“Uma formação de vencedores” | 20º Aniversário da Academia Cristiano Ronaldo

- Advertisement -

“Formar vem primeiro do que ganhar”. No dia 21 de junho de 2002, nascera a Academia Cristiano Ronaldo com um projeto visionário que viria, de forma mais profissional, criar campeões através de um modelo centrado no aspeto técnico, tático e humano (valores) dos jogadores. É esse o objetivo.

Sr. Aurélio Pereira, figura responsável pelo sucesso da formação leonina, sonhou e concretizou, levando a cabo o desenvolvimento de um projeto que já teria sido iniciado há mais de duas décadas antes da Academia. Um pai para muitos, um descobridor de talentos nato e uma lenda eterna do clube.

Hoje celebram-se os 20 anos de uma Academia que colocou o Sporting CP no topo das melhores formações a nível mundial (distinguido pela ECA como o melhor clube da Europa de Futebol de Formação em 2021). Uma Academia que formou seis Bolas de Ouro (cinco de Cristiano Ronaldo e uma de Luís Figo) e especialmente, que ajudou a Seleção Nacional a agarrar o título mais importante da sua história (10 dos 14 atletas que jogaram a final do Euro 2016 foram formados no Sporting).

📸 Imagens das celebrações do 20.º aniversário da Academia Cristiano Ronaldo 🦁 #SportingCP pic.twitter.com/uVBLPQmwl0

— Sporting Clube de Portugal (@Sporting_CP) June 21, 2022

Pode-se dizer que é uma verdadeira fábrica de talentos, mas também um exemplo de união e visão estratégica que desencadeou uma “nova forma de trabalhar futebol em Portugal” (Fernando Gomes).

Para Aurélio Pereira, o Sporting CP é uma “formação de vencedores” e, até ao momento, está certamente no lado correto da história. Agora o objetivo é progredir ainda mais. Celebra-se o passado/presente, enquanto se prepara o futuro.

É neste sentido que o Sporting CP lança o seguinte plano de expansão da academia: novo edifício de acolhimento, a união dos atuais ginásios da formação, novo edifício da ala profissional, novo parque de painéis fotovoltaicos, novos campos de treino de futebol 11 (6) com novas bancadas de apoio e blocos de balneários, a ampliação do Lote 02, novo “mini-estádio” para competições oficiais e a reformulação de acessos e arruamentos.

Depois de uma bonita cerimónia que contou com catering, convidados especiais e um convívio descontraído e animado, comemorou-se assim os 20 anos da Academia Cristiano Ronaldo – um checkpoint de uma rota de sucesso. De uma família vencedora que conduz unida, até porque como já se sabe “onde vai um, vão todos”.

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Aymeric Laporte: «Nos últimos jogos temos visto coisas muito estranhas, lances que se deixam passar. Sobretudo com a Argentina…»

Final do Mundial 2026 entre Espanha e Argentina é já este domingo pelas 20h00. Aymeric Laporte prestou declarações antes do jogo.

FC Porto pretende cobrir investimento em Hwang In-beom com venda de Stephen Eustáquio

Stephen Eustáquio deve deixar o FC Porto neste mercado de verão e os dragões pretendem reaver os cinco milhões de euros investidos em Hwang In-beom.

Luis de la Fuente conta história da 1ª vez que enfrentou Lionel Messi: «Marcou 4 golos em 15 minutos»

Luis de la Fuente, selecionador de Espanha, falou sobre a primeira vez em que enfrentou Lionel Messi, num jogo entre o Barcelona e o Sevilha.

Rodri na antevisão à final do Mundial 2026: «Para mim, Lionel Messi é o melhor jogador de todos os tempos»

Rodri fez antevisão ao Espanha x Argentina, jogo da final do Mundial 2026. Médio diz que Lionel Messi é o melhor jogador de todos os tempos.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica B e Al Nassr enfrentam-se neste verão: eis o data

O Benfica B vai ter jogo de preparação com o Al Nassr, a 22 de julho. É na próxima quarta-feira pelas 18h00 e será à porta fechada.

Dany Jean renova contrato com o Torreense

O Torreense anunciou a renovação de Dany Jean. O avançado haitiano de 23 anos assinou um contrato válido até 2029.

Borussia Dortmund contrata Takato Yamamoto

Takato Yamamoto é reforço da equipa sub-23 do Borusia Dortmund. O médio defensivo chega por empréstimo proveniente do Gamba Osaka do Japão.