📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Top 10: Números míticos do Sporting

- Advertisement -

4º – Número 9

Fonte: Sporting CP
Fonte: Sporting CP

O número 9 é sempre associado ao goleador, ao matador que faz levantar as bancadas do estádio. O Sporting teve alguns números 9 de relevo durante os últimos vinte anos. Aqui vou destacar três nomes: Ivaylo Iordanov, Ricky Van Wolfswinkel e Islam Slimani.

O búlgaro foi capitão do Sporting e uma das principais figuras do clube na década de 90. Marcou mais de setenta golos com a camisola leonina e ainda foi campeão nacional em 2000, tendo sido ele a colocar o cachecol do Sporting no leão da estátua do Marquês de Pombal, em Lisboa.. Contudo, a sua tarde de glória aconteceu a 10 de junho de 1995, quando marcou os dois golos com que o Sporting derrotou o Marítimo na final da Taça de Portugal, que já fugia ao clube há treze anos. Iordanov também venceu um Prémio Stromp.

Mais tarde, tivemos Ricky Van Wolfswinkel, um avançado holandês, franzino mas muito lutador. Fez parte do plantel nos anos mais negros da história do clube, mas, ainda assim, conseguiu apontar 45 golos em apenas duas temporadas, o que é uma média bem satisfatória, tendo em conta o percurso do clube enquanto o holandês cá esteve.

Por fim, Islam Slimani. O argelino, que foi um dos negócios mais rentáveis da história do clube, tem um percurso de carreira que personifica aquilo que é o lema do Sporting. Com esforço, dedicação e muita devoção, conseguiu chegar à glória de uma carreira em altos voos. Chegou como um avançado muito limitado tecnicamente, mas que tinha uma inegável capacidade no jogo aéreo. A sua capacidade de trabalho e as aprendizagens que retirou do trabalho com Leonardo Jardim, Marco Silva e Jorge Jesus, fizeram com que se tornasse num dos pontas de lança mais cobiçados do mundo. Marcou mais de 50 golos pelo Sporting, 31 deles apenas na última temporada. Atualmente, a maioria dos adeptos sportinguistas desejam secretamente que o argelino se dê mal em Leicester, para ver ser ele volta à casa que o acolheu e viu crescer de forma exponencial.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Balde de água fria nos Açores: Vinícius Lopes dá vantagem ao Santa Clara frente ao Sporting

Vinícius Lopes abriu o marcador aos 5 minutos, na 11.ª jornada da Primeira Liga, que põe o Sporting e o Santa Clara frente-a-frente.

Antevisão GP Brasil: Lando Norris tem um excelente sábado

Lando Norris parecia intocável na qualificação para o GP do Brasil. O líder do Campeonato Mundial conquistou a pole position em São Paulo.

À segunda é de vez | Benfica x Casa Pia

José Mourinho talvez tenha encontrado uma base para conseguir fazer este Benfica jogar à bola.

ELEIÇÕES DO BENFICA: Já votaram mais de 88 mil sócios até às 20h

Até às 20h já votaram mais de 88 mil sócios na 2.ª volta das eleições presidenciais que coloca Rui Costa e João Noronha Lopes frente a frente.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitória SC bate Tondela já nos descontos e sobe ao sétimo lugar

O Vitória SC venceu o Tondela por uma bola a zero durante este sábado, num encontro válido pela 11.ª jornada da Primeira Liga.

Antoine Griezmann sai do banco para bisar na vitória do Atlético de Madrid frente ao Levante

Este sábado, o Atlético de Madrid recebeu o Levante na 12.ª jornada da La Liga, saindo com uma vitória por 3-1, com bis de Antoine Griezmann.

Arsenal tropeça frente ao Sunderland para a Premier League

O Arsenal foi ao norte de Inglaterra empatar contra o Sunderland 2-2, em jogo da 11.ª jornada da Premier League.