Um Sporting que vence, mas nem sempre convence

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

As vitórias podem evitar que se olhe para o funcionamento interno de uma equipa, no sentido daquilo que pode estar a correr menos bem ou que possa vir a ser melhorado no futuro. Os resultados positivos podem, por isso, dificultar uma análise detalhada e profunda sobre o que se passa no interior de um plantel ou de uma equipa ou, eventualmente, esconder-se, sob o pano glorioso das vitórias, os defeitos ou as arestas ainda por limar.

Escrevo esta crónica no dia seguinte ao empate a uma bola dos Leões contra a poderosa Juventus em Alvalade para a Liga dos Campeões. Foi um jogo em que, do ponto de vista exibicional, correu praticamente tudo bem. Digo “praticamente” e não “totalmente” pois a maturidade ou, neste caso, a falta dela, foi determinante num jogo de elevada exigência competitiva.

O Sporting continua a fazer boas exibições na Liga dos Campeões Fonte: Sporting Clube de Portugal
O Sporting continua a fazer boas exibições na Liga dos Campeões
Fonte: Sporting Clube de Portugal

O empate contra a formação de Turim dificulta um pouco, por isso, devido à excelente prestação da equipa do Sporting, o exercício de detetar falhas ou aspetos menos positivos. Mas convém, em nome da cultura de exigência inerente ao ADN do Sporting, que não tenhamos memória curta e não nos iludamos com as exibições mais conseguidas dos Leões. Um clube enorme, como é o Sporting Clube de Portugal, tem sempre que considerar que, independentemente das vitórias – sejam elas pela diferença mínima ou esmagadoras – há aspetos a melhorar.

A classificação da equipa no Campeonato Nacional traduz uma eficácia bastante positiva para este momento da temporada – empates apenas contra o Moreirense fora e em casa contra o FC Porto . Além disso, o facto de estarmos a dois pontos do atual líder do Campeonato (FC Porto) galvaniza os adeptos mas deixa-nos com a frase, todos os anos insistentemente repetida, de que “este ano é que vai ser”. Apesar dos resultados maioritariamente vitoriosos dos Leões, evidenciam-se nesta equipa algumas lacunas que devem preocupar qualquer sportinguista que ama o seu clube e que esteja sedento do tão desejado campeonato nacional. É um Sporting que vence mas que nem sempre convence. Vamos por partes.

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica com grande novidade no treino desta segunda-feira

Bruma foi a grande novidade do treino do Benfica esta segunda-feira. A equipa está a preparar o jogo frente ao FC Porto.

Benfica: Concorrência na corrida por Thiago Almada dificulta negociações

Thiago Almada tem sido apontado ao Benfica, porém existem outros cinco clubes interessados no argentino com maior poder financeiro.

Tottenham perde peça no meio-campo e já explora alternativas

Rodrigo Bentancur será baixa no meio-campo do Tottenham nos próximos dois meses. O médio uruguaio será operado a uma lesão nas costas.

Eis a data e hora da antevisão de Francesco Farioli ao FC Porto x Benfica da Taça de Portugal

Francesco Farioli vai falar aos jornalistas nesta terça-feira, às 12h45, em antevisão ao clássico FC Porto x Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela do Barcelona agradece a Hansi Flick: «Se não tivesse vindo, eu teria deixado o Barça»

Raphinha deixou palavras de agradecimento para Hansi Flick, após a vitória do Barcelona frente ao Real Madrid, na Supertaça Espanhola.

Valencia confirma nova lesão de Thierry Correia

Thierry Correia está novamente lesionado. O lateral-direito português saiu com queixas do último encontro do Valencia, frente ao Elche.

Imprensa francesa rendida a antigo defesa do Casa Pia: «Tornou-se um defesa-central dominante e indiscutível»

As exibições de Ruben Kluivert estão a dar que falar em França. O defesa-central neerlandês tem estado em destaque no Lyon de Paulo Fonseca.