Zouhair Feddal: o central que parece ser invisível | Sporting CP

- Advertisement -

Zouhair Feddal, internacional marroquino, chegou a Alvalade proveniente dos espanhóis do Real Bétis Balompié, no verão de 2020 e, por cá, aguardava-lhe a difícil tarefa de substituir o lesionado Jérémy Mathieu. Desde então, o central tem vindo a ser aposta regular de Rúben Amorim.

Até ao momento, Zouhair Feddal, para além de contar com 19 partidas disputadas no campeonato, tem também um golo e quatro assistências registadas em seu nome. No centro da defesa, o marroquino tem feito parceria com Sebastián Coates e Gonçalo Inácio ou Luís Neto, naquela que é a defesa menos batida do campeonato, com apenas dez golos sofridos em 21 jogos.

Ao ver um jogo do Sporting CP sem grande análise, Zouhair Feddal pode facilmente passar despercebido, o que não tem de ser necessariamente mau. No caso do marroquino, ser “invisível” é sinónimo de ser tranquilo, seguro, discreto e, sobretudo, competente. O esquerdino muito raramente comete erros, por isso não “dá nas vistas” pela negativa. Por outro lado, também não é um jogador que sobressai por jogadas individuais ou lances tirados da cartola. Ou seja, é um jogador simples, que sai bem a jogar, tem um bom sentido posicional e é forte nos duelos individuais. Características extremamente importantes e que o Sporting CP necessitava para fechar o lado esquerdo da defesa leonina.

O marroquino chegou, viu e foi quase sempre titular na equipa do Sporting CP
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Um breve olhar para as estatísticas serve para notar que: Zouhair Feddal é o terceiro defesa da Liga com mais assistências; tem zero erros que deram em golo e zero erros que deram em remate; é o segundo defesa da liga com mais jogos sem sofrer golo; por fim, segundo o Sofascore, é o terceiro defesa da liga com melhor rating.

Para além das características e das estatísticas apresentadas anteriormente, Zouhair Feddal também é uma peça importante quando sobe à área adversária, quer seja em bola parada ou em bola corrida e, apesar de Coates ser o principal destinatário dos cruzamentos, o marroquino tem feito a diferença; o internacional marroquino fez duas assistências nos dois jogos frente ao Paços: no jogo fora, ajeitou para Coates e, em casa, desviou para Palhinha finalizar; para além destas duas assistências em incursões à área adversária, também fez golo (frente ao Portimonense) numa situação semelhante (foi Coates que, desta vez, desviou para Feddal).

Em suma, Feddal representa na perfeição aquilo que é este Sporting CP. Não é nenhum fora de série, mas o seu esforço e trabalho tornam-no num jogador extremamente competente e eficaz em todas as ações do jogo.

Alexandre Sequeira Ribeiro
Alexandre Sequeira Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado na ilha Terceira, nascido e criado para o futebol. Desde cedo aprendeu, viveu e vibrou com o desporto rei. Com o futebol e a escrita espero proporcionar um espetáculo fora das quatro linhas para todos aqueles que partilhem o gosto pela bola e pelos seus artistas.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting avalia contratação de extremo que esteve no Mundial 2026

O Sporting tem Nestory Irankunda referenciado como possível alvo para contratação. O extremo pertence aos quadros do Watford.

Nico Paz após Argentina perder final: «Prometo dar absolutamente tudo de mim para trazer o Mundial de volta»

A Argentina perdeu com a Espanha por 1-0 na final do Mundial 2026. Nico Paz reagiu com publicação feita nas redes sociais.

Já se sabe em que lugar Portugal ficou no Mundial 2026: eis o ranking

Portugal ficou em 13.º lugar no Mundial 2026. FIFA publicou posição final de cada seleção que participou na competição.

Marc Cucurella e a promessa de tatuar a cara de Luis de la Fuente: «Tenho de pensar para ver onde vou fazer»

A Espanha venceu a Argentina por 1-0 e conquistou o Mundial 2026. Marc Cucurella prometeu tatuar a cara de Luis de la Fuente e já reagiu.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas e o regresso de Cardoso Varela: «É um filho desta casa, que sempre quisemos ver vencer no FC Porto»

O FC Porto oficializou esta segunda-feira o regresso de Cardoso Varela. Lê as declarações de André Villas-Boas, presidente dos dragões.

Benfica confirma chegada de internacional jovem pela Eslováquia

O Benfica contratou Alan Lembakoali. Jovem avançado de 16 anos chega do Áustria Viena e já reagiu aos meios do clube.

Morreu Kevin Keegan, antigo jogador e treinador inglês

Kevin Keegan morreu aos 75 anos. Antigo internacional inglês e treinador faleceu após batalha contra um cancro.