Uma questão lateral?

    O outro lateral esquerdo de raiz no plantel do Sporting CP é Lumor. O internacional ganês de 22 anos tem sido o” zero à esquerda” nesta equação leonina, pois não soma ainda um único minuto de jogo. Mesmo com esta indefinição à esquerda, Lumor parece não contar para Peseiro. Já na temporada passada, sob o comando de Jorge Jesus, disputou unicamente sete partidas depois de ter sido recrutado ao Portimonense SC no mercado de inverno. Lumor é um jogador que pode oferecer uma grande profundidade ao jogo leonino com os seus raides pela esquerda, graças principalmente à sua velocidade acima da média, e é ainda um nome constante na convocatória da seleção do Gana. No entanto, nada disto tem convencido José Peseiro a testá-lo em ambiente de jogo. Talvez isso se deva ao enfoque que o técnico coruchense tem dado ao equilíbrio defensivo da equipa, um dos aspetos em que Lumor é claramente menos capaz. Ainda assim, o internacional ganês continua a ser uma incógnita em Alvalade, a sua escassa utilização não lhe tem permitido mostrar do que é capaz e do que pode oferecer de diferente à equipa.

    Vez agora para o jogador que têm assumido a posição nos últimos jogos, um jogador que neste ainda curto arranque de temporada já jogou como médio esquerdo, médio centro e agora lateral esquerdo. O argentino Marcos Acuña parece ser a opção mais viável de entre todas as disponíveis no plantel verde e branco, algo que se evidenciou na sua exibição absolutamente irrepreensível frente ao Qarabag FK para a Liga Europa. É um jogador que não desconhece a posição mesmo que esta não seja o seu lugar de raiz, contudo já por várias vezes a ocupou na seleção albiceleste e até no Sporting CP de Jorge Jesus, na temporada passada. Acuña é um autêntico dínamo que está sempre ligado à corrente. É forte fisicamente e disputa todos os lances a alta intensidade de forma agressiva e autoritária, não lhe corresse sangue argentino nas veias. “El huevo” é também um jogador tecnicamente evoluído com uma disponibilidade física impressionante mas para além disso e como é um jogador com rotinas de médio ala, Acuña é uma unidade perigosa quando sobe no terreno: tem uma excelente técnica de cruzamento e um remate potentíssimo. Defensivamente é um jogador voluntarioso que defende com afinco e impetuosidade mas ainda comete algumas falhas, algo que só com rotinas e tempo de jogo na posição poderá melhorar.

    O internacional argentino parece ser a melhor solução para o lado esquerdo da defesa
    Fonte: Sporting CP

    Sobra ainda uma hipótese para ocupar a vaga de lateral esquerdo leonino. Bruno Gaspar chegou esta temporada ao clube de Alvalade mas é já um conhecido dos adeptos portugueses, pois antes de rumar à Fiorentina, o jogador de 25 anos foi pedra basilar no Vitória SC. Bruno Gaspar é destro mas a posição de lateral esquerdo não é uma surpresa para ele. O jovem português é um jogador marcadamente ofensivo que prima pela velocidade que imprime no jogo mas também pelos seus bons cruzamentos e capacidade de tomada de decisão em zonas altas do terreno. Neste início de temporada, Bruno Gaspar ainda só foi titular para a Taça da Liga e disputou escassos minutos no dérbi frente ao SL Benfica mas com esta “janela” aberta na lateral esquerda, o ex-Fiorentina tem uma boa oportunidade para somar mais minutos e poder demonstrar as suas valências de leão rampante ao peito.

    Pelo menos em termos de quantidade, as opções ainda são algumas, porém numa posição tão exigente e que necessita de alguém tão completo e multifacetado, Acuña aparece neste momento como o melhor colocado para agarrar esse lugar para o resto da época. O argentino pode ser a unidade ideal que consegue oferecer capacidade e imprevisibilidade ofensiva e simultaneamente grande compromisso defensivo. Aliás, a posição de lateral esquerdo sempre lhe pareceu destinada mas só agora essa utilização se tem efetivado porque neste começo de temporada, o ex-Racing teve que exercer de “bombeiro” e servir de opção de recurso no miolo enquanto Battaglia não encontrava o par adequado.

    É urgente colmatar a lacuna na lateral esquerda de maneira a que o rendimento da equipa seja maximizado e a equipa possa crescer de forma sólida e sustentada. Até porque afinal, quando se avalia a preponderância desta posição no jogar do Sporting CP de José Peseiro, esta é uma questão nada lateral!

    Foto de Capa: Sporting CP

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Xavier Costa
    Xavier Costahttp://www.bolanarede.pt
    Amante de desporto em geral mas desde cedo o futebol fez parte da sua vida. Estudante de jornalismo movido por uma curiosidade desmedida e com o sonho de chegar ao jornalismo desportivo. Apaixonado pelo futebol na sua essência e sempre interessado em pensar o jogo e em refletir sobre o fenómeno em si. Num jogo que tantas emoções desperta, nada melhor que palavras para as exprimir, assim o gosto pela escrita e a paixão pelo futebol fundem-se num só.                                                                                                                                                 O Xavier escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.