Um futebol para totós

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2Ao que parece, no futebol tudo pode ser nada, e nada pode ser tudo, dependendo da definição que se consiga dar ao tudo e ao nada.

Como tudo depende da definição que se dê a cada palavra ou expressão, as instituições que definem as leis devem ter muito cuidado e tentar abranger todas as situações que possam ficar em zona escura, passível de ser contornada.

Todos sabemos que apesar dos esforços para tentar tornar o futebol mais verdadeiro e transparente, haverá sempre quem tente ganhar vantagem aproveitando lacunas nas leis a aplicar, e por isso devemos perceber o que é agressão, e quando se deve considerar agressão, se há empurrão com intensidade, se é que interessa a questão de haver intensidade, se há bola na mão ou mão na bola, se isso importa, e em que situações acontece uma e outra com as respectivas penalizações.

O video-árbitro está ainda muito limitado quanto às situações onde pode actuar Fonte: FFF - Fédération Française de Football
O video-árbitro está ainda muito limitado quanto às situações onde pode actuar
Fonte: FFF – Fédération Française de Football

Porque se, apesar de investir em vídeo-árbitros e em formação de árbitros, continuar sempre a prevalecer a subjectividade de análise do mesmo, então não valerá a pena gastarem tanto dinheiro. E já agora, naqueles lances em que há erro não sancionado pelo vídeo-árbitro, quem terá a má nota? O árbitro, ou o vídeo-árbitro?

Devemos também perceber qual a definição que se dá à expressão “intervenção do Estado” no futebol português. Porque alguns pedirão que aconteça para dar justiça e credibilidade ao desporto, outros pedirão aos amigos que trabalham no Estado, que interfiram em seu favor, para os seus (deles) interesses.

Quanto a grande investimento, deve isso ser definição para o valor de dez jogadores que irão acrescentar qualidade a uma equipa que quer lutar por títulos, ou para vinte que foram adquiridos apenas para reordenar a qualidade das equipas ditas pequenas do campeonato?

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Tottenham e Juventus querem contratar craque do Liverpool

O Tottenham e a Juventus estão interessados em contratar Andy Robertson. Lateral de 32 anos está em final de contrato com o Liverpool.

Estoril Praia prepara-se para 2 saídas e define setor prioritário a reforçar no mercado de verão

O Estoril Praia vai ao mercado por pontas-de-lança e jogadores capazes de jogar no centro do ataque. Alejandro Marqués e Yanis Begraoui devem deixar clube.

Vitinha muito elogiado: «No grupo e no campo, é um jogador que interpreta o futebol como eu o interpretava»

Daniele De Rossi é o treinador do Genoa desde o início de temporada e deixou vários elogios ao avançado português Vitinha.

Sporting com futuro em aberto em relação a médio

O Sporting pode receber Koba Koindredi nas próximas semanas, já que o Basileia ainda não decidiu o futuro do jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Silas Andersen dá novidades sobre a transferência e garante-se 100% interessado no Sporting: «Pode ser um bom lugar para mim»

Saíram novas declarações de Silas Andersen. O médio confessou-se muito interessado em rumar ao Sporting.

Rafael Leão: «Foi uma época que testou o meu estado físico e psicológico ao máximo e só quem vivenciou isso comigo de perto sabe...

Rafael Leão falou sobre a temporada 2025/26. Avançado português cumpriu a sétima época pelo AC Milan e fez 31 jogos.

Afonso Eulálio mantém-se na liderança da classificação dos jovens e cai do pódio em dia de destaque de Jonas Vingegaard no Giro de Itália

Afonso Eulálio caiu para o quinto lugar da classificação geral do Giro de Itália. Jonas Vingegaard venceu a etapa e reforçou a rosa.