Tiago Tomás: um “imberbe” a sair da casca | Sporting CP

- Advertisement -

Imberbe. Que ou aquele que ainda não tem barba. Que ou aquele que é novo e não tem grande conhecimento ou experiência. É, por ora, válido afirmar que o jovem Tiago Tomás é um imberbe, mas que, ainda assim, tem mostrado o porquê de ser um dos jogadores mais utilizados por Rúben Amorim, mesmo tendo Sporar e mais recentemente Paulinho como seus concorrentes.

No meio ou mais descaído para a direita, o avançado de apenas 18 anos ainda não demonstrou a veia goleadora evidenciada nas camadas jovens do Sporting CP. No entanto, já deixou a sua marca: os dois golos que marcou no campeonato foram decisivos nas vitórias frente a Gil Vicente e BSAD, com este último ao alcance de poucos, para além dos tentos ao Aberdeen e LASK Linz. Pelo meio, um belo golo frente ao surpreendente FC Paços de Ferreira na Taça de Portugal.

Falando em números absolutos, já leva 27 jogos pela equipa principal na presente época, 17 desses na condição de titular, o que perfaz um total de 1521 minutos em campo. Marcou cinco golos, sendo quatro enquanto titular e apenas um como suplente utilizado, além de três assistências. Tem uma participação em golo sensivelmente a cada dois jogos. Nada mau, se considerarmos que não é titular absoluto e que tem apenas alguns meses de carreira a nível profissional.

A sua evoluída capacidade física, aliada à velocidade, fazem do número 19 leonino um jogador fundamental no processo ofensivo da equipa – o jovem é o segundo jogador na Europa que mais sofre faltas no último terço, ficando apenas atrás de Neymar e à frente de jogadores virtuosos como Jack Grealish ou Hirving Lozano. Um verdadeiro íman, que consegue atrair o jogo faltoso do adversário. No dérbi frente ao SL Benfica, sofreu cinco faltas, sendo duas em zona perigosa.

Tiago Tomás é o avançado mais versátil do plantel leonino
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

O jovem leão é um avançado versátil, conseguindo jogar em todas as posições do ataque, para além de recuar no terreno para procurar o jogo, o que acaba por originar faltas a favor do Sporting CP. É claro que o que se pede a um avançado são, principalmente, golos. Até pela tenra idade, os golos começarão a surgir, naturalmente, com maior frequência. Há que ter em conta que a temporada passada foi a sua estreia nos juniores, jogando apenas seis vezes pelos sub-23.

Recentemente, falou-se de um suposto interesse do Arsenal. Seria um erro para o Sporting CP vender Tiago Tomás tão cedo, dado que, muito embora não seja um fenómeno como Nuno Mendes – que à partida será um dos melhores do mundo na sua posição daqui a alguns anos – o avançado leonino tem potencial para uma carreira de sucesso de leão ao peito e terá muito tempo para experimentar novos campeonatos que sejam mais exigentes. É importante não tentar dar um passo maior que a perna e o jogador, tal como a estrutura, estarão cientes disso.

Com a lesão contraída por Paulinho nesta semana, e mesmo que já jogasse com certa frequência, surge mais uma boa oportunidade para o jovem assumir a batuta no centro do ataque e voltar a marcar golos – não marca desde o final de dezembro, frente à BSAD. É certo que se trata de um jogador que oferece mais do que golos, mas um avançado alimenta-se deles.

Ainda assim, e tratando-se de um jogador ainda com idade de júnior, é já um jogador importante do líder destacado do campeonato e Rúben Amorim não abdica dele. Por algum motivo será…

Francisco Guerra
Francisco Guerrahttp://www.bolanarede.pt
É apaixonado por futebol, principalmente pelo Sporting CP, o seu único clube. Está a licenciar-se em Comunicação e Jornalismo, adora escrever sobre futebol no geral, além de outras modalidades como o wrestling, que acompanha desde pequeno. Também gosta de apreciar o futebol fora do espectro da paixão clubística, tendo como principais referências Cristiano Ronaldo e Diego Maradona.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Federação da Roménia confirma saída de Mircea Lucescu

A Federação Romena de Futebol anunciou o fim do contrato com o selecionador Mircea Lucescu, de 80 anos, após a Roménia falhar a qualificação para o Mundial de 2026.

Portugal vence Japão em Sub-16 e garante presença na final do Torneio de Montaigu

A Seleção Nacional Sub-16 venceu o Japão por 1-0 e garantiu a passagem à final do Torneio de Montaigu. Os jovens lusos fecham o grupo frente ao Peru, preparando a decisão do título agendada para 6 de abril.

Cádiz confirma regresso de Lucas Pérez

Lucas Pérez, avançado espanhol de 37 anos com passagem pelo Deportivo da Corunha e pelo Arsenal, está de regresso ao Cádiz após um ano sem competir.

João Cancelo revela os jogadores de que gosta no Benfica, Sporting e FC Porto

João Cancelo revelou esta quinta-feira que gosta de vários jogadores que representam o Benfica, o Sporting e o FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

João Cancelo: «Estaria disposto a ser orientado por José Mourinho»

João Cancelo admitiu que gostaria de ser orientado por José Mourinho, afirmando que o português é uma referência.

João Cancelo admite querer voltar ao Benfica: «Não quero ir para o Benfica se não estiver nos meus melhores índices físicos»

João Cancelo revelou que gostaria de regressar ao Benfica. O lateral pertence atualmente aos quadros do Barcelona.

Ricardo Costa fala sobre o que aconteceu no FC Porto x Sporting: «Não fizemos circo nenhum»

Ricardo Costa sentiu-se mal antes da partida entre o FC Porto e o Sporting e foi inclusivamente atendido por médicos.