Top 10: Jogadores da formação do Sporting CP

    3º – Paulo Futre – “El Imparable Portugués”

    Fonte: Sporting CP
    Fonte: Sporting CP

    “El Portugués” representou o Sporting Clube de Portugal durante nove épocas, mas apenas uma enquanto sénior. Considerado o primeiro grande virtuoso desde Eusébio, protagonizou, muito provavelmente, o maior erro que o eterno Presidente João Rocha cometeu, quando lhe negou um aumento salarial, deixando-o posteriormente seguir para o FC Porto. Isto numa altura em que o próprio treinador da equipa principal o queria emprestar à Académica de Coimbra para rodar, afirmando que o jogador que se havia estreado pela selecção nacional com dezassete anos, não teria espaço na equipa do Sporting.

    Futre jogou pelos três grandes de Portugal, tendo sido no FC Porto que alcançou o maior sucesso da sua carreira, a Taça dos Campeões Europeus. Seguiu depois para Espanha representando o Atlético de Madrid, sendo o primeiro português a ser considerado ídolo do futebol na vizinha Espanha. Embora reunisse a preferência dos adeptos “colchoneros”, Futre nunca conquistou nenhum campeonato pelo “Atleti”, tendo apenas ganho por duas vezes a Taça do Rei de Espanha.

    Paulo Futre reafirmou ainda, enquanto jogador e também após o final da carreira nos relvados, várias vezes o seu amor pelo Sporting Clube de Portugal, tendo em janeiro de 1993 afirmado que a saída para o FC Porto aconteceu por motivos financeiros e que por essa mesma razão teria uma dívida para com o Sporting CP e os seus sócios. Não voltaria a vestir a camisola do Sporting Clube de Portugal até ao fim da sua carreira, ele que num amigável com apenas dezasseis anos de idade se estreou na equipa principal do Clube de Alvalade. Esquerdino e veloz, Futre era conhecido pelo seu jogo de braços e pela velocidade com que galgava terreno pelos flancos. Imparável e consequente, Futre foi um virtuoso que abanou o marasmo que pairava no futebol português da altura. Muito mais idolatrado e adorado em Espanha pelo seu percurso futebolístico, Futre voltaria à ribalta em terreno nacional sendo parte da lista de Dias Ferreira na corrida à presidência do Sporting Clube de Portugal em 2011.

    Futre foi e será para sempre recordado como o primeiro português com grande sucesso em Espanha, abrindo na altura caminho para a “emigração” do jogador português. Foi sem dúvida o primeiro grande futebolista nacional da era moderna!

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Vasco Mata
    Vasco Matahttp://www.bolanarede.pt
    Apaixonado incondicional pelo Sporting Clube de Portugal, quem lhe tira o futebol, tira-lhe a alegria de viver. Não se deixa cegar pelo clubismo, mas não deixa que ninguém espezinhe “o leão de Alvalade”. Embora esteja a 2000 km, não perde pitada do futebol português!                                                                                                                                                 O Vasco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.