“Uma formação de vencedores” | 20º Aniversário da Academia Cristiano Ronaldo

- Advertisement -

“Formar vem primeiro do que ganhar”. No dia 21 de junho de 2002, nascera a Academia Cristiano Ronaldo com um projeto visionário que viria, de forma mais profissional, criar campeões através de um modelo centrado no aspeto técnico, tático e humano (valores) dos jogadores. É esse o objetivo.

Sr. Aurélio Pereira, figura responsável pelo sucesso da formação leonina, sonhou e concretizou, levando a cabo o desenvolvimento de um projeto que já teria sido iniciado há mais de duas décadas antes da Academia. Um pai para muitos, um descobridor de talentos nato e uma lenda eterna do clube.

Hoje celebram-se os 20 anos de uma Academia que colocou o Sporting CP no topo das melhores formações a nível mundial (distinguido pela ECA como o melhor clube da Europa de Futebol de Formação em 2021). Uma Academia que formou seis Bolas de Ouro (cinco de Cristiano Ronaldo e uma de Luís Figo) e especialmente, que ajudou a Seleção Nacional a agarrar o título mais importante da sua história (10 dos 14 atletas que jogaram a final do Euro 2016 foram formados no Sporting).

📸 Imagens das celebrações do 20.º aniversário da Academia Cristiano Ronaldo 🦁 #SportingCP pic.twitter.com/uVBLPQmwl0

— Sporting Clube de Portugal (@Sporting_CP) June 21, 2022

Pode-se dizer que é uma verdadeira fábrica de talentos, mas também um exemplo de união e visão estratégica que desencadeou uma “nova forma de trabalhar futebol em Portugal” (Fernando Gomes).

Para Aurélio Pereira, o Sporting CP é uma “formação de vencedores” e, até ao momento, está certamente no lado correto da história. Agora o objetivo é progredir ainda mais. Celebra-se o passado/presente, enquanto se prepara o futuro.

É neste sentido que o Sporting CP lança o seguinte plano de expansão da academia: novo edifício de acolhimento, a união dos atuais ginásios da formação, novo edifício da ala profissional, novo parque de painéis fotovoltaicos, novos campos de treino de futebol 11 (6) com novas bancadas de apoio e blocos de balneários, a ampliação do Lote 02, novo “mini-estádio” para competições oficiais e a reformulação de acessos e arruamentos.

Depois de uma bonita cerimónia que contou com catering, convidados especiais e um convívio descontraído e animado, comemorou-se assim os 20 anos da Academia Cristiano Ronaldo – um checkpoint de uma rota de sucesso. De uma família vencedora que conduz unida, até porque como já se sabe “onde vai um, vão todos”.

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Francisco Cunha: o apanha-bolas dos sub-14 do Benfica que festejou com José Mourinho

Num momento de puro êxtase, José Mourinho abraçou o apanha bolas nos festejos do golo de Anatoliy Trubin. O jovem é Francisco Cunha, jogador dos sub-14 do Benfica.

Afonso Patrão troca o Braga pelo Westerlo

Afonso Patrão deixou o Braga e assinou pelo Westerlo. A transferência garantiu ao clube bracarense direitos de formação e uma percentagem numa futura transferência.

James Ward-Prowse troca o West Ham de Nuno Espírito Santo pelo Burnley

James Ward-Prowse vai jogar no Burnley até ao final da temporada, depois de o clube ter assegurado a sua chegada por empréstimo proveniente do West Ham.

Braga cede João Marques por empréstimo ao Casa Pia

João Marques vai reforçar o Casa Pia por empréstimo do Braga até ao final da temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting treinou no País Basco antes de regressar a Portugal

Após a qualificação histórica para os oitavos da Champions League, o Sporting realizou um treino de recuperação em Bilbao antes do regresso a Portugal.

José Mourinho: «O Benfica é o meu país, a minha casa fica a 20 minutos daqui. Estas são as pessoas do meu país, este...

José Mourinho deixou palavras de emoção para o Benfica. O técnico português falou sobre o sentimento vivido após a vitória frente ao Real Madrid.

Eis os árbitros nomeados para a 20.ª jornada da Primeira Liga

A FPF anunciou, esta quinta-feira, as nomeações das equipas de arbitragem para os 9 encontros da 20.ª jornada da Primeira Liga.