Utilização de 3 médios: uma possibilidade?

- Advertisement -

Com a nova tática implementada por Rúben Amorim, surgiram alguns aspetos positivos. Porém, realçaram-se, também, algumas lacunas, nomeadamente na construção de jogo. Como referi num outro artigo que escrevi para o Bola na Rede sobre Wendel, os dois médios que atuam na equipa do Sporting CP têm um papel mais preponderante sem bola do que com ela no pé. Os adversários pressionam muito os dois homens do meio campo, obrigando-os a jogar, quase sempre, ao primeiro toque. Desta forma, a formação de Alvalade é obrigada a recorrer às alas, utilizando-as como o principal motor ofensivo da equipa.

No meu ponto de vista, o meio campo é a alma de uma equipa de futebol. É lá que se encontra o equilíbrio (ou falta dele), algo que é decisivo no sucesso (ou insucesso) tático.

Penso que seria benéfico acrescentar um terceiro homem ao meio campo da equipa de Rúben Amorim. Não digo que fosse logo de início, até porque já se viu que o jovem técnico não abdica do 3-4-3, mas sim num cenário em que o Sporting precise de uma mudança de estratégia e alteração nas movimentações. Uma das características negativas que aponto a Rúben Amorim é a falta de adaptabilidade ao jogo. Muitas vezes, o Sporting CP encontra-se neste cenário e o treinador limita-se a trocar os jogadores, mantendo a formação.

Somando um homem ao meio campo, o Sporting CP teria outro estilo de jogo. Em vez dos três jogadores da frente, teria um mais atrás (estilo número 10) e dois avançados móveis. Jovane poderia dar profundidade no centro do terreno (ou Plata), fugindo para as alas quando necessário; Sporar continuava como avançado trabalhador, servindo o apoio frontal à equipa; enquanto que Vietto ou até mesmo Pedro Gonçalves (nova contratação) desciam no momento da construção e atacavam a área no último terço do campo. A utilização do 3-4-1-2 oferecia outra dinâmica à equipa, algo que poderia baralhar e desequilibrar a formação adversária.

Exemplos de sucesso com táticas semelhantes são o BVB Dortmund e o FC Internazionale Milano. O clube alemão varia entre 3-4-3 e 3-4-1-2, enquanto que o Inter utiliza o 3-5-2. É certo que os dois têm mais do que matéria prima para executar as diferentes formações. Não descartando o facto de o Sporting CP ter um plantel desequilibrado, penso que Rúben Amorim deveria também pensar em mais um plano de jogo para atacar a temporada 2020/2021.

Artigo revisto por Mariana Plácido

Miguel Gato
Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Raúl Asencio absolvido no caso do vídeo íntimo: «Agora é a minha vez de falar»

Raúl Asencio foi absolvido no caso do vídeo sexual. As duas vítimas perdoaram o defesa do Real Madrid, permitindo a retirada da acusação.

Taça de Itália: Palermo e Hellas Verona avançam para os oitavos-de-final

Nos 16-avos de final da Taça de Itália, o Palermo bateu o Mantova por 5-2 e o Hellas Verona eliminou o Cagliari, com uma vitória por 2-1.

Real Sociedad e Celta Vigo empatam no arranque da quarta jornada da La Liga

Na quarta jornada da La Liga, a Real Sociedad e Celta Vigo não foram além do empate a zero no País Basco.

Imprensa italiana revela o plano B de Rui Costa para o Benfica como alternativa a Marco Silva

Nicolò Schira avança que Rui Costa falou com Vicenzo Italiano em maio, como plano B para o Benfica, caso não chegasse a acordo com Marco Silva.

PUB

Mais Artigos Populares

Anderlecht de Vítor Bruno regressa às vitórias na Liga Belga

Na terceira jornada da Liga Belga, o Anderlecht de Vítor Bruno recebeu e venceu o Kortrijk pela margem mínima.

Rui Pedro Braz abandona o cargo de diretor desportivo do Al Ahli

O Al Ahli anunciou um acordo de rescisão de contrato com Rui Pedro Braz, por mútuo acordo. Português chegou ao clube em outubro de 2025.

Ange Postecoglu entusiasmado com o recorde de Cristiano Ronaldo: «Está perto dos 1000 golos… vai ser incrível»

Cristiano Ronaldo está a 22 golos do recorde histórico e Ange Postecoglu deixou fortes elogios ao capitão do Al Nassr.