Sporting: Europeísmo ou Sensatez

- Advertisement -

O palco da Liga dos Campoões parece ofuscar a realidade da Liga Europa, questionando o seu verdadeiro prestígio. Mas uma taça Europeia – sendo aquilo que realmente é: uma taça -, deve merecer o seu respeito. E é com esta noção que imagino a prestação do Sporting na Liga Europa. A Taça das Taças de 1964, embora contemplada num outro modelo de competição, é a pérola europeia do Palmarés Sportinguista. Juntar-lhe um outro troféu seria coroar em comprovação a demanda de José de Alvalade, representando a participação do Sporting na presente edição da Liga Europa a perseguição a esta consolidação.

Mas antes disso há que carimbar passaportes na Polónia e, também, perceber o impacto que essa possível participação terá nos restantes ramos da época. Se recuarmos ao ano fatídico da derrota caseira, o Sporting esteve perto de registar uma época de sonho. A prestação na antiga Taça UEFA conjugada com a boa campanha interna culminaram no paradoxo de não conquistar nada. Embora sejam questionáveis o desgaste, o esforço físico e a necessidade de diligenciar atenções de estudo para equipas do outro lado do Continente, há sempre uma ideia clara: a dinâmica da equipa é outra estando, ou não, numa competição externa. E sendo igualmente clarividente o facto de uma grande equipa ter que estar preparada para jogar a este nível, é preciso colocar nesta balança a principal prioridade leonina, interpretando o peso dos lados e retirando as ilações possíveis.

Ricardo Gonçalves Dias
Ricardo Gonçalves Diashttp://www.bolanarede.pt
O primeiro contacto do Ricardo com a Bola foi no futsal. Mais tarde passaria pelas camadas jovens do Oriental, esse gigante de Lisboa. O sonho acabou algum tempo depois e hoje lida bem com isso. E com a escrita também.                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Micael Sequeira assinala feito do Sporting apesar da eliminação: «Acabámos por ganhar a uma equipa que já existe desde 1970»

O Sporting perdeu nas grandes penalidades contra o Hammarby e foi eliminado da Europa Cup. Micael Sequeira, técnico leonino, falou no jogo.

Bukayo Saka admite mau momento do Arsenal: «Baixámos muito o nosso nível e fomos punidos por isso»

Bukayo Saka falou depois do empate entre o Arsenal e o Wolverhampton. Extremo assumiu pior momento dos gunners na temporada.

Vitinha felicita Philipp Kohn pela defesa de grande penalidade no AS Mónaco x PSG e guarda-redes revela: «Tive alguma sorte»

Philipp Kohn comentou a grande penalidade que defendeu perante Vitinha, no encontro entre AS Mónaco e PSG para a Champions League.

Mikel Arteta critica Arsenal após empate contra o Wolverhampton: «O que fizemos ficou muito aquém do nível que precisamos de ter para ganhar um...

Mikel Arteta confessou o desapontamento depois do empate entre o Arsenal e o Wolverhampton. Técnico falou em necessidade de melhorar.

PUB

Mais Artigos Populares

Victor Osimhen explica saída do Nápoles: «Fui vítima de ofensas racistas e trataram-me como um cão»

Victor Osimhen confessou ter sido alvo de insultos racistas e de um mau tratamento, motivo pelo qual deixou o Nápoles no início da época 2024/25.

Como estão as relações de Benfica e Real Madrid após o jogo da Champions League? Eis o que se sabe

As relações institucionais entre Benfica e Real Madrid permanecem inalteradas após o encontro da Champions League disputado no Estádio da Luz.

Confederação Brasileira de Futebol com nova mensagem de apoio a Vinícius Júnior: «O racismo é mais do que uma atitude desprezível»

A Confederação Brasileira de Futebol voltou a manifestar apoio a Vinícius Júnior, na sequência dos alegados insultos racistas de que foi alvo no Benfica x Real Madrid.