‘Final four’ da Taça da Liga 2023-24 | A estrela maior de cada equipa

    A final four da 17.ª edição da Taça da Liga está mesmo aí à porta. Benfica, Sporting, Braga e Estoril Praia vão à luta, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, na procura pelo título de ‘Campeão de Inverno’.

    Apenas o Estoril apresenta-se como estreante nesta fase da prova. Depois de um registo perfeito na fase de grupos, resultando na eliminação do FC Porto, atual detentor do troféu, os canarinhos vão medir forças com o Benfica, que não conquista a competição desde a temporada 2015-16. O jogo está marcado para quarta-feira.

    LÊ MAIS: Quem vai ganhar a Taça da Liga?

    Um dia antes, leões e gverreiros entram em campo para decidir o primeiro finalista da prova. O Sporting já conquistou a Taça da Liga por quatro ocasiões – menos três do que o Benfica – enquanto o Braga já levantou o troféu por duas vezes. O jogo é de ‘tripla’ e dificuldade máxima para ambas as formações.

    Tendo em conta o atual momento de cada equipa, segue-se a lista dos jogadores ‘mais importantes’ para Sporting, Braga, Benfica e Estoril na decisão da Taça da Liga.

    Sporting

    Jogadores do Sporting celebram golo de Gyokeres
    Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

    Viktor GyokeresContinua a ser o grande nome da temporada desportiva em Portugal. Constante associado ao interesse de alguns clubes europeus, principalmente ao Chelsea, Gyokeres é a principal referência do Sporting. Na estreia em Portugal, os números são fantásticos – 22 golos e nove assistências em 25 jogos -, mas a importância da ‘besta’ sueca vai muito para além deles.

    Continua a desorientar defesas com as suas arrancadas e a inventar golos, aliando técnica, potência, força e muita disponibilidade. Sabendo do quão fulcral é Gyokeres para o sistema leonino, Rúben Amorim já demonstrou por várias vezes que o sueco é indispensável. São já 2000 minutos de leão ao peito. Embora já tenha falhado três jogos, apenas Pedro Gonçalves e Gonçalo Inácio têm mais minutos do que o homem-golo do Sporting.

    Viktor Gyokeres entra para esta final four com boas possibilidades de vir a ser o melhor marcador da Taça da Liga. A estrela maior dos Leões já marcou por duas ocasiões. Apenas Clayton Silva (Casa Pia) conseguiu fazer melhor, com três golos marcados.

    Braga

    SC Braga Ricardo Horta Taça da Liga
    Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

    Ricardo Horta – Tem sido a grande figura dos minhotos ao longo das últimas cinco temporadas e isso só por si já diz muito da jornada brilhante que tem protagonizado no Braga. Nesta época, com 10 golos, 11 assistências e 2547 minutos distribuídos por 31 jogos, o internacional português permanece como um dos indiscutíveis para Artur Jorge.

    Embora não esteja a passar pela melhor fase da temporada (não marca nem assiste há cinco jogos), Ricardo Horta é um dos maiores perigos que a defesa do Sporting encontrará no primeiro duelo da final four da Taça da Liga.

    Nesta edição da Taça da Liga, Ricardo Horta soma apenas um golo, apontado na Madeira, no duelo contra o Nacional. O extremo português já sabe o que é vencer esta competição. Aconteceu em 2019-20, quando aos 90+5 minutos da final apontou o único golo do jogo, que valeu a segunda Taça da Liga para os gverreiros conquistada frente ao FC Porto.

    Benfica

    Rafa Silva Taça da Liga
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Rafa SilvaEm boa verdade, Ángel Di María é a estrela maior dos encarnados, mas Rafa Silva, que parece estar a encontrar o caminho das boas exibições com alguma regularidade, tem sido o jogador mais importante do Benfica nos últimos jogos. Já é sabido que o português é um dos jogadores fundamentais no modelo de Schmidt, sobretudo pela velocidade e inteligência nos movimentos à profundidade, mas esta temporada não começou da melhor maneira para o camisola 27. A dúvida em relação ao ponta de lança encarnado e as sucessivas oportunidades desperdiçadas por Rafa em jogos importantes para as águias, levaram alguns benfiquistas a torcer o nariz quanto à época em questão do internacional português.

    A verdade é que o técnico alemão nunca colocou o estatuto de Rafa em questão e os frutos podem agora muito bem vir a ser colhidos “à grande e à francesa”, nesta fase da temporada. Rafa Silva leva três golos e cinco assistências nos últimos cinco jogos. Para além disso, parece estar a ser criada uma pequena “sociedade” entre o português e Marcos Leonardo. Pelas características de ambos e pela própria qualidade com que já parecem associar-se dentro de campo, parece ser por ali o futuro a médio prazo do ataque encarnado.

    Na atual temporada, Rafa leva 11 golos e 11 assistências em 31 jogos. Particularmente na Taça da Liga, o atacante contabiliza uma assistência em dois jogos. De realçar que este é único troféu do futebol nacional que escapa ao palmarés do atleta do Benfica.

    Estoril Praia

    Rafik Guitane regressou ao Estoril Praia e à Liga Portuguesa
    Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

    Rafik Guitane – Ainda só vai a meio, mas esta já é a melhor época da carreira, a nível de números, de Rafik Guitane. A cumprir a sua segunda época como jogador do Estoril Praia (a primeira a título definitivo), Guitane é outro dos grandes destaques desta edição da Liga Portuguesa. Cinco golos, igualando a época de 2020-21, ao serviço do Marítimo, e três assistências é a conta, até ao momento, deste talentoso extremo francês.

    Com passagens por Rennes e Stade Reims, parece estar agora a explodir verdadeiramente para o futebol. Tem 24 anos e se conseguir manter este nível alto até ao final da temporada, dará garantidamente o salto, seja dentro ou fora de portas.

    Os jogadores do Benfica e Roger Schmidt terão de estar muito atentos às ações de Guitane, até porque no último duelo entre ambas as equipas, para o campeonato, Morato acabou com pesadelos face à qualidade das ações do extremo estorilista. Para além disso, Rafik Guitane já molhou a sopa esta temporada contra Braga e FC Porto.

    Ainda na última jornada da Liga, Guitane fez delirar a plateia com um golo de outro mundo. Até pode levantar dúvidas quanto à intenção ou não do golo, mas não levanta dúvidas, isso sim, quanto à sua qualidade.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares