Top 10: Jogadores da formação do Sporting CP

    2º – Luís Figo – O polémico artista

    Luís Figo
    Fonte: Blog Tribunal do Futebol

    O primeiro gigante do futebol português, tendo vivido numa altura absolutamente diferente da de Eusébio, Luís Figo elevou o nome de Portugal no futebol a um nível nunca antes visto!

    Polémico e calculista, Figo protagonizou uma estranha transferência para Itália tendo assinado ao mesmo tempo por Juventus e Parma, ficando na altura impedido de jogar em Itália durante dois anos. Seguiu então para o FC Barcelona depois de onze épocas ao serviço dos leões, seis enquanto sénior.

    Luís Figo foi ídolo em Espanha e na Catalunha, tendo sendo inclusive capitão da equipa catalã… Roberto Carlos chegou a afirmar que Figo havia sido o jogador mais difícil de marcar que defrontou durante a sua carreira. Não teria de se preocupar mais com essa questão Roberto Carlos, pois Figo, numa transferência altamente polémica, mudou-se da Catalunha para Madrid protagonizando a maior traição da história do futebol espanhol, por uma verba a rondar os cinquenta milhões de euros, a maior da história na sua época.

    Figo era isto: Polémico, controverso e calculista mas cheio de talento e habilidade, Luís Figo voltou a ser ídolo em Madrid. Venceu a Liga dos Campeões e em 2000 a Bola de Ouro da France Football, sendo um ano mais tarde galardoado com o prémio FIFA que distingue o melhor jogador do Mundo de futebol. Foi internacional 127 vezes pela selecção nacional e um grande capitão, sendo apenas ultrapassado por Cristiano Ronaldo. Esteve presente no Euro 1996, Euro 2000, Mundial 2002, Euro 2004 e Mundial 2006, sendo o maior rosto da famosíssima Geração de Ouro do futebol português. Acabou a sua carreira no Inter de Milão, ídolo como sempre, Luís soube perceber as limitações físicas que a idade lhe foi trazendo, adaptando com sucesso o seu jogo, tendo acabado a sua carreira como um jogador de posições mais interiores, sendo que ao longo da mesma, foi claramente um extremo puro. Luís Figo nunca realizou a promessa de voltar a vestir a camisola do Sporting, e sendo assumidamente sportinguista, manchou o seu sportinguismo quando em Milão, no banco de suplentes, festejou um golo que a sua equipa da altura, o Inter, marcou contra o clube que o formou.

    Apesar disso, Figo é e será um dos maiores nomes do futebol nacional e do Sporting Clube de Portugal.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    A Caminhada até Paris #3: Andebol

    Para chegarmos ao Andebol praticado nos dias de hoje...

    Frankfurt volta às vitórias na Bundesliga

    O Frankfurt venceu em casa o Augsburg por 3-1...
    Vasco Mata
    Vasco Matahttp://www.bolanarede.pt
    Apaixonado incondicional pelo Sporting Clube de Portugal, quem lhe tira o futebol, tira-lhe a alegria de viver. Não se deixa cegar pelo clubismo, mas não deixa que ninguém espezinhe “o leão de Alvalade”. Embora esteja a 2000 km, não perde pitada do futebol português!                                                                                                                                                 O Vasco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.