Top 10: Números míticos do Sporting

4º – Número 9

Fonte: Sporting CP
Fonte: Sporting CP

O número 9 é sempre associado ao goleador, ao matador que faz levantar as bancadas do estádio. O Sporting teve alguns números 9 de relevo durante os últimos vinte anos. Aqui vou destacar três nomes: Ivaylo Iordanov, Ricky Van Wolfswinkel e Islam Slimani.

O búlgaro foi capitão do Sporting e uma das principais figuras do clube na década de 90. Marcou mais de setenta golos com a camisola leonina e ainda foi campeão nacional em 2000, tendo sido ele a colocar o cachecol do Sporting no leão da estátua do Marquês de Pombal, em Lisboa.. Contudo, a sua tarde de glória aconteceu a 10 de junho de 1995, quando marcou os dois golos com que o Sporting derrotou o Marítimo na final da Taça de Portugal, que já fugia ao clube há treze anos. Iordanov também venceu um Prémio Stromp.

Mais tarde, tivemos Ricky Van Wolfswinkel, um avançado holandês, franzino mas muito lutador. Fez parte do plantel nos anos mais negros da história do clube, mas, ainda assim, conseguiu apontar 45 golos em apenas duas temporadas, o que é uma média bem satisfatória, tendo em conta o percurso do clube enquanto o holandês cá esteve.

Por fim, Islam Slimani. O argelino, que foi um dos negócios mais rentáveis da história do clube, tem um percurso de carreira que personifica aquilo que é o lema do Sporting. Com esforço, dedicação e muita devoção, conseguiu chegar à glória de uma carreira em altos voos. Chegou como um avançado muito limitado tecnicamente, mas que tinha uma inegável capacidade no jogo aéreo. A sua capacidade de trabalho e as aprendizagens que retirou do trabalho com Leonardo Jardim, Marco Silva e Jorge Jesus, fizeram com que se tornasse num dos pontas de lança mais cobiçados do mundo. Marcou mais de 50 golos pelo Sporting, 31 deles apenas na última temporada. Atualmente, a maioria dos adeptos sportinguistas desejam secretamente que o argelino se dê mal em Leicester, para ver ser ele volta à casa que o acolheu e viu crescer de forma exponencial.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Lage responde ao Bola na Rede: «Capacidade dos jogadores interpretarem todos os momentos do jogo»

Bruno Lage analisou o Benfica x Fenerbahçe do playoff da Champions League. O treinador encarnado respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Honestamente, estava contente de perder 1-0 ao intervalo»

José Mourinho analisou o Benfica x Fenerbahçe do playoff da Champions League. O treinador dos turcos respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

António Silva responde ao Bola na Rede: «Quantos mais duelos ganhar mais confiança dá»

António Silva analisou o Benfica x Fenerbahçe do playoff da Champions League. O defesa encarnado respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

António Silva: «As pessoas julgam um jogador pelo que veem em campo e há muita coisa fora de campo»

António Silva analisou a vitória do Benfica diante do Fenerbahçe. Águias confirmaram a presença na fase de liga da Champions League.

Como está o Ranking UEFA depois do apuramento do Benfica para a próxima fase da Champions League»

Portugal continua no sétimo lugar do ranking da UEFA. O Benfica vai continuar a dar pontos ao país na Champions League.

Bayern Munique derrota Wehen no tempo de descontos e avança para 16 avos da Taça da Alemanha

O Bayern Munique venceu o Wehen por 3-2, em jogo dos 32 avos de final da Taça da Alemanha. Harry Kane apontou o golo da vitória aos 90+4.