje lida bem com isso. E com a escrita também.                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cole Palmer tem sido associado ao Manchester United e já houve resposta do treinador do Chelsea aos rumores: «Intocável»

Nas últimas semanas, Cole Palmer tem sido associado ao Manchester United. No entanto, o treinador Liam Rosenior confirmou que o médio é «intocável» para o Chelsea.

Andrei Arshavin surpreende com declaração sobre Álvaro Arbeloa: «Espero que ele não se saia bem»

Andrei Arshavin fez um balanço da época do Real Madrid e avaliou o despedimento de Xabi Alonso e a contratação de Álvaro Arbeloa para a equipa merengue.

Frederico Varandas ilibado pelo Tribunal da Relação do Porto após chamar ‘Bandido’ a Pinto da Costa

O Presidente do Sporting, Frederico Varandas foi absolvido pelo Tribunal da Relação do Porto, esta quarta-feira, relativamente ao caso de insultos a Pinto da Costa.

Melvin Boel na antevisão ao Go Ahead Eagles x Braga: «Queremos entrar bem neste jogo»

O treinador do Go Ahead Eagles, Melvin Boel, marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao embate da Europa League frente ao Braga.

PUB

Mais Artigos Populares

Bournemouth anuncia contratações de Rayan e de Christos Mandas

O Bournemouth oficializou as contratação de Rayan e de Christos Mandas. O avançado brasileiro chegou proveniente do Vasco da Gama e o guarda-redes grego foi contratado à Lazio.

Chelsea anuncia rescisão do contrato com Raheem Sterling

Raheem Sterling já não é jogador do Chelsea. O avançado internacional inglês de 31 anos está livre para definir o futuro.

Paulo Fonseca faz história no Lyon ao quebrar recorde de 19 anos

Com a vitória por 5-2 frente ao Metz na Ligue 1, o Lyon de Paulo Fonseca chegou aos 8 triunfos consecutivos, algo que não acontecia desde 2006/07.