‘Final four’ da Taça da Liga 2023-24 | A estrela maior de cada equipa

- Advertisement -

A final four da 17.ª edição da Taça da Liga está mesmo aí à porta. Benfica, Sporting, Braga e Estoril Praia vão à luta, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, na procura pelo título de ‘Campeão de Inverno’.

Apenas o Estoril apresenta-se como estreante nesta fase da prova. Depois de um registo perfeito na fase de grupos, resultando na eliminação do FC Porto, atual detentor do troféu, os canarinhos vão medir forças com o Benfica, que não conquista a competição desde a temporada 2015-16. O jogo está marcado para quarta-feira.

LÊ MAIS: Quem vai ganhar a Taça da Liga?

Um dia antes, leões e gverreiros entram em campo para decidir o primeiro finalista da prova. O Sporting já conquistou a Taça da Liga por quatro ocasiões – menos três do que o Benfica – enquanto o Braga já levantou o troféu por duas vezes. O jogo é de ‘tripla’ e dificuldade máxima para ambas as formações.

Tendo em conta o atual momento de cada equipa, segue-se a lista dos jogadores ‘mais importantes’ para Sporting, Braga, Benfica e Estoril na decisão da Taça da Liga.

Sporting

Jogadores do Sporting celebram golo de Gyokeres
Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

Viktor GyokeresContinua a ser o grande nome da temporada desportiva em Portugal. Constante associado ao interesse de alguns clubes europeus, principalmente ao Chelsea, Gyokeres é a principal referência do Sporting. Na estreia em Portugal, os números são fantásticos – 22 golos e nove assistências em 25 jogos -, mas a importância da ‘besta’ sueca vai muito para além deles.

Continua a desorientar defesas com as suas arrancadas e a inventar golos, aliando técnica, potência, força e muita disponibilidade. Sabendo do quão fulcral é Gyokeres para o sistema leonino, Rúben Amorim já demonstrou por várias vezes que o sueco é indispensável. São já 2000 minutos de leão ao peito. Embora já tenha falhado três jogos, apenas Pedro Gonçalves e Gonçalo Inácio têm mais minutos do que o homem-golo do Sporting.

Viktor Gyokeres entra para esta final four com boas possibilidades de vir a ser o melhor marcador da Taça da Liga. A estrela maior dos Leões já marcou por duas ocasiões. Apenas Clayton Silva (Casa Pia) conseguiu fazer melhor, com três golos marcados.

Braga

SC Braga Ricardo Horta Taça da Liga
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Ricardo Horta – Tem sido a grande figura dos minhotos ao longo das últimas cinco temporadas e isso só por si já diz muito da jornada brilhante que tem protagonizado no Braga. Nesta época, com 10 golos, 11 assistências e 2547 minutos distribuídos por 31 jogos, o internacional português permanece como um dos indiscutíveis para Artur Jorge.

Embora não esteja a passar pela melhor fase da temporada (não marca nem assiste há cinco jogos), Ricardo Horta é um dos maiores perigos que a defesa do Sporting encontrará no primeiro duelo da final four da Taça da Liga.

Nesta edição da Taça da Liga, Ricardo Horta soma apenas um golo, apontado na Madeira, no duelo contra o Nacional. O extremo português já sabe o que é vencer esta competição. Aconteceu em 2019-20, quando aos 90+5 minutos da final apontou o único golo do jogo, que valeu a segunda Taça da Liga para os gverreiros conquistada frente ao FC Porto.

Benfica

Rafa Silva Taça da Liga
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Rafa SilvaEm boa verdade, Ángel Di María é a estrela maior dos encarnados, mas Rafa Silva, que parece estar a encontrar o caminho das boas exibições com alguma regularidade, tem sido o jogador mais importante do Benfica nos últimos jogos. Já é sabido que o português é um dos jogadores fundamentais no modelo de Schmidt, sobretudo pela velocidade e inteligência nos movimentos à profundidade, mas esta temporada não começou da melhor maneira para o camisola 27. A dúvida em relação ao ponta de lança encarnado e as sucessivas oportunidades desperdiçadas por Rafa em jogos importantes para as águias, levaram alguns benfiquistas a torcer o nariz quanto à época em questão do internacional português.

