10.º – Manuel Fernandes

Fonte: Fórum SCP
Fonte: Fórum SCP

Nos seus tempos áureos era um avançado com uma técnica extremamente apurada e um posicionamento de fazer inveja a qualquer atleta, o que lhe permitia aparecer na área no momento certo para finalizar com grande qualidade e acutilância. Ao mesmo tempo conduzia a bola com enorme destreza, tornando o trabalho dos defesas muito complicado.

Chegou a Alvalade com o intuito de preencher o vazio que Yazalde tinha deixado, e poucos acreditaram que iria singrar, mas a verdade é que se tornou um dos maiores goleadores da história do Sporting CP, um símbolo do clube.

Ao longo de 12 temporadas realizou 441 jogos oficiais pela equipa principal e marcou 260 golos, sendo o segundo maior goleador de sempre do clube, apenas superado pelo inigualável Peyroteo, o terceiro no campeonato e o segundo nas competições europeias.

Com a camisola leonina conquistou dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça, formando com Jordão uma das mais acutilantes duplas de pontas-de-lança da história do futebol português.

Comentários