Top 10: Números míticos do Sporting

- Advertisement -

4º – Número 9

Fonte: Sporting CP
Fonte: Sporting CP

O número 9 é sempre associado ao goleador, ao matador que faz levantar as bancadas do estádio. O Sporting teve alguns números 9 de relevo durante os últimos vinte anos. Aqui vou destacar três nomes: Ivaylo Iordanov, Ricky Van Wolfswinkel e Islam Slimani.

O búlgaro foi capitão do Sporting e uma das principais figuras do clube na década de 90. Marcou mais de setenta golos com a camisola leonina e ainda foi campeão nacional em 2000, tendo sido ele a colocar o cachecol do Sporting no leão da estátua do Marquês de Pombal, em Lisboa.. Contudo, a sua tarde de glória aconteceu a 10 de junho de 1995, quando marcou os dois golos com que o Sporting derrotou o Marítimo na final da Taça de Portugal, que já fugia ao clube há treze anos. Iordanov também venceu um Prémio Stromp.

Mais tarde, tivemos Ricky Van Wolfswinkel, um avançado holandês, franzino mas muito lutador. Fez parte do plantel nos anos mais negros da história do clube, mas, ainda assim, conseguiu apontar 45 golos em apenas duas temporadas, o que é uma média bem satisfatória, tendo em conta o percurso do clube enquanto o holandês cá esteve.

Por fim, Islam Slimani. O argelino, que foi um dos negócios mais rentáveis da história do clube, tem um percurso de carreira que personifica aquilo que é o lema do Sporting. Com esforço, dedicação e muita devoção, conseguiu chegar à glória de uma carreira em altos voos. Chegou como um avançado muito limitado tecnicamente, mas que tinha uma inegável capacidade no jogo aéreo. A sua capacidade de trabalho e as aprendizagens que retirou do trabalho com Leonardo Jardim, Marco Silva e Jorge Jesus, fizeram com que se tornasse num dos pontas de lança mais cobiçados do mundo. Marcou mais de 50 golos pelo Sporting, 31 deles apenas na última temporada. Atualmente, a maioria dos adeptos sportinguistas desejam secretamente que o argelino se dê mal em Leicester, para ver ser ele volta à casa que o acolheu e viu crescer de forma exponencial.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.

Endrick estreia-se a marcar e Lyon elimina Lille da Taça de França

O Lyon foi ao norte de França bater o Lille por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da Taça.

Inter Milão e Nápoles empatam e luta pelo título continua com distâncias iguais: eis os resultados do dia na Serie A

Empate no jogo grande da jornada da Serie A. O Inter Milão e o Nápoles protagonizaram grande duelo e dividiram pontos.

Só 1 jogador do Vitória SC tinha vencido a Taça da Liga na carreira

O Vitória SC venceu pela primeira vez a Taça da Liga ao derrotar o Braga na final. Nélson Oliveira foi o único que colocou as mãos no troféu pela segunda vez.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas comenta renovação de Francesco Farioli: «Normalmente estes passos dão-se quando há convicção no trabalho realizado»

André Villas-Boas já reagiu à renovação de contrato de Francesco Farioli, que passa a estar ligado ao FC Porto até 2028.

As novidades em relação à cláusula de rescisão de Francesco Farioli

O FC Porto anunciou a renovação de contrato de Francesco Farioli durante este domingo, acordo válido até ao verão de 2028.

Barcelona derrota Real Madrid e vence Supertaça de Espanha

O Barcelona bateu o Real Madrid por três bolas a duas durante a noite deste domingo, conquistando a final da Supertaça de Espanha.