Um verdadeiro Derby

- Advertisement -

milnovezeroseis

Caro leitor,

Já tive oportunidade de reiterar, na coluna de opinião do Bola na Rede que é me concedida, a minha visão daquilo que é um jogo de grande cartaz: um derby, ou um clássico, é, independentemente da conjuntura de ambos os clubes, uma partida emocionante, seja pelo historial de confrontos entre as equipas, seja pelo facto de estarem, na altura em que se confrontam, a lutar por objectivos iguais. Às razões atrás apresentadas resta apenas adicionar a componente psicológica, espelhada no entusiasmo com que adeptos de ambos os clubes abordam o jogo. E eis aquilo que, a meu ver, é um jogo grande.

Ora, à luz daquilo que em cima escrevi, não surge dúvida alguma: o Benfica-Sporting do próximo Domingo será um jogo de grande cartaz. Um derby, no sentido lato do termo. No campo gladiar-se-ão duas equipas com um historial de confrontos imenso – este será o 301º jogo (!) entre os rivais– e que estão a lutar, à passagem da 18ª jornada, pelo 1ºlugar do campeonato. Paralelamente, os adeptos, quer de um clube, quer do o outro, estão a encarar o derby com bastante expectativa, sendo que, por exemplo, os 3 mil bilhetes destinados ao Sporting “voaram” no primeiro dia em que foram postos à venda.

Sem Jefferson, por força da lesão contraída no jogo contra o Nacional, e William Carvalho, que cumprirá castigo por acumulação de amarelos, o Sporting terá a sua tarefa dificultada. O rigor táctico e defensivo e a classe com que opera cada passe, têm feito do internacional português uma pedra angular no onze leonino. Já Jefferson, que enfrenta a segunda lesão da época, tem, igualmente, sido aposta regular de Leonardo Jardim para o lado esquerdo da defesa. O brasileiro tem sido regular no sentido exibicional, demonstrando ser um bom jogador quer a defender, quer a atacar.

As ausências de William e Jefferson são, com efeito, o maior problema com que Leonardo Jardim se vê a braços. As escolhas mais evidentes e prováveis são Eric Dier e Iván Piris. O inglês formado na Academia de Alcochete, está familiarizado com as tarefas de um médio defensivo, pese embora a sua posição raíz seja a de defesa central. Na época transacta, no jogo Sporting-Porto, ocupou a posição em causa, por exemplo. Piris, por outro lado, já defrontou o Benfica esta temporada, no malfadado 4-3, em jogo a contar para a Taça de Portugal, sabendo, de antemão, que dificuldades enfrentará. O paraguaio tem, igualmente, correspondido positivamente quando chamado a jogo.

Este Benfica-Sporting é, de facto, em tudo determinante. Pessoalmente, creio que quem ganhar o derby será campeão em Maio. Mas, determinismos à parte, é inegável que é fulcral, quer para Sporting, quer para Benfica, vencer o jogo de Domingo. Certo é que os leões não vencem na Luz desde 2005, mas, algum dia, o enguiço tem de acabar. Esperemos, pois, que esse dia seja Domingo. Força Sporting!

Pedro Lemos
Pedro Lemos
O Pedro vem do Algarve e vê futebol desde que se lembra. Sportinguista vindo de uma família benfiquista, assume-se como sonhador e um confesso "bruno-carvalhista".                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Moreirense recebe ‘dois reforços’ do Bournemouth sub-21 para colmatar ausências na equipa

Jonny Day e Harold William, dois jogadores do plantel sub-21 do Bournemouth, estão a treinar sob as ordens de Vasco Botelho da Costa no Moreirense.

Onde ver gratuitamente a Final da Taça da Liga Feminina entre Torreense e Valadares Gaia

A final da Taça da Liga Feminina será disputada entre Torrense e Valadares Gaia às 19h do próximo sábado. Duelo terá transmissão televisiva no Canal 11.

Jamal Musiala retoma treinos no Bayern Munique

Jamal Musiala regressou aos treinos no Bayern Munique após ter sentido dores no tornozelo no jogo frente à Atalanta, na Champions League.

Cristiano Ronaldo voltou aos treinos do Al Nassr após recuperar de lesão: «Bom estar de volta»

Cristiano Ronaldo partilhou uma fotografia nas instalações do Al Nassr, revelando que está de regresso aos treinos.

PUB

Mais Artigos Populares

Ligue 1 remarca jogo decisivo do PSG na competição: eis o motivo

A Ligue 1 anunciou a alteração das datas dos jogos Lens x PSG e Brest x Estrasburgo, devido à participação dos clubes nas competições europeias.

Benfica oferece contrato profissional a guarda-redes internacional português

António Luís, guarda-redes de 16 anos e internacional português nos escalões sub-15 e sub-16, assinou o seu primeiro contrato profissional pelo Benfica.

Rafael Leão recupera lesão em Portugal após ser dispensado da convocatória da Seleção Nacional

Rafael Lesão viajou para Portugal para tratar de uma lesão no adutor. O avançado foi dispensado da convocatória de Portugal devido a problemas físicos.