Sportinguistas? Antes de mais, profissionais

    Um jogador pode ser adepto de que clube quiser, nem que seja porque os pais, tios, avós o são, mas pode também passar a amar, e a lutar por um clube que lhe dê as condições de trabalho e de crescimentos pessoal e profissional. Se esse clube tratar bem o jogador e o ajudar, com certeza o mesmo lutará pelo sucesso de quem o ajudou. O contrário pode também ser verdade, porque se os adeptos desse clube o ostracizarem apenas porque ele tem uma cor clubística sem atenderem a todas as outras qualidades, então estarão a mostrar-lhe que talvez ele tenha feito a melhor opção desde pequeno, por não se rever nesse tipo de julgamentos.

    A verdade é que ninguém passará a sua vida sem que tome decisões erradas, ou diga algo que mais tarde se arrependerá, mas também é verdade que apesar de se ser adepto de determinado clube desde pequeno, se pode aprender a gostar de outro que nos trate bem e valorize.

    Patricia Morais, guarda redes do Sporting, foi também criticada por declarações de apoio a um clube adversário Fonte: Portal Futebol Feminino em Portugal
    Patricia Morais, guarda redes do Sporting, foi também criticada por declarações de apoio a um clube adversário
    Fonte: Portal Futebol Feminino em Portugal

    A única ressalva que coloco a tudo isto é que, um jogador de futebol ou qualquer outro desporto, nunca saberá qual direção a sua vida profissional possa tomar, e a determinado momento poderá ter que representar qualquer clube que se interesse pelas suas qualidades, e por isso deve desde que se torna profissional, ter em atenção o que diz e escreve sobre os adversários para que não se fechem, à partida, portas que o poderiam ajudar no futuro. Mas até aí cada um é livre de tomar as decisões que considere melhores para si. Terá é que aceitar também que alguns adeptos depois não morram de amores pelo que dizem ou escrevem, como os adeptos, ao criticar, também devem aceitar que o jogador não se sinta confortável em representar o clube.

    No entanto quero terminar dizendo que um jogador pode pedir desculpa por palavras menos amigáveis para com determinado clube, ou por atitudes irreflectidas sem que tenha que negar os seus gostos e opções. Gostei de ver um jogador adepto do Sporting pedir desculpa por palavras do passado que dirigiu ao clube que o queria contratar, mas não gostei que quase se estivesse a desculpar por ser Sportinguista. Homens com valores sim, sem personalidade não.

    E sobre este assunto quero ainda deixar uma palavra para um jogador da equipa principal de futebol do Sporting, e uma jogadora do futebol feminino do Sporting que, apesar de adeptos confessos de outros clubes, com mais ou menos erros, dentro de campo lutaram e honraram a camisola que defenderam, a nossa.

    Fonte de capa: Youtube

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Nuno Almeida
    Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
    Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.