Vitória SC 0-5 Sporting CP: O Leão conquistou a cidade-berço

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2No meio de dois jogos que ditam o futuro na Liga dos Campeões, o Sporting deslocou-se à cidade berço para enfrentar um Guimarães de orgulho ferido depois da derrota por três bolas a zero no terreno do Estoril-Praia. Jorge Jesus apostou no quarteto defensivo do costume e o onze inicial apenas apresentou uma alteração face ao jogo anterior com Bruno Fernandes a aparecer nas costas de Bas Dost, relegando Podence para a bancada. Battaglia foi o homem mais recuado no meio-campo face à ausência de William Carvalho. Do lado dos conquistadores, Pedro Martins apresentou uma equipa composta por Miguel Silva na baliza, Sacko, Marcos Valente, Pedro Henrique e João Aurélio na defesa, Celis, Zungu e Hurtado a meio-campo, enquanto Hélder Ferreira e Raphinha jogaram nas alas encarregues de apoiar David Texeira, o homem mais avançado no terreno.

Sabendo da importância do jogo da próxima Quarta-Feira e da necessidade de resolver o jogo de Guimarães o mais cedo possível, a equipa entrou em campo com a lição bem estudada e com as ideias bem enraizadas. Logo aos 3 minutos, ainda com pouca história para contar, Bruno Fernandes descobriu o espaço necessário para dar uso ao seu potente remate e inaugurou o marcador enquanto Miguel Silva, guarda-redes adversário, se limitou a contemplar a obra de arte que acabara de sair dos pés do internacional português.

Apesar do Guimarães ter posse de bola, nunca foi demasiado perigoso ao ponto de causar calafrios à defesa leonina, sendo que a primeira jogada de relativo perigo surgiu quase aos vinte minutos de jogo, quando Rui Patrício não conseguiu segurar à primeira um cruzamento rasteiro. Depois disso, o Sporting voltou a ser extremamente eficaz ao aproveitar as duas jogadas de perigo que se seguiram. Primeiro, Acuña bateu um livre para a grande área que encontrou na cabeça de Bas Dost a colocação necessária para entrar na baliza vimaranense. Nem três minutos depois, o inevitável Bas Dost isolou-se e voltou a marcar depois de uma assistência de Fábio Coentrão a servir o holandês. O relógio ainda nem tinha chegado à meia-hora e o Sporting já levava três golos de vantagem. Mais perto do intervalo, o Vitória voltou a colocar Rui Patrício à prova, primeiro por Hurtado com um remate de fora de área que saiu à figura do guarda-redes leonino e depois por Raphinha na sequência de um livre. Bruno Fernandes não foi para intervalo sem tentar o bis com um remate forte que saiu na direção de Miguel Silva.

O Holandês Bas Dost bisou na partida Fonte: Sporting CP
O Holandês Bas Dost bisou na partida
Fonte: Sporting CP

No início da segunda parte, o Guimarães entrou em campo com a aparente vontade de reduzir a desvantagem e procurar um outro resultado. No entanto, depois do remate de Raphinha aos cinco minutos do segundo tempo, os vimaranenses voltaram a eclipsar-se muito por culpa do domínio avassalador que o Sporting imprimiu ao jogo. Se era de esperar que os leões reduzissem a intensidade de jogo na segunda parte, Jorge Jesus contrariou isso e o compromisso e a dedicação dos jogadores foram os mesmos da primeira parte. Piccini e Acuña voltaram a tentar o golo mas sem sucesso.

Pedro Martins tentou reentrar no jogo com a dupla substituição de Hurtado e Zungu por Sturgeon e Rafael Miranda. Curiosamente, poucos minutos depois, o Sporting volta a marcar por Bruno Fernandes que voltou a encantar as bancadas do Afonso Henriques com novo remate potente de fora da área ao ângulo inferior direito da baliza de Miguel Silva. Depois disso, o Guimarães ia tentando criar perigo mas o trio Battaglia, Coates e Mathieu foi sempre eficaz na recuperação de bola e no alívio defensivo. Perto do final, Gelson Martins ainda ofereceu o golo a Iuri Medeiros mas o português enviou a bola por cima. Instantes depois, o Sporting fez uma excelente jogada coletiva e Iuri Medeiros ofereceu o golo a Adrien Silva. O capitão não desperdiçou e a vitória ganha números ainda mais expressivos.

A vitória em Guimarães resume-se sobretudo à coerência e eficácia do Sporting algo que estava a faltar nos últimos encontros. O Sporting foi mais equipa, foi melhor em todo o encontro e encontrou uma defesa vimaranense demasiado permeável. A boa notícia é que Jorge Jesus “ganhou” um reforço para as costas de Bas Dost, ou seja, em caso de Adrien continuar no Sporting e, portanto, no onze inicial, Bruno Fernandes também pode atuar ao mesmo tempo e o seu talento não fica desperdiçado no banco. O Sporting segue líder do campeonato com nove pontos e o Guimarães “afunda-se” na tabela classificativa com apenas três pontos conquistados em três jogos.

Cláudia Figueiredo
Cláudia Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista devota desde que se conhece, o futebol é o seu desporto de eleição. Quando jogava, era médio-ofensivo de posição, mas agora prefere a bancada. A menos, é claro, que a convidem para uma peladinha entre amigos.                                                                                                                                                 A Cláudia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto revela o 3º equipamento para a próxima época

O FC Porto deu a conhecer esta terça-feira o terceiro equipamento para a próxima época. Lê a nota dos dragões e vê a camisola.

5 seleções que podem surpreender no Mundial 2026

À entrada para o Mundial 2026, existem várias equipas capazes de fazer muito mais do que apenas cumprir calendário

Já é conhecido o árbitro para o jogo inaugural do Mundial 2026

Wilton Sampaio vai arbitrar o o México x África do Sul. Jogo de inauguração do Mundial 2026 é já nesta quinta-feira.

João Palhinha tem mais interessados mas quer voltar ao Sporting

Há mais interessados por João Palhinha. Médio português quer regressar ao Sporting e leões estão na mesma página.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitória SC vai ao Brasil fechar a contratação do 1º reforço para a próxima temporada

Gustavo Prado está perto de ser o primeiro reforço do Vitória SC. Apesar do período eleitoral, contratação do médio está iminente.

San Antonio Spurs dão ar da sua graça e reduzem desvantagem para os New York Knicks na final da NBA

Equipas mais próximas na final da NBA. Os San Antonio Spurs venceram os New York Knicks e reduziram desvantagem na série.

Espanha vence Peru já em solo mexicano no último encontro de preparação para o Mundial 2026

A Espanha venceu o Peru no seu último encontro particular na antecâmara do Mundial 2026. Embate realizou-se em solo mexicano.