Missão Budapeste: Sporting CP de cara lavada ingressa numa das melhores séries da temporada

- Advertisement -

Desde que o Sporting de Rúben Amorim realizou o primeiro jogo a contar para a Liga Europa (16/2) frente ao FC Midtjylland, que ainda não voltou a conhecer o sabor da derrota.

Com uma entrada para os playoffs de acesso aos oitavos de final da Liga Europa 2022/2023 imprópria para cardíacos, com a equipa de Alvalade a conseguir o apuramento já no minuto final da compensação do embate entre Tottenham Hotspur FC e Olympique de Marseille. O momento que decidiu o apuramento foi o golo apontado pelo dinamarquês Pierre-Emile Kordt Højbjerg, colocando os franceses no quarto lugar do grupo, o Sporting CP tem vindo a viver um conto de fadas até ao momento.

Para os espectadores mais desatentos, pode parecer apenas que o Sporting tem feito uma boa fase na Liga Europa, contudo, os resultados positivos nesta fase da época estendem-se além disso. A verdade é que o conjunto orientado por Rúben Amorim já não perde (em todas as competições) desde o dia 12 de Fevereiro, data em que perdeu no reduto do FC Porto por 2-1 em partida a contar para a Primeira Liga. Coincidência, ou não, foi este o jogo que antecedeu a primeira mão dos playoffs da Liga Europa, realizada precisamente passados quatro dias, onde empatou por 1-1 na receção aos dinamarqueses do FC Midtjylland.

Desde então, conta com cinco vitórias consecutivas no campeonato, e ainda não conheceu o sabor da derrota na prova europeia, onde contabiliza três empates e uma vitória.

Sporting CP FC Midtjylland Coates
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Mas foquemo-nos primeiro então na Liga Europa: Quis o sorteio que face a um primeiro considerado na teoria acessível, isto nos playoffs de acesso aos oitavos de final da prova, e que no conjunto das eliminatórias acabou com um resultado de 5-1 a favor dos leões, saísse o Arsenal FC.

Com uma missão à primeira vista quase que impossível, o conjunto leonino mostrou logo na primeira mão realizada em Alvalade que iria defrontar o conjunto sensação de Inglaterra, e que ocupa o primeiro lugar na tabela classificativa, de igual por igual. Com um jogo repartido, os leões conseguiram ir a Londres com a eliminatória completamente em aberto após o empate de 2-2 (lembre-se que agora já não são contabilizados os golos fora valendo por dois, isto como critério de desempate).

Já em terras de Sua Majestade, em pleno Emirates Stadium, foi escrita uma linda história de futebol para o Sporting CP. Com um começo fulguroso da equipa portuguesa, foram os gunners a fazer mexer primeiro o marcador com um golo do médio suíço Granit Xhaka, após primeira defesa de Antonio Adán a remate de Martinelli.

Contudo, o momento mais belo do jogo estaria reservado para o minuto 61 por Pedro Gonçalves, que empatou o marcador num remate pouco à frente do meio-campo e que chapelou completamente Ramsdale, que bem se esticou para tentar impedir o golo do médio nascido em Vidago. O clube verde e branco viria a vencer no desempate por grandes penalidades, onde Adán foi considerado o homem do jogo, após ter salvo a baliza verde e branca diversas vezes.

Antonio Adán Sporting CP
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Agora, e após o sorteio que ocorreu em Nyon, na Suíça, a equipa orientada por Rubén Amorim terá pela frente o atual sétimo classificado italiano, a Juventus FC. O conjunto comandado pelo técnico também italiano Massimiliano Allegri, tem vindo a fazer uma sequência de jogos bastante interessante apesar do mau começo de época, contabilizando apenas três derrotas e dois empates nos últimos 20 jogos disputados.

Contudo, e apesar da considerável diferença de valor de mercado de cada uma das equipas (233 milhões para o Sporting e 442,90 milhões para a Juventus), a equipa verde e branca carrega na bagagem o sonho de ir disputar a 31 de Maio ao Puskás Aréna em Budapeste, Hungria, a final da prova. Caso passe então a Vecchia Signora, estará à sua espera na meia-final o vencedor da eliminatória que opõe Manchester United FC (Inglaterra) e Sevilla FC.

Relativamente ao campeonato, e para finalizar, relembramos que o Sporting dos cinco jogos que já realizou desde o espaço de tempo que até aqui temos vindo a analisar. Neste período, bateu o GD Chaves, o GD Estoril Praia, o Portimonense SC e ainda o Boavista FC, apontando nove golos e sofrendo apenas dois.

Assim, encontra-se a seis pontos do terceiro classificado SC Braga e a oito do segundo, o FC Porto, com menos um jogo realizado que ambos.


Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Como uma célebre música diria, "eu tenho dois amores", com o desporto e a comunicação a ocuparem 50/50 do seu coração. Entusiasta confesso daquilo que é a alegria do futebol, promete transmitir-vos através de palavras as emoções que se sentem durante os 90 minutos (e além disso). Escreve sem acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Lukas Hornicek a caminho da Premier League pela cláusula de rescisão

A imprensa nacional revela que Lukas Hornicek está muito perto de tornar-se reforço do Newcastle. Braga não abdica do preço de 30 milhões de euros.

Saída de Bruno Guimarães volta a colocar Victor Froholdt no radar do Newcastle

Com a saída iminente de Bruno Guimarães para o Arsenal, o Newcastle está interessado em Victor Froholdt como sucessor para a posição.

Novidades nas negociações por Franjo Ivanovic: Real Bétis pondera transferência em definitivo

O jornal A Bola revela que o Real Bétis está aberto a avançar para a contratação em definitivo de Franjo Ivanovic, cedendo ao desejo do Benfica.

Universitatea Craiova de Filipe Coelho eliminado e Fenerbahçe escapa com empate: Eis os resultados do dia na Champions League

Na 2.ª mão da 2.ª pré-eliminatória da Champions League, o Levski Sofia empatou 2-2 na visita ao Universitatea Craiova e o Fenerbahçe empatou 1-1 com o Gornik Zabrze.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Cabral derrotado na primeira ronda do torneio de pares em Washington

Ao lado do norte-americano James Tracy, Francisco Cabral perdeu em três sets frente à dupla de Ariel Behar e Anirudh Chandrasekar.

Roberto Mancini regressa ao comando da seleção italiana: «Estou aqui para levar a seleção ao lugar que merece»

Roberto Mancini foi apresentado como o novo selecionador italiano, após reestruturação profunda na Federação.

Lesão complica mercado: Eli Junior Kroupi pode falhar os próximos quatro meses

Eli Junior Kroupi, estrela do Bournemouth e alvo de vários tubarões europeus, foi submetido a uma cirurgia no pé e estará afastado entre três a quatro meses.