A verdade é que o técnico alemão nunca colocou o estatuto de Rafa em questão e os frutos podem agora muito bem vir a ser colhidos “à grande e à francesa”, nesta fase da temporada. Rafa Silva leva três golos e cinco assistências nos últimos cinco jogos. Para além disso, parece estar a ser criada uma pequena “sociedade” entre o português e Marcos Leonardo. Pelas características de ambos e pela própria qualidade com que já parecem associar-se dentro de campo, parece ser por ali o futuro a médio prazo do ataque encarnado.

Na atual temporada, Rafa leva 11 golos e 11 assistências em 31 jogos. Particularmente na Taça da Liga, o atacante contabiliza uma assistência em dois jogos. De realçar que este é único troféu do futebol nacional que escapa ao palmarés do atleta do Benfica.

Estoril Praia

Rafik Guitane regressou ao Estoril Praia e à Liga Portuguesa
Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

Rafik Guitane – Ainda só vai a meio, mas esta já é a melhor época da carreira, a nível de números, de Rafik Guitane. A cumprir a sua segunda época como jogador do Estoril Praia (a primeira a título definitivo), Guitane é outro dos grandes destaques desta edição da Liga Portuguesa. Cinco golos, igualando a época de 2020-21, ao serviço do Marítimo, e três assistências é a conta, até ao momento, deste talentoso extremo francês.

Com passagens por Rennes e Stade Reims, parece estar agora a explodir verdadeiramente para o futebol. Tem 24 anos e se conseguir manter este nível alto até ao final da temporada, dará garantidamente o salto, seja dentro ou fora de portas.

Os jogadores do Benfica e Roger Schmidt terão de estar muito atentos às ações de Guitane, até porque no último duelo entre ambas as equipas, para o campeonato, Morato acabou com pesadelos face à qualidade das ações do extremo estorilista. Para além disso, Rafik Guitane já molhou a sopa esta temporada contra Braga e FC Porto.

Ainda na última jornada da Liga, Guitane fez delirar a plateia com um golo de outro mundo. Até pode levantar dúvidas quanto à intenção ou não do golo, mas não levanta dúvidas, isso sim, quanto à sua qualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Armando Evangelista destaca impacto de José Mourinho no futebol português: «Acho que não estamos a dar o devido valor a isso»

Armando Evangelista deixou elogios a José Mourinho e destacou a importância de técnico do Benfica no futebol português.

Já é conhecido o árbitro do Benfica x Club Brugge das meias-finais da Youth League

A UEFA já deu a conhecer o árbitro do Benfica x Club Brugge. Encontro abre meias-finais da Youth League, jogadas na Suíça.

PSG esclarece lesão de Nuno Mendes

O PSG esclareceu a lesão de Nuno Mendes. O internacional português saiu lesionado do encontro frente ao Liverpool.

Al Nassr derrota Al Ettifaq e soma a 15.ª vitória consecutiva na Liga Saudita

O Al Nassr recebeu e venceu o Al Ettifaq por 1-0 no encontro da 29.ª jornada da Liga Saudita. Kingsley Coman apontou o único golo do encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli aponta Pablo Rosário como solução para lateral-direito: «É uma das soluções mais lógicas»

Francesco Farioli realizou a conferência de antevisão do Nottingham Forest x FC Porto, relativo à segunda mão dos quartos de final da Europa League.

Sporting volta a olhar para o Championship e depois de Viktor Gyokeres pensa em destaque do Swansea de Vítor Matos

O Sporting está de olho na contratação de Zan Vipotnik. Avançado do Swansea também é alvo do Brighton no mercado.

André Villas-Boas mantém ligação com José Mourinho apesar da rivalidade: «De vez em quando trocamos mensagens»

André Villas-Boas concedeu uma entrevista ao diário Marca. Presidente do FC Porto revelou que de vez em quando troca mensagens com José Mourinho.