Supertaça Cândido de Oliveira: sábado, 20h45, 31 de julho de 2021
ANTEVISÃO: CAMPEÃO NACIONAL MEDE FORÇAS COM O VENCEDOR DA TAÇA
Sporting CP e SC Braga enfrentam-se, neste sábado, no Estádio Municipal de Aveiro. Num encontro que terá a Supertaça Cândido de Oliveira em jogo, leões e arsenalistas querem levar mais um troféu para casa. A equipa de Rúben Amorim conquistou a Primeira Liga, para além da Taça da Liga, pelo que os comandados de Carlos Carvalhal venceram a Taça de Portugal.
Na pré-época, o Sporting CP venceu oito dos nove encontros que disputou, arrecadando o Troféu Cinco Violinos após uma vitória por 3-2 diante do Lyon. Por sua vez, o SC Braga apenas conseguiu ganhar quatro jogos de oito disputados. Ainda assim, não perdeu nenhum, empatando os restantes.
No que diz respeito a baixas, o espanhol Pedro Porro será a única ausência no lado dos campeões nacionais, pelo que deverá avançar Ricardo Esgaio, ex-SC Braga, para o seu lugar. Na equipa minhota, destaque para as ausências de Lucas Piazón, que não poderá jogar por ter sido expulso na final da Taça de Portugal, Fábio Martins, também ele a cumprir castigo, e de David Carmo, ainda a recuperar de uma grave lesão contraída na temporada passada.
10 DADOS RÁPIDOS
- O Sporting CP participará enquanto campeão nacional na Supertaça Cândido de Oliveira pela primeira vez desde 2002 (vitória por 5-1 diante do Leixões… de Carlos Carvalhal).
- Os leões já conquistaram a prova oito vezes, a última em 2015, diante do SL Benfica. O SC Braga nunca venceu a competição, tendo sido derrotado na final em três ocasiões.
- O único confronto entre ambas as equipas na Supertaça Cândido de Oliveira foi em 1982, conquistada pelo Sporting CP (7-3 no agregado).
- O último jogo entre as duas equipas foi histórico para o Sporting CP: vitória (0-1) em Braga, a jogar em inferioridade numérica quase desde o início da partida, naquele que foi o encontro que praticamente sentenciou o título para os leões.
- Será um jogo de muitos reencontros: para além de Rúben Amorim, João Palhinha e Paulinho, Ricardo Esgaio irá reestrear-se oficialmente pelo Sporting CP diante da sua antiga equipa.
- Paulo Oliveira, de regresso a Portugal, irá enfrentar o Sporting CP, o último clube português que representou antes de se transferir para o Eibar.
- Em finais nacionais, o SC Braga nunca derrotou o Sporting CP (duas finais da Taça de Portugal, uma da Taça da Liga e uma da Supertaça Cândido de Oliveira).
- O melhor marcador deste confronto é Manuel Fernandes, do Sporting CP, que apontou 23 golos em 26 jogos diante do SC Braga.
- As equipas já se enfrentaram 152 vezes em jogos oficiais, com 94 vitórias do Sporting CP, 23 empates e 35 vitórias do SC Braga.
- Se derrotar o SC Braga, o Sporting CP terá conquistado todos os troféus a nível nacional num espaço de dois anos.
JOGADORES A TER EM CONTA
Paulinho – Contratação mais cara da história do clube, o avançado, de 28 anos, trocou Braga por Alvalade. Apesar de não ter marcado tantos golos quanto seria esperado, apontou o golo do título no jogo decisivo diante do FC Boavista. No último jogo desta pré-época, deixou uma boa impressão, marcando duas vezes frente ao Lyon. Um bom cartão de visita para a principal referência do Sporting CP, que certamente quererá marcar diante da sua antiga equipa.
Al Musrati – O médio defensivo líbio foi um dos melhores jogadores do último campeonato e, caso permaneça na cidade dos arcebispos, continuará a ser um jogador absolutamente fundamental para Carlos Carvalhal. O camisola oito arsenalista é um jogador com grande capacidade de passe e fortíssimo nas recuperações, um papel semelhante ao de João Palhinha no Sporting CP. Será travada, naturalmente, uma dura batalha a meio-campo em Aveiro.
XI’S PROVÁVEIS
Sporting CP: Adán, Inácio, Coates, Feddal, Nuno Mendes, João Palhinha, Matheus Nunes, Ricardo Esgaio, Pedro Gonçalves, Jovane e Paulinho.
Treinador: Rúben Amorim
‘’Estamos bem, foi um mês que deu para trabalhar bem, recuperar os índices físicos e para a malta voltar a ganhar rotinas. Estamos preparados para o jogo de amanhã.’’
SC Braga: Matheus, Paulo Oliveira, Raul Silva, Sequeira, Fabiano, Al Musrati, Castro, Galeno, Fransérgio, Ricardo Horta e Abel Ruiz.
Treinador: Carlos Carvalhal
‘’Com muito respeito pelo Sporting CP, mas queremos vencer e trazer a Supertaça para Braga. Em cem anos de história, o clube nunca venceu.’’
PREVISÃO DO RESULTADO: SPORTING CP 1-0 SC BRAGA
Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos