Zouhair Feddal: o central que parece ser invisível | Sporting CP

Zouhair Feddal, internacional marroquino, chegou a Alvalade proveniente dos espanhóis do Real Bétis Balompié, no verão de 2020 e, por cá, aguardava-lhe a difícil tarefa de substituir o lesionado Jérémy Mathieu. Desde então, o central tem vindo a ser aposta regular de Rúben Amorim.

Até ao momento, Zouhair Feddal, para além de contar com 19 partidas disputadas no campeonato, tem também um golo e quatro assistências registadas em seu nome. No centro da defesa, o marroquino tem feito parceria com Sebastián Coates e Gonçalo Inácio ou Luís Neto, naquela que é a defesa menos batida do campeonato, com apenas dez golos sofridos em 21 jogos.

Ao ver um jogo do Sporting CP sem grande análise, Zouhair Feddal pode facilmente passar despercebido, o que não tem de ser necessariamente mau. No caso do marroquino, ser “invisível” é sinónimo de ser tranquilo, seguro, discreto e, sobretudo, competente. O esquerdino muito raramente comete erros, por isso não “dá nas vistas” pela negativa. Por outro lado, também não é um jogador que sobressai por jogadas individuais ou lances tirados da cartola. Ou seja, é um jogador simples, que sai bem a jogar, tem um bom sentido posicional e é forte nos duelos individuais. Características extremamente importantes e que o Sporting CP necessitava para fechar o lado esquerdo da defesa leonina.

O marroquino chegou, viu e foi quase sempre titular na equipa do Sporting CP
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Um breve olhar para as estatísticas serve para notar que: Zouhair Feddal é o terceiro defesa da Liga com mais assistências; tem zero erros que deram em golo e zero erros que deram em remate; é o segundo defesa da liga com mais jogos sem sofrer golo; por fim, segundo o Sofascore, é o terceiro defesa da liga com melhor rating.

Para além das características e das estatísticas apresentadas anteriormente, Zouhair Feddal também é uma peça importante quando sobe à área adversária, quer seja em bola parada ou em bola corrida e, apesar de Coates ser o principal destinatário dos cruzamentos, o marroquino tem feito a diferença; o internacional marroquino fez duas assistências nos dois jogos frente ao Paços: no jogo fora, ajeitou para Coates e, em casa, desviou para Palhinha finalizar; para além destas duas assistências em incursões à área adversária, também fez golo (frente ao Portimonense) numa situação semelhante (foi Coates que, desta vez, desviou para Feddal).

Em suma, Feddal representa na perfeição aquilo que é este Sporting CP. Não é nenhum fora de série, mas o seu esforço e trabalho tornam-no num jogador extremamente competente e eficaz em todas as ações do jogo.

Alexandre Sequeira Ribeiro
Alexandre Sequeira Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado na ilha Terceira, nascido e criado para o futebol. Desde cedo aprendeu, viveu e vibrou com o desporto rei. Com o futebol e a escrita espero proporcionar um espetáculo fora das quatro linhas para todos aqueles que partilhem o gosto pela bola e pelos seus artistas.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica informa CMVM de negociações com José Mourinho

O Benfica emitiu comunicado oficial a confirmar negociações com José Mourinho. Técnico português sucederá a Bruno Lage no comando.

Gonçalo Ramos iguala marca histórica de Kylian Mbappé no PSG

Gonçalo Ramos marcou o quarto golo do PSG frente à Atalanta na Champions League. Avançado português igualou Kylian Mbappé em registo.

Otamendi após derrota do Benfica na Champions League: «Em breve chegará o nosso momento»

Nico Otamendi deixou mensagem nas redes sociais. Capitão do Benfica fala em «trabalhar melhor» e «continuar a tentar».

Sporting inicia campanha na Champions League contra o Kairat: Eis os onzes prováveis

O Sporting mede forças esta noite com o Kairat Almaty no arranque da Champions League 2025/26. Fica com os onzes prováveis.

PUB

Mais Artigos Populares

Petit volta a ser hipótese para o Estrela Amadora

O Estrela Amadora procura um novo treinador para render a José Faria. Petit volta a ser um dos candidatos ao comando técnico.

O legado de Bruno Lage no Benfica

Bruno Lage deixa um legado de controvérsias de situações que têm tanto de caricatas, como de insólitas, como de vergonhosas.

O fim desastroso de Bruno Lage no Benfica

Mais grave ainda foi a forma como Bruno Lage não soube controlar o grupo e separar-se do ruído exterior