Publicidade

Tobias or not Tobias

António Gonçalves · 3 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

sporting cp cabeçalho 2

Francês com Francês se paga. Foi desta forma que o Sporting fechou a semana e vingou a derrota sofrida perante o Marselha. Desta vez, o autocarro não chegou atrasado e Jorge Jesus não inventou nadinha. O “excusez-moi” aprendido em terras helvéticas foi suficiente para ninguém borrar a pintura, ou quase ninguém.

Mas quais as diferenças desta partida para a anterior? Quase tudo! Piccini parece ter levado uma tamanha injecção que mudou o seu nome para Piccinão. Battaglia, como referido no texto passado, bastava tirar as pantufas para a qualidade sobressair. É o número seis, em disputa com Petrovic e Palhinha, com mais capacidade, tanto na luta como na entrega. Bruno Fernandes é o compressor – deixem explicar-vos porquê: um carro pode ser vistoso, ter pneus de qualidade, pequenos como Gelson, Podence e Acuña, mas que imprime uma velocidade estonteante consoante a aceleração; pode ter um grande motor – o gigante holandês
raramente falha -, Bas Dost quando visa a baliza é certeiro e eficaz, mas se a máquina não tiver um compasso capaz de pautar e desenhar cada ritmo, de nada serve ter o resto. E Bruno Fernandes faz isso tão bem que começa a ser frustrante ter Adrien no mesmo plantel.

 

Bruno Fernandes está a adaptar-se de forma bastante rápida na equipa leonina Fonte: Sporting CP
Bruno Fernandes está a adaptar-se de forma bastante rápida na equipa leonina
Fonte: Sporting CP

É genuíno dizer que, neste momento, a maior dificuldade seria colmatar uma possível venda de Gelson Martins. Mas, não podemos ser ingratos. Ter Adrien e William é um luxo. É um prazer ver dois atletas de classe mundial no plantel. Mesmo depois de ter descolorado ainda mais o cabelo, Fábio Coentrão continua a encantar. Mathieu continua a ter dificuldade em sair das costas de Coates – se bem que neste jogo frente ao Mónaco esteve muito menos tímido.

Doumbia não engana, parece mesmo ter o dobro da idade e da necessidade em se adaptar à equipa. Não é que se possa fugir à injustiça, afinal até fez um golo contra o Marselha e mostrou alguma mobilidade, mas, já frente ao Mónaco, foi presa fácil para os defesas, como uma preguiça é para um felino faminto. É de realçar que outros jogadores contratados tiveram a possibilidade de se mostrarem, mas que claramente ficarão com a ingrata tarefa de esperar por uma oportunidade dourada para dissuadir os mais desconfiados, como será a incumbência de Mattheus Oliveira e André Pinto.

Em ambos os jogos, tacticamente, o Sporting não mudou muito. Teve, sim, jogadores menos barrigudos e mais virtuosos. Retirou Bruno César, o picanhas de Alvalade, e Iuri Medeiros, bom tecnicamente mas sem a velocidade necessária para estar num corredor. A inclusão de Acuña foi muito bem esgalhada. O Argentino, tal como Bruno Fernandes, não engana. Tem futebol
nos pés e um perfume capaz de encantar qualquer sector da bancada. Uma partida de reconhecimento que bastou para ser fortíssimo nas bolas paradas e capaz de ter a raça, sem açaime, para morder qualquer opositor.

O ser ou não ser do Sporting foi descortinado, o 4x4x2 ou 4x1x3x2 é prometedor. Nem o facto de Patrício ter tido alguns devaneios e Tobias ter enterrado, tanto no jogo como na possibilidade de ser o “terceiro central”, foram suficientes para diminuir a confiança no universo leonino. Mas, sem ilusões, uma equipa de gatinhos não passou a ser uma equipa de leões esfomeados por causa de uma partida. Passaram, sim, a dar garantias de que há uma equipa capaz e a ser trabalhada para lutar, em fases diferentes, pelas principais disputas do reino leonino. De nada serve aumentar a qualidade se no ringue desafiador não forem aptos para suprimir o maior obstáculo deste início de temporada: o playoff da Champions.

Quadro Semanal

Nesta penúltima semana sobre o tema, a odisseia das transferências, destaque para o quadro, quase final, da equipa do Sporting para a próxima temporada. É de referir, também, o interesse em Dimitri Foulquier. Mais um francês que iria ser colega de quarto de Mathieu e um jogador interessante para lutar com “Piccinão” pela ala direita da defesa. Se bem  que, com jogos desta qualidade, Foulquier poderá não ter qualquer hipótese.

Foto de Capa: Super Sporting

artigo revisto por: Ana Ferreira

António Gonçalves

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Alexander Bah, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.