📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Utilização de 3 médios: uma possibilidade?

- Advertisement -

Com a nova tática implementada por Rúben Amorim, surgiram alguns aspetos positivos. Porém, realçaram-se, também, algumas lacunas, nomeadamente na construção de jogo. Como referi num outro artigo que escrevi para o Bola na Rede sobre Wendel, os dois médios que atuam na equipa do Sporting CP têm um papel mais preponderante sem bola do que com ela no pé. Os adversários pressionam muito os dois homens do meio campo, obrigando-os a jogar, quase sempre, ao primeiro toque. Desta forma, a formação de Alvalade é obrigada a recorrer às alas, utilizando-as como o principal motor ofensivo da equipa.

No meu ponto de vista, o meio campo é a alma de uma equipa de futebol. É lá que se encontra o equilíbrio (ou falta dele), algo que é decisivo no sucesso (ou insucesso) tático.

Penso que seria benéfico acrescentar um terceiro homem ao meio campo da equipa de Rúben Amorim. Não digo que fosse logo de início, até porque já se viu que o jovem técnico não abdica do 3-4-3, mas sim num cenário em que o Sporting precise de uma mudança de estratégia e alteração nas movimentações. Uma das características negativas que aponto a Rúben Amorim é a falta de adaptabilidade ao jogo. Muitas vezes, o Sporting CP encontra-se neste cenário e o treinador limita-se a trocar os jogadores, mantendo a formação.

Somando um homem ao meio campo, o Sporting CP teria outro estilo de jogo. Em vez dos três jogadores da frente, teria um mais atrás (estilo número 10) e dois avançados móveis. Jovane poderia dar profundidade no centro do terreno (ou Plata), fugindo para as alas quando necessário; Sporar continuava como avançado trabalhador, servindo o apoio frontal à equipa; enquanto que Vietto ou até mesmo Pedro Gonçalves (nova contratação) desciam no momento da construção e atacavam a área no último terço do campo. A utilização do 3-4-1-2 oferecia outra dinâmica à equipa, algo que poderia baralhar e desequilibrar a formação adversária.

Exemplos de sucesso com táticas semelhantes são o BVB Dortmund e o FC Internazionale Milano. O clube alemão varia entre 3-4-3 e 3-4-1-2, enquanto que o Inter utiliza o 3-5-2. É certo que os dois têm mais do que matéria prima para executar as diferentes formações. Não descartando o facto de o Sporting CP ter um plantel desequilibrado, penso que Rúben Amorim deveria também pensar em mais um plano de jogo para atacar a temporada 2020/2021.

Artigo revisto por Mariana Plácido

Miguel Gato
Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica garante que «não tem qualquer acordo fechado» por André Luiz: eis a nota oficial

O Benfica não tem acordo para a transferência de André Luiz. Avançado brasileiro joga no Rio Ave e tem sido associado às águias.

Sotiris Silaidopoulos responde ao Bola na Rede: «Estávamos a defender muito baixo e não tínhamos tempo para chegar com muitos jogadores»

O Rio Ave perdeu com o Sporting por 4-0 para a jornada 16 da Primeira Liga. Sotiris Silaidopoulos respondeu a uma questão do Bola na Rede.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Por mais que haja mobilidade eles sabem o que têm de fazer em cada posição que estão»

O Sporting venceu o Rio Ave por 4-0 para a jornada 16 da Primeira Liga. Rui Borges respondeu a uma questão do Bola na Rede.

Nicolás Otamendi também reage ao golo anulado no Braga x Benfica

Nicolás Otamendi reagiu também ao golo anulado a Samuel Dahl no Braga x Benfica. O defesa-central usou as redes sociais para assinalar o momento.

PUB

Mais Artigos Populares

Transferência de André Luiz para o Benfica já tem valor em cima da mesa

O negócio entre o Benfica e o Rio Ave por André Luiz está prestes a ser fechado. O avançado brasileiro deve custar 15 milhões de euros.

Sotiris Silaidopoulos e a possível ida de André Luiz para o Benfica: «Se acontecer algo, que seja bom para as duas partes»

Sotiris Silaidopoulos analisou o desfecho do Sporting x Rio Ave. Vilacondenses perderam com os leões por 4-0 na Primeira Liga.

Rui Borges rendido a jogador: «Fez uma segunda parte de seleção nacional»

Rui Borges analisou o desfecho do Sporting x Rio Ave. Leões ganharam por ... na Primeira Liga.