sporting cp cabeçalho 2

Agora que vamos entrar num período de jogos de selecção, volto ao tema dos clubes que mais ajudaram à conquista do Europeu de futebol. E apesar de muitos não quererem ouvir, ou queiram simplesmente esquecer, foi o Sporting com a sua formação, e um meio campo que ainda joga maioritariamente no clube, que tornou isso possível.

Bem sei que outros já se propuseram a isso mas até agora tem sido o Sporting o principal municiador. Isso, documentado por uma das fotos que mais notoriedade teve, com dez jogadores formados na academia dos leões, criou pruridos em muita gente que imediatamente se mexeu nos bastidores. Facilmente constatamos isso com os recentes acontecimentos e convocatórias.

Nem toda a "cacetada" do mundo pode desmentir esta imagem Fonte: Sporting CP
Nem toda a “cacetada” do mundo pode desmentir esta imagem
Fonte: Sporting CP

 

Rui Jorge convocou três jogadores do plantel do Sporting, mas só porque acha que Podence e Francisco Geraldes ainda jogam no Moreirense. E, em último caso, talvez até ache que o Ruben Semedo ainda esteja em Setúbal. Não fosse isso, e o Sporting não teria nenhum dos seus jogadores nesta selecção considerando a cara de poucos amigos quando lhe falaram do Sporting como um clube que aposta em jovens. (Não foi esse o intuito? Pois bem, não tem que se ser só sério, também tem que parecê-lo.)

Anúncio Publicitário

É que se formos ver bem, neste momento qualquer um dos três tem mais minutos jogados pelo Sporting que um que foi convocado para a selecção principal e mesmo assim foi “suficiente”. Se juntarmos a isto o facto de, olhando para a selecção sub-19, ter mais convocados de um clube que está nos últimos lugares da fase de apuramento de campeões em juniores, conseguimos perceber qual o caminho que foi escolhido por um determinado presidente para cumprir uma promessa eleitoral que já vem de há mais de dez anos: “fazer da sua formação a espinha dorsal da selecção”. Se não é possível com o talento, terá que ser pelas influências. Parabéns, estes últimos sinais estão a demonstrar que estão no bom caminho.