No entanto, estamos a falar apenas em termos individuais, na modalidade de atletismo, e restringido apenas ao último fim-de-semana. Se alargarmos esta análise a toda a época desportiva de 2016/2017 poderemos ainda apontar alguns títulos. No andebol: vencedores da Taça Challenge e do Campeonato Nacional; no atletismo: campeões nacionais de corta-mato nas vertentes masculina e feminina; campeões nacionais de pista coberta masculinos e femininos. Em futsal, o Sporting ganhou a Taça da Liga, estando na final do Campeonato Nacional. Em ténis de mesa somos bicampeões nacionais. Em futebol feminino conquistámos a dobradinha (Campeonato e Taça), assim como no rugby feminino. Somos bicampeões de judo e campeões nacionais de goalball.

E uma vez que somos um clube formador podemos ainda referir o titulo de campeões nacionais de juniores em futebol,  e estamos neste preciso momento, enquanto escrevo, a festejar o título de campeões de juvenis. Somos também Campeões em todos os escalões de futebol feminino, campeões nacionais de futsal em juvenis, e campeões nacionais de andebol em juvenis.

Continuaria a enumerar a enorme lista de títulos alcançados pelas nossas modalidades, mas para além de se tornar exaustiva (se não for sportinguista) correria sempre o risco de me esquecer de alguma, até porque ainda não referi modalidades como o kickboxing, o tiro, a canoagem, ou outras, onde temos atletas que alcançaram títulos nacionais e internacionais.

Com a vitória da Taça Chalenge 2016/2017, o Sporting amealhou o seu 25º troféu europeu Fonte: Facebook Sporting Clube de Portugal
Com a vitória da Taça Chalenge 2016/2017, o Sporting amealhou o seu 25º troféu europeu
Fonte: Facebook Sporting Clube de Portugal

Por tudo isto e por todos os que ficaram por referir, para além da maior potência desportiva nacional, conseguimos ser o 3.º melhor clube em termos de títulos europeus, como se poderá verificar na classificação que se segue:
1.º Barcelona : 92 títulos europeus (cinco modalidades: futebol, basquetebol, andebol, hóquei, futsal)
2.,º Real Madrid : 36 títulos europeus (duas modalidades: futebol, basquetebol)
3.º Sporting CP : 25 títulos europeus (quatro modalidades: futebol, andebol, hóquei, atletismo)

Não quero, no entanto, deixar de referir que três destes títulos (um de andebol, um de hóquei e um de atletismo) foram alcançados desde que a actual direcção do Sporting se encontra em funções. E faço esta observação por se ter criticado tanto a mesma pela falta de títulos.

Anúncio Publicitário