Utilização de 3 médios: uma possibilidade?

- Advertisement -

Com a nova tática implementada por Rúben Amorim, surgiram alguns aspetos positivos. Porém, realçaram-se, também, algumas lacunas, nomeadamente na construção de jogo. Como referi num outro artigo que escrevi para o Bola na Rede sobre Wendel, os dois médios que atuam na equipa do Sporting CP têm um papel mais preponderante sem bola do que com ela no pé. Os adversários pressionam muito os dois homens do meio campo, obrigando-os a jogar, quase sempre, ao primeiro toque. Desta forma, a formação de Alvalade é obrigada a recorrer às alas, utilizando-as como o principal motor ofensivo da equipa.

No meu ponto de vista, o meio campo é a alma de uma equipa de futebol. É lá que se encontra o equilíbrio (ou falta dele), algo que é decisivo no sucesso (ou insucesso) tático.

Penso que seria benéfico acrescentar um terceiro homem ao meio campo da equipa de Rúben Amorim. Não digo que fosse logo de início, até porque já se viu que o jovem técnico não abdica do 3-4-3, mas sim num cenário em que o Sporting precise de uma mudança de estratégia e alteração nas movimentações. Uma das características negativas que aponto a Rúben Amorim é a falta de adaptabilidade ao jogo. Muitas vezes, o Sporting CP encontra-se neste cenário e o treinador limita-se a trocar os jogadores, mantendo a formação.

Somando um homem ao meio campo, o Sporting CP teria outro estilo de jogo. Em vez dos três jogadores da frente, teria um mais atrás (estilo número 10) e dois avançados móveis. Jovane poderia dar profundidade no centro do terreno (ou Plata), fugindo para as alas quando necessário; Sporar continuava como avançado trabalhador, servindo o apoio frontal à equipa; enquanto que Vietto ou até mesmo Pedro Gonçalves (nova contratação) desciam no momento da construção e atacavam a área no último terço do campo. A utilização do 3-4-1-2 oferecia outra dinâmica à equipa, algo que poderia baralhar e desequilibrar a formação adversária.

Exemplos de sucesso com táticas semelhantes são o BVB Dortmund e o FC Internazionale Milano. O clube alemão varia entre 3-4-3 e 3-4-1-2, enquanto que o Inter utiliza o 3-5-2. É certo que os dois têm mais do que matéria prima para executar as diferentes formações. Não descartando o facto de o Sporting CP ter um plantel desequilibrado, penso que Rúben Amorim deveria também pensar em mais um plano de jogo para atacar a temporada 2020/2021.

Artigo revisto por Mariana Plácido

Miguel Gato
Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto campeão nacional: eis o registo na Primeira Liga até ao momento

O FC Porto sagrou-se campeão nacional pela 31.ª vez na história. Fica com o registo dos dragões na Primeira Liga até ao momento.

Milhões da Arábia Saudita chamam por Luis Suárez e transferência depende de 2 ex-Benfica

Luis Suárez é alvo do Al Hilal para o ataque. Simone Inzaghi quer contar com o avançado do Sporting no plantel da próxima época.

Festejos FC Porto: Pepê recorda Otávio com camisola “Chora Bebé”

Pepê não esqueceu Otávio nos festejos do título. FC Porto venceu este sábado o Alverca e sagrou-se campeão nacional.

Inter Miami de Messi permite reviravolta épica e perde frente ao Orlando City após estar a vencer por 3-0

O Inter Miami desperdiçou uma vantagem de 3-0 e acabou derrotado por 3-4 na receção ao Orlando City. Lionel Messi marcou e assistiu.

PUB

Mais Artigos Populares

William Gomes manda «abraço ao amigo Pote» e Samu atira: «Diziam que era o tricampeonato, diziam que íamos cair…»

Gabri Veiga, William Gomes e Samu Aghehowa lançaram farpas durante a festa. FC Porto sagrou-se campeão nacional.

Noite de pesadelo para os portugueses no Brasileirão: perderam ou empataram todos

Nenhum treinador português venceu o seu jogo no Brasileirão. Além do empate do Botafogo, Palmeiras e Grémio empataram e o Cruzeiro perdeu.

Duplo-duplo de Neemias Queta não evita eliminação dos Boston Celtics no Jogo 7

Os Boston Celtics de Neemias Queta foram eliminados pelos 76ers no decisivo Jogo 7. A equipa deitou tudo a perder ao desperdiçar uma vantagem de 3-1 na série.