Sporting, o Norte de Futebol Português?

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2Desde sempre, na historia da humanidade, tem existido uma divisão cultural e sobretudo financeira entre norte e sul.

Para começar, o próprio mundo está dividido entre hemisfério norte e hemisfério sul, sendo que os países ricos se situam no Norte e os pobres no Sul. O mesmo acontece se dividirmos cada um dos hemisférios com países do Norte e do Sul, em que na América os sulistas saíram a perder (apesar de nesse caso ter sido bom), e na Europa os países do Sul continuam reféns financeiros do Norte.

Com todos estes indicadores históricos percebemos que o norte manda, o Sul obedece. Mesmo em Portugal é reconhecido que o poder financeiro se situa no Norte.

Também no futebol o poder financeiro faz a a diferença Fonte: financefootball.com
Também no futebol o poder financeiro faz a a diferença
Fonte: financefootball.com

O Sul sempre foi “obrigado” a pedir ajuda ao Norte, ao que estes sempre responderam de forma positiva, não como forma de bom samaritano (era só o que faltava. Esses são do Sul), mas uma ajuda que lhes permita que os do sul fiquem eternamente dependentes do norte. É a historia de “não lhes dês peixe, ensina-os a pescar”, mas só se o peixe for de um mar do Norte com cotas.

Não quero com isto estar aqui a exorcizar os povos do Norte, até porque se têm essa riqueza é porque trabalharam para isso, e tiveram o mérito de o conquistar. Quero antes tentar mostrar aos povos do Sul, que aproveitem essa ajuda momentânea para alavancarem competências que lhes possam dar vantagens competitivas futuras em vez de se “agarrarem” ao ópio do dinheiro fácil.

Transportando isto para o futebol, e se o olharmos apenas pelo jogo jogado, diria que era um exemplo antagónico, em que os países do Sul se sobrepõem aos do Norte, onde vemos as selecções mais fortes alocadas na América do Sul, e onde as selecções do Sul da Europa se agigantam relativamente às do Norte. Fenómeno gerado pelo futebol de rua, alimentado por crianças pobres que não têm mais que uma bola de trapos para ocupar os seus dias.

Mas como em tudo, o futebol, ao tornar-se um negócio rentável, passa a ser mercadoria do Sul, comandada e controlada pelo Norte, em que a meritocracia deixa de ser a característica mais importante para encontrar os vencedores de um jogo que deveria premiar quem joga melhor.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Itália anuncia alteração na convocatória: eis quem sai e quem entra

Sai Federico Dimarco, entra Matteo Ruggeri. Esta é a alteração da convocatória de Itália para os próximos jogos da Liga das Nações.

Seleções: Luis de la Fuente renova com a Espanha após conquistar o Mundial

Luis de la Fuente prolonga a ligação à Seleção de Espanha até 2032. Técnico de 65 anos conquistou o Mundial neste verão.

Vasco Matos e Filipe Coelho reagem ao Estoril Praia x Casa Pia: «A vitória é consequência do excelente trabalho»

O Casa Pia venceu o Estoril Praia por 2-1 na sétima jornada da Primeira Liga. Eis as reações de Vasco Matos e Filipe Coelho.

Tiago Margarido e Vasco Botelho da Costa reagem ao empate entre Vitória SC e Moreirense: «Custa muito sofrer o empate no fim»

Vitória SC x Moreirense terminou empatado 1-1, na sétima jornada da Primeira Liga. Eis as reações de Tiago Margarido e Vasco Botelho da Costa.

PUB

Mais Artigos Populares

Brasileirão: Flamengo de Leonardo Jardim vence RB Bragantino pela margem mínima

Flamengo, orientado por Leonardo Jardim, venceu o RB Bragantino por 2-1 no Maracanã, num jogo a contar para a 28.ª jornada do Brasileirão.

Leonardo Jardim comenta vitória do Flamengo: «Na parte final, foi mais com emoção do que por chances criadas, mas o resultado foi muito justo»

Leonardo Jardim reagiu ao Flamengo x RB Bragantino. Vitória de 2-1 em jogo da jornada 28 do Brasileirão, disputado este domingo,

Pepe rendido a avançado do FC Porto: «Deve continuar neste caminho, porque está muito bem»

Pepe deixou elogios para Oskar Pietuszewski. Extremo polaco teve os primeiros minutos da época no FC Porto x Benfica.