Um treinador, um plantel e demasiados erros de casting

Quando vemos um jogo do Sporting nos dias que correm, percebemos que a equipa tem poucas ideias e que leva o seu futebol demasiado para as alas. Existe muito pouco jogo interior, tornando-se dessa forma muito mais complicado criar desequilíbrios entre as linhas adversárias. É claro e óbvio que para quem defende, é bastante mais fácil anular um estilo de jogo meramente pelas alas. O Sporting ataca 90% das vezes pelos flancos, apostando na magia e irreverência de Gelson Martins (que está longe de ser um jogador completamente maduro) e nos apoios dos laterais. Previsível e ineficaz o futebol do Sporting.

E porque é que o futebol dos leões chegou a este estado? A meu ver, pela falta de soluções de qualidade do plantel. O defeso foi um sucesso a nível financeiro, mas um desastre a nível desportivo. Saíram João Mário, Slimani, Aquilani, Teo Gutiérrez, Naldo, Carlos Mané, Barcos, Ewerton e André Martins  e mais recentemente João Pereira. Por outro lado, entraram Bas Dost, Campbell, Alan Ruiz, Beto, Markovic, Castaignos, Meli, André e Petrovic. É fácil perceber que dos jogadores que chegaram ao clube apenas um é indiscutível. O Sporting contratou muito, mas mal. E existem para mim neste momento, três posições absolutamente fundamentais e duas que necessitam também de alternativas válidas, posições essas que passo a enumerar.

Defesa esquerdo – Existem neste momento dois laterais no plantel e JJ opta por um jogador adaptado, que já jogou como médio esquerdo ou médio centro. É urgente encontrar um jogador que verdadeiramente acrescente qualidade à posição.

Bruno César tem sido o bombeiro de serviço para a lateral esquerda dos leões Fonte: Sporting CP
Bruno César tem sido o bombeiro de serviço para a lateral esquerda dos leões
Fonte: Sporting CP

Defesa direito – Um dos titulares foi vendido neste mercado, o outro encontra-se lesionado e o Sporting tem atacado os seus jogos com… a terceira opção para a posição. Outra posição que se necessita de um titular indiscutível, com qualidade inequívoca.

Segundo avançado – Ora joga Alan Ruiz, ora joga André, ora joga Campbell, ou Castaignos ou Markovic ou Bruno César ou até Bryan Ruiz! Ridículo no mínimo que exista uma situação destas num clube com as ambições do Sporting Clube de Portugal. É necessário alguém que seja capaz de dar apoio aos médios e a Bas Dost, um jogador que tenha golo mas que ao mesmo tempo tenha a capacidade de criar jogo interior e desequilibrar entre linhas.

Vasco Mata
Vasco Matahttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado incondicional pelo Sporting Clube de Portugal, quem lhe tira o futebol, tira-lhe a alegria de viver. Não se deixa cegar pelo clubismo, mas não deixa que ninguém espezinhe “o leão de Alvalade”. Embora esteja a 2000 km, não perde pitada do futebol português!                                                                                                                                                 O Vasco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Famalicão próximo de fechar contratação de jogador do Flamengo

O Famalicão está no mercado para reforçar o meio-campo e trabalha para fechar a contratação de Victor Hugo. Médio de saída do Flamengo.

Benfica define futuro de Henrique Araújo

O Benfica já tomou uma decisão quanto ao futuro de Henrique Araújo. Avançado será integrado na pré-época encarnada.

Atalanta paga 15 milhões de euros e fecha substituto de Matteo Ruggeri 

A Atalanta fechou a contratação de um novo lateral esquerdo. Honest Ahanor reforça o plantel da Dea.

Olivier Giroud regressa a França para jogar no Lille

Olivier Giroud foi oficializado como novo jogador do Lille. Avançado regressa a França aos 35 anos de idade.

PUB

Mais Artigos Populares

Flamengo vê fugir destaque do Mundial de Clubes 2025 para a Rússia por 25 milhões de euros

O Flamengo acertou a venda de Gerson para o Zenit. O emblema russo acionou a cláusula de rescisão de 25 milhões de euros.

Besiktas paga 20 milhões de euros por Tammy Abraham: Recorde de transferência

Tammy Abraham já veste a camisola do Besiktas. Turcos pagam 20 milhões de euros à AS Roma pelo avançado inglês.

Antoine Semenyo renova com o Bournemouth e acaba com as esperanças de Ruben Amorim

Antoine Semenyo renovou contrato com o Bournemouth. Avançado internacional ganês fica nos cherries até 2030.