Um treinador, um plantel e demasiados erros de casting

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

A época 2016/2017, embora apenas se tenha atingido metade da mesma, já só e apenas poderá ser considerada um enorme falhanço por parte do Sporting Clube de Portugal.

Depois de uma primeira época com Jorge Jesus ao leme, em que todas as expectativas foram superadas, o Sporting encontra-se na décima sétima jornada do campeonato nacional a oito pontos do primeiro lugar, contando já com quatro empates e três derrotas, acumulando desta feita um total de dezassete (!!) pontos perdidos… Demasiados para quem ambiciona as faixas de campeão nacional!

Se a estrutura directiva se manteve, bem como a equipa técnica, onde é que eventualmente o Sporting perdeu a qualidade que lhe permitiu executar na época passada uma campanha tão positiva? Parece-me claro que a resposta está no plantel… A perda de dois jogadores mais que fundamentais e a sua deficiente substituição, são para mim, as situações principais que colocam o clube de Alvalade na actual situação.

Bas Dost tem sido um dos escassos pontos positivos da época leonina Fonte: Sporting CP
Bas Dost tem sido um dos escassos pontos positivos da época leonina
Fonte: Sporting CP

Saíram João Mário e o argelino Islam Slimani, que se prepara neste momento para disputar a CAN. Tenho dito e insistido que embora o “leão do Magrebe”, seja um jogador excepcional com uma importância extrema na dinâmica da equipa do ano passado (principalmente na primeira fase de pressão), Bas Dost, o seu substituto directo, é de facto um matador nato e embora a equipa esteja com uma performance abaixo do expectável, o holandês já leva treze golos na Liga, liderando desta forma a lista dos melhores marcadores. O que me leva, mais uma vez, a insistir na ideia de que João Mário tinha muito maior preponderância e influência na dinâmica da equipa. Um “híbrido” como gosto de lhe chamar, sabia ser o terceiro médio, ou um jogador de ala, exímio no passe e na forma de pensar o jogo, o internacional português conseguia reunir em si características que de uma forma geral, só dois ou três jogadores oferecem a uma equipa… Visão de jogo, qualidade de passe, alguma precisão de remate, capacidade de pressionar ou fechar espaços…

Vasco Mata
Vasco Matahttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado incondicional pelo Sporting Clube de Portugal, quem lhe tira o futebol, tira-lhe a alegria de viver. Não se deixa cegar pelo clubismo, mas não deixa que ninguém espezinhe “o leão de Alvalade”. Embora esteja a 2000 km, não perde pitada do futebol português!                                                                                                                                                 O Vasco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Sergi Altimira esteve sempre ligado, sempre nos sítios certos, recuperou muitas bolas à equipa»

Rui Borges respondeu a uma pergunta do Bola na Rede depois do empate do Sporting contra o Estrela da Amadora por 2-2.

Liga Portugal e o relvado da Reboleira após o Estrela da Amadora x Sporting: «A avaliação final será necessariamente negativa»

A Liga Portugal atribuiu nota negativa ao relvado da Reboleira após o empate de duas bolas entre Estrela da Amadora e o Sporting.

Rui Borges faz rescaldo do empate entre o Sporting e o Estrela da Amadora: eis a conferência de imprensa do treinador

Rui Borges analisou com uma maior profundidade o encontro entre o Sporting e o Estrela da Amadora, relativo à Primeira Liga.

Mitchell van der Gaag e a vitória sobre o Casa Pia no regresso do Marítimo à Primeira Liga: «Estamos de parabéns porque eu sei...

O Marítimo venceu o Casa Pia por 1-0 no regresso à Primeira Liga, com Mitchell van der Gaag a destacar o apoio dos adeptos.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges analisa empate do Sporting e avisa reforços: «Chegaram a um grande clube e exige mais do que o melhor que podemos dar»

Rui Borges analisou o encontro entre o Estrela da Amadora e o Sporting, partida relativa à primeira jornada da Primeira Liga.

Leandro Antonetti iniciou resgate do Estrela da Amadora e promete: «Tenho muito para dar à equipa e será uma grande época»

Leandro Antonetti analisou o encontro entre o Estrela da Amadora e o Sporting, partida relativa à primeira jornada da Primeira Liga.

Rodrigo Zalazar explica derrocada do Sporting na estreia na nova época: «Creio que relaxámos um pouco nos últimos minutos»

Rodrigo Zalazar analisou o encontro entre o Estrela da Amadora e o Sporting, partida relativa à primeira jornada da Primeira Liga.