📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Um treinador, um plantel e demasiados erros de casting

- Advertisement -

Quando vemos um jogo do Sporting nos dias que correm, percebemos que a equipa tem poucas ideias e que leva o seu futebol demasiado para as alas. Existe muito pouco jogo interior, tornando-se dessa forma muito mais complicado criar desequilíbrios entre as linhas adversárias. É claro e óbvio que para quem defende, é bastante mais fácil anular um estilo de jogo meramente pelas alas. O Sporting ataca 90% das vezes pelos flancos, apostando na magia e irreverência de Gelson Martins (que está longe de ser um jogador completamente maduro) e nos apoios dos laterais. Previsível e ineficaz o futebol do Sporting.

E porque é que o futebol dos leões chegou a este estado? A meu ver, pela falta de soluções de qualidade do plantel. O defeso foi um sucesso a nível financeiro, mas um desastre a nível desportivo. Saíram João Mário, Slimani, Aquilani, Teo Gutiérrez, Naldo, Carlos Mané, Barcos, Ewerton e André Martins  e mais recentemente João Pereira. Por outro lado, entraram Bas Dost, Campbell, Alan Ruiz, Beto, Markovic, Castaignos, Meli, André e Petrovic. É fácil perceber que dos jogadores que chegaram ao clube apenas um é indiscutível. O Sporting contratou muito, mas mal. E existem para mim neste momento, três posições absolutamente fundamentais e duas que necessitam também de alternativas válidas, posições essas que passo a enumerar.

Defesa esquerdo – Existem neste momento dois laterais no plantel e JJ opta por um jogador adaptado, que já jogou como médio esquerdo ou médio centro. É urgente encontrar um jogador que verdadeiramente acrescente qualidade à posição.

Bruno César tem sido o bombeiro de serviço para a lateral esquerda dos leões Fonte: Sporting CP
Bruno César tem sido o bombeiro de serviço para a lateral esquerda dos leões
Fonte: Sporting CP

Defesa direito – Um dos titulares foi vendido neste mercado, o outro encontra-se lesionado e o Sporting tem atacado os seus jogos com… a terceira opção para a posição. Outra posição que se necessita de um titular indiscutível, com qualidade inequívoca.

Segundo avançado – Ora joga Alan Ruiz, ora joga André, ora joga Campbell, ou Castaignos ou Markovic ou Bruno César ou até Bryan Ruiz! Ridículo no mínimo que exista uma situação destas num clube com as ambições do Sporting Clube de Portugal. É necessário alguém que seja capaz de dar apoio aos médios e a Bas Dost, um jogador que tenha golo mas que ao mesmo tempo tenha a capacidade de criar jogo interior e desequilibrar entre linhas.

Vasco Mata
Vasco Matahttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado incondicional pelo Sporting Clube de Portugal, quem lhe tira o futebol, tira-lhe a alegria de viver. Não se deixa cegar pelo clubismo, mas não deixa que ninguém espezinhe “o leão de Alvalade”. Embora esteja a 2000 km, não perde pitada do futebol português!                                                                                                                                                 O Vasco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo alvo do Benfica é uma das adaptações de sucesso da La Liga em 2025/26

Marc Pubill foi alvo do Benfica nos últimos mercados, mas o espanhol acabou por rumar ao Atlético Madrid em 2025.

A Consistência do Dragão | FC Porto

Em vários jogos, o FC Porto criou, dominou territorialmente, empurrou o adversário para trás, mas falhou na concretização.

Atlético Madrid ‘despacha’ Girona e sobe provisoriamente ao pódio da La Liga

O Atlético Madrid foi à Catalunha vencer o Girona por três bolas a zero, num encontro da 17.ª jornada da La Liga.

Diogo Costa prepara-se para renovar com o FC Porto e há novidades importantes

Diogo Costa prepara-se para renovar contrato com o FC Porto. O seu novo vínculo com o emblema do Dragão será válido até 2030.

PUB

Mais Artigos Populares

Custódio elogia trabalho de Francesco Farioli no FC Porto: «Trouxe uma forma de jogar e uma identidade que tem a ver com a cultura...

Custódio deixou alguns elogios ao treinador dos dragões, Francesco Farioli, antes do embate Alverca x FC Porto, na próxima segunda-feira.

Atenção, Sporting: Vitória SC deve estrear jogador na Primeira Liga frente aos leões

O Sporting vai enfrentar o Vitória SC na terça-feira, a partir das 20h45, em jogo da 15.ª jornada da Primeira Liga.

Custódio reconhece qualidade do FC Porto mas garante ambição: «Sentimos que somos competitivos em quase todos os jogos»

Em antevisão ao jogo com o FC Porto, na Primeira Liga, Custódio referiu que o Alverca entrará com «humildade, vontade e ambição».