sporting cp cabeçalho 1

Na próxima quinta-feira, o Sporting desloca-se ao Cazaquistão para defrontar o FC Astana, em jogo a contar para a primeira-mão dos 16-avos da Liga Europa. Os leões estreiam-se assim na Liga Europa esta temporada, depois de ter realizado oito jogos nas competições europeias, tendo defrontado o Steaua de Bucareste, o Olympiacos e duas das melhores equipas da Europa, o Barcelona e a Juventus.

Para esta partida da Liga Europa, Jorge Jesus tem duas baixas, Jérémy Mathieu e Bas Dost. Assim, o Sporting deverá alinhar com, Rui Patrício na baliza, a defesa composta por Piccini, Coates, André Pinto e Fábio Coentrão. No meio-campo deverá alinhar Battaglia e William Carvalho, com Gelson Martins à direita e à esquerda jogará Marcos Acuña. Na frente, os leões devem apresentar a dupla composta por Seydou Doumbia e Bruno Fernandes.

O Sporting irá assim defrontar o campeão cazaque, com uma temperatura a rondar os 15ºC negativos, no relvado sintético da Arena de Astana.

Jeremy Mathieu e Bas Dost são figuras de peso que ficam afastadas deste jogo Fonte: Sporting Clube de Portugal
Jeremy Mathieu e Bas Dost são figuras de peso que ficam afastadas deste jogo
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Na Liga Europa, o Sporting irá defrontar uma equipa do Cazaquistão, o tetracampeão Astana F.C., clube fundado em 2009. Nas competições europeias, o Astana não é um clube com grande tradição. No entanto, esta temporada já realizou 12 partidas, 6 na qualificação para a Liga dos Campeões e 6 na Liga Europa. Na Liga dos Campeões, os cazaques defrontaram o Spartaks da Letónia, os polacos do Legia Varsóvia, sendo depois eliminados pelo Celtic Glasgow. Na fase de grupos da Liga Europa, o sorteio ditou que o Astana viria a disputar o grupo A. Este grupo era composto pelos espanhóis do Villarreal, que venceram o grupo com 11 pontos, mais um do que o Astana, tendo ficado de fora das competições os checos do Slavia de Praga e os israelitas do Maccabi Tel Aviv. Na caminhada do Astana na Liga Europa, os cazaques somaram três vitórias, um empate e duas derrotas frente ao vencedor do grupo, o Villarreal.

O plantel é liderado pelo búlgaro, Stanimir Stoilov, o ex-avançado que passou pelo futebol português entre 1995 e 1997, pelo Campomaiorense. O treinador búlgaro já foi seleccionador do seu país, tendo ainda passado, pelo Botev Plovdiv, Anorthosis, Litex Lovech e o Levski Sofia. O Astana é um plantel sem nomes sonantes, tem no entanto em Patrick Twumasi, Yuri Logvinenko, Dmitri Shomko e Marin Tomasov, as suas melhores unidades.

Nesta eliminatória o Sporting é favorito com naturalidade, mas terá de o provar nos 180 minutos. Com a qualidade das exibições realizadas esta época, pela equipa de Jorge Jesus, o Sporting pode efectivamente chegar longe na Liga Europa, sendo que, o principal o objectivo é ser campeão nacional.

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo revisto por: Jorge Neves

Comentários