Um treinador, um plantel e demasiados erros de casting

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

A época 2016/2017, embora apenas se tenha atingido metade da mesma, já só e apenas poderá ser considerada um enorme falhanço por parte do Sporting Clube de Portugal.

Depois de uma primeira época com Jorge Jesus ao leme, em que todas as expectativas foram superadas, o Sporting encontra-se na décima sétima jornada do campeonato nacional a oito pontos do primeiro lugar, contando já com quatro empates e três derrotas, acumulando desta feita um total de dezassete (!!) pontos perdidos… Demasiados para quem ambiciona as faixas de campeão nacional!

Se a estrutura directiva se manteve, bem como a equipa técnica, onde é que eventualmente o Sporting perdeu a qualidade que lhe permitiu executar na época passada uma campanha tão positiva? Parece-me claro que a resposta está no plantel… A perda de dois jogadores mais que fundamentais e a sua deficiente substituição, são para mim, as situações principais que colocam o clube de Alvalade na actual situação.

Bas Dost tem sido um dos escassos pontos positivos da época leonina Fonte: Sporting CP
Bas Dost tem sido um dos escassos pontos positivos da época leonina
Fonte: Sporting CP

Saíram João Mário e o argelino Islam Slimani, que se prepara neste momento para disputar a CAN. Tenho dito e insistido que embora o “leão do Magrebe”, seja um jogador excepcional com uma importância extrema na dinâmica da equipa do ano passado (principalmente na primeira fase de pressão), Bas Dost, o seu substituto directo, é de facto um matador nato e embora a equipa esteja com uma performance abaixo do expectável, o holandês já leva treze golos na Liga, liderando desta forma a lista dos melhores marcadores. O que me leva, mais uma vez, a insistir na ideia de que João Mário tinha muito maior preponderância e influência na dinâmica da equipa. Um “híbrido” como gosto de lhe chamar, sabia ser o terceiro médio, ou um jogador de ala, exímio no passe e na forma de pensar o jogo, o internacional português conseguia reunir em si características que de uma forma geral, só dois ou três jogadores oferecem a uma equipa… Visão de jogo, qualidade de passe, alguma precisão de remate, capacidade de pressionar ou fechar espaços…

Vasco Mata
Vasco Matahttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado incondicional pelo Sporting Clube de Portugal, quem lhe tira o futebol, tira-lhe a alegria de viver. Não se deixa cegar pelo clubismo, mas não deixa que ninguém espezinhe “o leão de Alvalade”. Embora esteja a 2000 km, não perde pitada do futebol português!                                                                                                                                                 O Vasco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Novo grande golo: Vinícius Júnior marca com grande remate e empata o Brasil x Marrocos no Mundial 2026

Vinícius Júnior empatou o jogo com um grande remate em arco. Brasil e Marrocos defrontam-se no Grupo C do Mundial 2026.

Golaço de Ismael Saibari mete Marrocos a vencer o Brasil no Mundial 2026

Que grande golo de Ismael Saibari, a abrir o marcador no encontro. Brasil e Marrocos defrontam-se no Grupo C do Mundial 2026.

Jovem egípcio revela proposta do Benfica e garante: «Viajo nos próximos dias para Portugal»

Ziad Saoudi, extremo de 17 anos ao serviço do Pyramids FC, garante que o Benfica já apresentou proposta e que já tem viagem marcada para Portugal.

Al Sadd oficializa saída de Roberto Mancini que tem agora caminho aberto para assumir a seleção italiana

Roberto Mancini deixou o Al Sadd após 30 jogos. O italiano concorre com Antonio Conte pelo comando da seleção italiana.

PUB

Mais Artigos Populares

Fernando Meira é o novo diretor desportivo do Vitória SC após eleição de Rui Rodrigues

Fernando Meira é o novo diretor desportivo do Vitória SC. O português assume o cargo após a eleição de Rui Rodrigues.

EM DIRETO: Vitinha lança Mundial 2026 por Portugal e fala já nos EUA

Vitinha faz a antevisão do Mundial 2026. Médio português é o primeiro jogador da seleção a falar em solo norte-americano.

Sporting: Giorgi Kochorashvili a caminho da La Liga por empréstimo com opção de compra

O jornal A Bola avança que o Celta de Vigo está interessado em garantir os serviços do médio do Sporting, Giorgi Kochorashvili.