Um Desporto Além do Muro

- Advertisement -

16 de novembro de 2019. Duas Ligas dos Campeões. Um clube. Cinco judocas.

Jorge Fonseca, João Fernando, Kherlen Ganbold, João Martinho e Nikoloz Sherazadishvili são os nomes dos atletas do Sporting CP que conquistaram a segunda Liga dos Campeões de Judo consecutiva. É, sem margem para dúvidas, um sucesso desportivo de relevo, que merece o devido destaque e a sua inapagável página na história do clube na modalidade desportiva de judo.

Mas existem outros acontecimentos merecedores de destaque nos anais da história do judo e, acima de tudo, do desporto nacional. 17 de novembro de 2019. No dia seguinte à vitória masculina sportinguista, uma das judocas da equipa feminina do SL Benfica, Telma Monteiro, apesar da derrota da sua equipa na Liga dos Campeões, publicou uma mensagem, na sua rede social Instagram, na qual, depois de todo o apoio que dá à restante equipa de judo, finaliza a mesma dando os seus parabéns à equipa masculina de judo do Sporting CP pela vitória alcançada no dia anterior.

Parece pouco? Sim, parece. Mas é muito e tem um significado que não pode ser contornado. É este o exemplo duma atleta do chamado “eterno rival” e que pode e deve ser replicado, não só dentro da modalidade, mas em todas as demais, incluindo, e sobretudo, no futebol. Um pequeno gesto numa rede social que, apesar de ser apenas mais uma publicação entre tantas, tem um significado incontornável.

Uma imagem que se repete um ano depois
Fonte: Sporting CP

Num país, e num mundo, onde vários muros persistem em manter-se erguidos, são gestos como este que amolecem as barreiras que sectorizam a sociedade, que transformam as mentalidades, que esmorecem as amarras das trincheiras pré-concebidas, criadas ao longo do tempo sem que ninguém as conteste, sobre as quais ninguém questiona e em relação às quais pouco ou nada se faz.

9 de novembro de 2019, celebraram-se os trinta anos da queda de um muro que dividiu a Europa e também o Mundo. Passados oito dias dessa data, podemos assinalar um momento que, apesar de poder não ter força para destruir as bancadas inamovíveis do clubismo desmedido, certamente promove a congregação de todos em volta dos verdadeiros valores do desporto.

Numa época em que se multiplicam os esforços pela defesa da integridade e do chamado fair-play desportivo, é tempo de dar palco a pequenos episódios em que a verdadeira essência do desporto é enaltecida pelos seus principais protagonistas, os seus atletas.

O ato de uma atleta olímpica, detentora de uma das 24 medalhas conquistadas por Portugal, tem que ser objeto do seu destaque merecido, como um exemplo a seguir e a replicar por todos os demais atletas das mais diferentes modalidades desportivas, a começar pelo futebol, os seus agentes e adeptos, de forma a que, em pequenos passos, se possa construir um desporto nacional com níveis de desenvolvimento e de racionalidade similares aos que coexistem na Europa e no mundo.

Ao Sporting CP em particular, e ao desporto nacional em geral, resta agradecer à Telma Monteiro pela mensagem de parabéns enviada, que, como uma lufada de ar fresco na névoa de clivagem que persiste em existir entre clubes, conseguiu dar o exemplo a várias gerações. Resta aguardar que o exemplo seja seguido por todos aqueles que do mesmo foram testemunhas.

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo revisto por Joana Mendes

João Pedro Maltez
João Pedro Maltezhttp://www.bolanarede.pt
Um militante no combate à monocultura desportiva nacional. Um esperançoso por um desporto melhor, a que seja garantido e reconhecido o justo retorno do seu valor social.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Brighton negoceia Costinha e pondera investir 13 milhões de euros

Brighton está em negociações com o Olympiacos para contratar Costinha. O defesa português representou o Rio Ave em Portugal.

Inglaterra: Thomas Tuchel exclui melhor jogador da Premier League 2023/24 da convocatória para o Mundial 2026

Imprensa inglesa avança que Phil Foden não integra a lista de convocados de Inglaterra para a fase final do Mundial 2026.

Primeira Liga: Maxi Araújo é o primeiro defesa escolhido para o Onze do Ano

A Liga Portugal anunciou que Maxi Araújo, defesa-esquerdo do Sporting, foi escolhido para o Onze do Ano da temporada 2025/26.

Casemiro a um passo de reforçar o Inter Miami de Lionel Messi

Casemiro está muito próximo de reforçar o Inter Miami de Lionel Messi. O médio brasileiro está de saída do Manchester United no final da temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa argentina avança acordo de Nicolás Otamendi com o River Plate

Nicolás Otamendi já terá chegado a um acordo verbal com o River Plate para assinar contrato até 2027. O defesa confirmou a sua despedida do Benfica no final da época.

Francesco Farioli diagnostica a crise no Ajax: «Era impossível trabalhar nessas circunstâncias»

Em declarações à ESPN, Francesco Farioli refletiu sobre a experiência no comando do Ajax, destacando os problemas estruturais no clube.

Antigo treinador de Diogo Costa não hesita: «É um dos melhores guarda-redes do mundo»

Diogo Costa recebeu fortes elogios de Israel Dionísio, técnico que treinou o guarda-redes do FC Porto na formação.