Publicidade

Wendel | O “patinho feio” cheio de classe

Miguel Gato · 1 min

Wendel | O “patinho feio” cheio de classe
Foto: Carlos Silva / Bola na Rede

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Todos sabemos que no futebol existem jogadores mais e menos queridos pelos adeptos. Quando ainda existia a possibilidade de ir ver um jogo ao estádio, deparava-me com uma espécie de fúria dos sportinguistas, cada vez que Wendel não soltava a bola assim que a recebia. Não sei se será pelas polémicas nas quais esteve envolvido, mas a verdade é que Wendel é subvalorizado pelos adeptos leoninos. Já eu vejo-o como um dos médios com mais qualidade na nossa Liga.

Wendel chegou a Alvalade em 2017. No entanto, foi só na temporada seguinte que se afirmou como titular do Sporting CP. O brasileiro é um médio box-to-box. Contém tanto a qualidade técnica, criatividade e rapidez para ajudar a equipa nas manobras ofensivas, como a propensão defensiva que não deixa a equipa desequilibrada (pelo menos, não por culpa dele). Na minha opinião, é um médio completo e fundamental para a equipa que representa.

No 3-4-3 de Rúben Amorim, vemos a formação leonina a utilizar as alas como o principal foco de transição defesa-ataque. Os médios são pouco utilizados na fase de construção, tendo um papel mais preponderante no momento sem bola. As características de Wendel deveriam chamar a atenção do jovem treinador português, visto que este poderia acrescentar algo mais, através das características que mencionei anteriormente. Com um médio mais posicional e defensivo a seu lado, Wendel teria uma maior liberdade para potenciar a sua qualidade ofensiva.

Com apenas 22 anos, Wendel é titularíssimo na equipa de Alvalade. É um dos maiores ativos do Sporting CP, e, bem aproveitado e com a cabeça dentro das quatro das linhas, poderá valer um grande encaixe financeiro ao clube. O facto de ser internacional canarinho de sub-23 é uma grande montra para este jogador que tem tudo para ser um craque.

Artigo revisto por Mariana Plácido

Miguel Gato

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Alexander Bah, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.