📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Vira costas à corrupção!

- Advertisement -

Em Portugal crescemos com a ideia de que é impossível mudar o status quo. A corrupção está instalada em todas as áreas da sociedade e lutar contra isso é, dizem-nos, uma perda de tempo. Temos duas opções: ou fazemos as malas e vamos procurar melhor Estado para outro lado, ou baixamos a cabeça e aceitamos o que nos dão. Porém, toda a gente, até mesmo os portugueses – tidos como inertes e apáticos – atingem o seu ponto de saturação.

No Sporting, fez esta semana um ano que se atingiu o ponto de saturação para com a situação interna. Fartos de sucessivas direções sem rumo, os Sportinguistas juntaram-se por um caminho melhor e começaram uma nova Era. Um ano depois, no passado domingo, deram um passo de gigante para, com união, combater a corrupção que vem de fora.

Mesmo como criador da ideia e um dos seus principais dinamizadores, confesso que não estava totalmente crente no seu sucesso. O meu chip eu consigo mudar – ou talvez não precise, pois não acredito na inércia –, o problema é mudar o chip dos outros. E foi a isto que me propus, com responsabilidades que começo a assumir na minha vida e que quero manter até ao seu fim: fazer 35.000 pessoas virar as costas a um jogo de futebol durante 3 minutos.

“Não vamos conseguir. É impossível”. Foi a última coisa que disse, estavam decorridos 50 segundos do Sporting – Académica, com a Curva SUL de Alvalade a ser a única de costas. Mas eu, como tanta gente neste pequeno país faz, subestimei o poder das massas. As pessoas estão fartas deste desporto podre, desta falta de justiça, de se sentirem roubadas até naquilo que devia ser um divertimento. E revoltaram-se. Um por um, 35.000 Sportinguistas viraram costas à corrupção no futebol português. Sem pedidos do speaker, sem mensagens nos ecrãs gigantes, cartazes megalómanos ou anúncios na televisão. Apenas e só união entre as pessoas.

 

Adeptos do Sporting viram costas à corrupção
Adeptos do Sporting viram costas à corrupção

 

Quando olhei, 20 segundos depois, e vi todo o estádio a abdicar do espetáculo pelo qual pagaram bilhete para se manifestarem por uma ideia que ajudei a fazer crescer, emocionei-me. Guardarei para sempre na memória as imagens do momento mais bonito que já vi em Alvalade. Na verdade, nem tenho outra opção que não recorrer à minha memória, visto que a televisão ocultou uma manifestação de dezenas de milhares de pessoas, em direto. Mas lá chegarei. Um sistema podre de cada vez.

Que cada vez mais se juntem a lutar ao nosso lado, é o meu desejo. Chamem-nos chorões, calimeros, o que quiserem. Cá estarei para chorar e para me queixar sempre que tiver razão. Porque em qualquer processo o queixoso será sempre um queixoso até se provar que tem razão. E aí, muda o status quo. Aí, vira-se as costas à corrupção.

Diogo Bernardo
Diogo Bernardohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é verde até ao tutano e adora futebol. Gosta de ver e analisar jogos, mas, muito mais do que isso, gosta do seu Sporting. Fala sempre no seu clube do coração, bem e mal das outras equipas e sempre mal da arbitragem.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rubén de la Barrera (ainda te lembras?) rejeita proposta para regressar ao ativo em Espanha

Rubén de la Barrera está livre no mercado desde que deixou o Vizela. O treinador rejeitou assumir o comando do Mirandés.

Rui Borges explica Luis Suárez no banco de suplentes: «O Ioannidis tem outros comportamentos individuais sobre as linhas defensivas»

Rui Borges falou antes da partida entre o Sporting e a Juventus, encontro válido pela quarta jornada da Champions League.

O substituto de Iván Fresneda no Juventus x Sporting

O desafio entre a Juventus e o Sporting vai ser disputado na noite desta terça-feira, em jogo da quarta jornada da Champions League.

Dani Carvajal revela quando vai voltar ao ativo pelo Real Madrid

Dani Carvajal está ausente devido a lesão. O lateral-direito espanhol afirmou que só deve voltar aos relvados em 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Abel Ferreira prepara-se para renovar contrato com o Palmeiras e há uma cláusula importante

Abel Ferreira está muito perto de assinar um novo contrato com o Palmeiras e o acordo será anunciado nos próximos dias.

Confirmado: Já é conhecido o estádio onde vai ser disputado o Atlético CP x Benfica da Taça de Portugal

O Atlético CP x Benfica da quarta eliminatória da Taça de Portugal vai ser disputado no Estádio do Restelo. O Belenenses já confirmou em comunicado.

Enzo Maresca confirma Pedro Neto fora do próximo jogo do Chelsea e deixa previsão sobre o regresso de Dário Essugo

Enzo Maresca, treinador do Chelsea, confirmou a ausência de Pedro Neto e alertou para as dificuldades do duelo frente ao Qarabag.