Vamos falar apenas de futebol

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

O que nós gostamos é de falar de futebol, futebolistas, tácticas de treinadores, golos bonitos ou fintas excepcionais. O que queremos é valorizar o desporto, os ambientes das bancadas, e as famílias que queiram ir passar um bom momento a ver o seu clube de coração a jogar dentro das quatro linhas.

E o que nos falta para que isso aconteça? Simplesmente que se pacifique o futebol português. Porque hoje, quando se fala de futebol em Portugal, é apenas para referir os jogos de bastidores, jogos de poder e tentativas de ganhar vantagem competitiva através de influências externas.

Pessoalmente gostaria de chegar à segunda-feira e poder falar apenas dos golos do Bas Dost, das fintas de Bruno Fernandes ou Podence, dos passes em profundidade do William, dos cortes do Battaglia, Coates ou Mathieu ou das grandes defesas do Rui Patrício. E nem me custaria muito poder valorizar a qualidade de Jonas, apesar das suas constantes quebras de tensão e perda de consciência, ou reconhecer que jogadores como Brahimi, Aboubakar ou Corona só trazem qualidade ao nosso campeonato, valorizando ainda mais as vitórias que o Sporting possa vir a alcançar.

Estes deveria ser os verdadeiros protagonistas no futebol Fonte: Facebook oficial de Sporting Clube de Portugal
Estes deveriam ser os verdadeiros protagonistas no futebol
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Mas do jogo de futebol não podemos dissociar o negócio futebol, porque é este último que, apesar de nem sempre ser garantia absoluta de vantagem para ganhar títulos, garante aos clubes poderem estar mais perto de os conquistar. E por ser um negócio de milhões, os agentes tentam ao máximo diminuir o risco de verem os seus investimentos não darem os resultados que se perspectivavam. Para que isso aconteça, terão que tentar controlar-se todas as variáveis associadas a um jogo de futebol, como um fora de jogo ou uma falta que, na dúvida, possa ou não ser assinalado, e possa ser decisivo para a vitória em jogos de difícil resolução, castigos que eventualmente possam surgir por práticas menos próprias e que possam ser arquivados, esquecidos ou não vislumbrados, ou mesmo tentando condicionar agentes de decisão, dando-lhes a conhecer que têm os seus contactos, moradas (suas e das famílias), ou mensagens mais íntimas.

Tendo todas estas variáveis controladas, onde fica a imprevisibilidade do futebol, que tantos apregoam ser o mais belo do jogo? É que, se é bonito ver essa imprevisibilidade para os outros desde que ganhe sempre o mesmo, então para mim não serve.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto x Sporting: dragões multados em mais de 35 mil euros, leões também não escaparam

O FC Porto foi multado em mais de 35 mil euros devido a atitudes durante o jogo frente ao Sporting. Os leões também terão que pagar multas.

Conselho de Disciplina não facilita e William Gomes falha a próxima partida do FC Porto

William Gomes está oficialmente de fora da partida entre o FC Porto e o Nacional da Madeira, devido a castigo do Conselho de Disciplina.

Raheem Sterling confirmado como reforço do Feyenoord

Raheem Sterling é o mais recente reforço do Feyenoord. O internacional inglês estava livre no mercado após ter rescindido com o Chelsea.

Treino do FC Porto contou com novidade importante no relvado

Nehuén Pérez apresentou-se no relvado do Olival. O defesa do FC Porto encontra-se a recuperar de uma lesão grave.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os grupos completos da Liga das Nações

Já são conhecidos todos os grupos da Liga das Nações, sorteados durante esta quinta-feira. Portugal foi inserido no Grupo 1 da Liga A.

Eis os adversários de Portugal na Liga das Nações

Portugal já conhece os seus adversários na próxima edição da Liga das Nações: Dinamarca, Noruega e País de Gales.

Sub-16: Portugal vence Japão e e há assistência de Cristianinho

Portugal venceu o Japão por 3-0 na primeira jornada do Torneio do Algarve. Cristianinho fez uma assistência na partida.