Um treinador, um plantel e demasiados erros de casting

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

A época 2016/2017, embora apenas se tenha atingido metade da mesma, já só e apenas poderá ser considerada um enorme falhanço por parte do Sporting Clube de Portugal.

Depois de uma primeira época com Jorge Jesus ao leme, em que todas as expectativas foram superadas, o Sporting encontra-se na décima sétima jornada do campeonato nacional a oito pontos do primeiro lugar, contando já com quatro empates e três derrotas, acumulando desta feita um total de dezassete (!!) pontos perdidos… Demasiados para quem ambiciona as faixas de campeão nacional!

Se a estrutura directiva se manteve, bem como a equipa técnica, onde é que eventualmente o Sporting perdeu a qualidade que lhe permitiu executar na época passada uma campanha tão positiva? Parece-me claro que a resposta está no plantel… A perda de dois jogadores mais que fundamentais e a sua deficiente substituição, são para mim, as situações principais que colocam o clube de Alvalade na actual situação.

Bas Dost tem sido um dos escassos pontos positivos da época leonina Fonte: Sporting CP
Bas Dost tem sido um dos escassos pontos positivos da época leonina
Fonte: Sporting CP

Saíram João Mário e o argelino Islam Slimani, que se prepara neste momento para disputar a CAN. Tenho dito e insistido que embora o “leão do Magrebe”, seja um jogador excepcional com uma importância extrema na dinâmica da equipa do ano passado (principalmente na primeira fase de pressão), Bas Dost, o seu substituto directo, é de facto um matador nato e embora a equipa esteja com uma performance abaixo do expectável, o holandês já leva treze golos na Liga, liderando desta forma a lista dos melhores marcadores. O que me leva, mais uma vez, a insistir na ideia de que João Mário tinha muito maior preponderância e influência na dinâmica da equipa. Um “híbrido” como gosto de lhe chamar, sabia ser o terceiro médio, ou um jogador de ala, exímio no passe e na forma de pensar o jogo, o internacional português conseguia reunir em si características que de uma forma geral, só dois ou três jogadores oferecem a uma equipa… Visão de jogo, qualidade de passe, alguma precisão de remate, capacidade de pressionar ou fechar espaços…

Vasco Mata
Vasco Matahttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado incondicional pelo Sporting Clube de Portugal, quem lhe tira o futebol, tira-lhe a alegria de viver. Não se deixa cegar pelo clubismo, mas não deixa que ninguém espezinhe “o leão de Alvalade”. Embora esteja a 2000 km, não perde pitada do futebol português!                                                                                                                                                 O Vasco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting derrota FC Porto e vence a Taça de Portugal em Basquetebol

O Sporting venceu o FC Porto durante este domingo e conquistou a presente edição da Taça de Portugal em Basquetebol.

Arsenal com Eberechi Eze e Viktor Gyokeres em destaque bate Tottenham e estraga a estreia de Igor Tudor

O Arsenal foi ao terreno do Tottenham vencer por quatro bolas a uma, num encontro relativo à 23.ª jornada da Premier League.

Carlos Álvarez foi apontado ao Benfica no verão: como está correr a época do jovem espanhol?

Carlos Álvarez foi associado ao Benfica no último mercado de transferências de verão, mas manteve-se no Levante.

Botafogo de olho em defesa do Estrela da Amadora: tricolores apontam para os 2 milhões de euros

O Botafogo realizou uma sondagem por Bernardo Schappo, defesa que pertence aos quadros do Estrela da Amadora.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Arbeloa com mais uma dor de cabeça para o Real Madrid x Benfica

Dani Ceballos não vai marcar presença no encontro entre o Real Madrid e o Benfica. O médio encontra-se lesionado.

Gianluca Prestianni entra nos planos de José Mourinho para o Real Madrid x Benfica

Gianluca Prestianni figura nas ideias de José Mourinho para a partida frente ao Real Madrid, que se realiza na quarta-feira.

Futuro de João Neves está definido

João Neves vai renovar o seu contrato com o PSG. O internacional português passará a ter um vínculo válido até ao verão de 2030.