Tribuna VIP: Jedi Rúben ou a Vida de Amorim

- Advertisement -

TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.

Nota prévia: O texto foi escrito no dia 5 de Maio de 2021, sendo publicado hoje, dia 6.

Em Maio de 1977 o mundo conheceu o Star Wars! A luta entre o bem e o mal, personificada em sabres coloridos e no lado certo da força.

Ontem, dia 4 de Maio, foi o Dia Mundial do Star Wars e eu já tinha um texto preparado no qual falava da “Aliança Rebelde”, do futebol português, contra o “Império Galáctico”! Da forma como a Ordem Jedi conseguiu atrair o jovem Rúben Skywalker e como este enfrentou o maléfico Darth Vader.

Em resumo, Jedi Rúben era visado pelas forças do Mal e sempre que queria dizer “presente”, numa batalha, era suspenso. O jovem Jedi Rúben teve de juntar todas as suas forças, mas foi confrontado com uma verdade que o poderia abalar para sempre: “Rúben, I am your father!”, disse Vader! Jedi Rúben vacilou mas não “caiu”, destruindo a primeira Estrela da Morte, uma gigantesca “máquina” complexa, com capacidade para destruir o futebol.

Mas, afinal, o jogo é hoje, dia 5 de Maio, e não faz sentido fazer esta crónica com base nessa trilogia de episódios eternos. E a minha mente foi para o ano de 1979 e os geniais Monty Python’s. A vida de Bryan! A história de um judeu que nasceu no mesmo dia, mas no celeiro ao lado de Jesus. Uma vida paralela com “Três Homens Espertos” que o levam da “fama” à cruz.

E assim nasce a sinopse de “A Vida de Amorim”. Nascido no celeiro ao lado de Alvalade, todos o olhavam de lado. Um “Homem Esperto”, o rei mago Mendes, levou Amorim para a manjedoura do Leão, com a esperança que isso lançasse o caos eterno.

A luta de Amorim não se adivinhava fácil até porque, no celeiro da Luz, tinha havido o milagre da ressurreição e o respectivo regresso de Jesus.

Como acaba este filme ainda não sabemos mas hoje, na Vila do(s) Conde(s), o Leão voltou a mostrar porque é o Rei!

Iniciou o jogo e Rúben Amorim estava no banco! Eu dei por mim a gritar: “Assim se vê a força d(a) PC”! Em duelo, de Condes e Viscondes, o ferro voltou a ser determinante. Ao minuto seis, Coates, de cabeça, enviou a bola ao poste e, ao minuto 14, foi a vez de Palhinha.

O jogo só dava leões e a mensagem subliminar chegava ao minuto 12 (número dos adeptos): sete a um em ataques! A vitória estava garantida!

Ao minuto 28, Paulinho ameaçou: Kieszek defendeu um primeiro remate de Pote e Paulinho não conseguiu dar o melhor seguimento ao lance.

O árbitro marcou penálti a favor do Sporting ao minuto 29. Vi e revi e para mim não foi penálti. Pote não perdoou e marcou o um a zero. Paulinho ameaçou novamente, ao minuto 43, mas o guardião vila-condense não facilitou.

Fonte: Isabel Silva / Bola na Rede

O treinador do Rio Ave arriscou, ao minuto 46, e trocou o defesa Pedro Amaral pelo avançado Carlos Mané. Rúben Amorim queria marcar mais golos e refrescou o ataque, trocando Nuno Santos por Matheus Nunes, ao minuto 54.

O Sporting continuava a dominar o jogo e Paulinho demonstrou que à terceira é de vez. Minuto 63 e grande golo de Paulinho. Remate do meio da rua e estava feito o 2 a 0 (Rúben chorou, eu chorei, tu choraste!)

O Sporting controlou o jogo até ao apito final, mas tenho de destacar Palhinha, que voltou a estar gigante, demonstrando que é um grande “pulmão” da equipa leonina.

Cada vez está mais próximo, mas enquanto os Leões acreditam, ainda mais, na festa, ao fundo ainda se ouve o coro de Pilatos a cantar “Always look on the bright side of Life“.

Texto da autoria de Bruno de Carvalho,
antigo Presidente do Sporting Clube de Portugal

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Pinto analisa golos sofridos pelo Vitória SC e lamenta derrota: «Fizemos por mais, quisemos mais, mas o futebol é isto e o Braga...

O Braga recebeu o Vitória este sábado, num encontro da 23.ª jornada da Primeira Liga. Luís Pinto analisou o jogo.

Carlos Vicens admite dificuldades do Braga contra o Vitória SC: «Estávamos mais tensos na saída»

O Braga recebeu o Vitória este sábado, num encontro da 23.ª jornada da Primeira Liga. Carlos Vicens analisou o jogo.

Benfica volta a criticar arbitragem com novo vídeo: «Contra o Benfica, penálti. A favor, já não é. Afinal, qual é o critério?»

O Benfica voltou a criticar a arbitragem. Em causa, lance de penálti não assinalado na área do AVS SAD por mão na bola.

A execução técnica de Luis Suárez no terceiro golo do Sporting em Moreira de Cónegos

Luis Suárez foi o autor do terceiro golo do Sporting diante do Moreirense. O ponta-de-lança colombiano marcou na sequência de um pontapé de canto.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 4 destaques do Braga x Vitória SC da Primeira Liga

O Braga bateu o Vitória SC por 3-2 num encontro da 23.ª jornada da Primeira Liga. Fica com os destaques do Dérbi do Minho.

Braga supera o Vitória SC num Dérbi Minhoto cheio de golos

Na 23.ª jornada da Primeira Liga, o Braga saiu vitorioso do Dérbi do Minho, com uma vitória por 3-2 frente ao Vitória SC.

Atlético Madrid dá pontapé na mini crise e vence Espanyol: eis os resultados do dia na La Liga

O Atlético Madrid venceu o Espanyol por 4-2 na 25.ª jornada da La Liga. Sequência sem vitórias dos colchoneros tem fim.