Académica 0-0 Arouca (2-4 nas g.p.): Bracalli segurou ímpeto estudantil

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

 

O apito inicial de André Narciso foi como que o tiro de partida da época 2017/18 para Académica e Arouca. Ambas as equipas partiram na mesma posição, mas foram os arouquenses a distanciar-se, ao garantir o apuramento para 2ª eliminatória da Taça da Liga.

A Académica ganhou a frente da corrida nos primeiros instantes da partida, ajudada não só pela passividade arouquense mas também pela boa dinâmica apresentada e … pela inspiração de Ki – o sul-coreano esteve perto do golo em duas ocasiões (aos 10 minutos, sentou Nuno Coelho e atirou perto do poste e aos 15 cabeceou para defesa apertada, numa recarga de um lance bem gizado por Guima) e ofereceu-o noutra (Bracalli, guarda-redes arouquense, travou o remate de Marinho)

O Arouca era como um corredor pálido, desgastado com aquilo que tinha que percorrer até alcançar o advesário. Mas lá se foi recompondo com os gritos do seu técnico, ainda que não tenha dado sinais de perigo evidente – só Cícero ameaçou, naquele que seria um bom trabalho individual… não fosse o remate final ter saído perto da bandeirola de canto.

O segundo tempo começou num ritmo mais lento que o primeiro. A Académica não acelerou tanto e o Arouca, atacava só pela certa ainda que não conseguisse criar perigo. Resultado – o único dado relevante do primeiro quarto de hora do segundo tempo foi… a lesão de Ki e a consequente estreia do menino (recém-profissional) David Teles.

Com o acumular dos minutos, o desgaste físico começou a deixar marcas, sobretudo nos jogadores da Académica, e foi o Arouca quem se impôs no jogo, sob a batuta de Palocevic. O sérvio colocou Adílio e Kuca na cara do golo, mas ambas as oportunidades foram desperdiçadas. Mais tarde, já no tempo de compensação, Bruno Lopes (entrado para o lugar de Cícero), disparou em boa posição, mas à figura de Ricardo Ribeiro, naquele que foi o canto do cisne relativamente a oportunidades de perigo. Chegava o fim do encontro e, com ele, as grandes penalidades. Aí, e já depois de Mike ter falhado o golo, Bracalli defendeu o remate de Empis, dando uma vantagem que os arouquenses não desperdiçaram.

Com esta vitória, o Arouca consegue não só o apuramento para a próxima fase da Taça da Liga, como também um importante ascendente psicológico sobre outro dos candidatos à subida à Primeira Liga. Porém, isto foi só um sprint, e a época é uma maratona.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nuno Santos regressa aos relvados depois de 463 dias afastado

Nuno Santos sofreu uma rutura total do tendão rotuliano do joelho direito em novembro de 2024, e fez o seu regresso ao serviço do Sporting B, este domingo.

Eis os onzes oficiais do Sporting x CD Nacional da Primeira Liga

O Sporting recebe o CD Nacional na 20.ª jornada da Primeira Liga. Já são conhecidos os onzes oficiais das duas equipas.

Lyon de Paulo Fonseca escapa com triunfo pela margem mínima na receção ao Lille

Este domingo, o Lyon de Paulo Fonseca bateu o Lille por 1-0, apesar da exibição pouco conseguida. Tiago Santos foi titular nos visitantes.

Atenção, Benfica: Jude Bellingham saiu lesionado e em lágrimas aos 10 minutos da vitória do Real Madrid

Jude Bellingham pode falhar o embate com o Benfica na Champions League. O médio inglês abandonou o jogo com o Rayo Vallecano aos 10 minutos, em lágrimas.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas e a renovação de Francesco Farioli: «Desde o primeiro dia, compreendeu que o FC Porto não vive de atalhos nem de facilidades»

O presidente do FC Porto deixou fortes elogios a Francesco Farioli, numa reflexão sobre a recente renovação de contrato.

Arábia Saudita em choque: Karim Benzema perto de deixar o Al Ittihad de Sérgio Conceição e de se mudar para o maior rival

Karim Benzema levou a sua avante e está de saída do Al Ittihad de Sérgio Conceição. Avançado a caminho do Al Hilal.

André Villas-Boas faz balanço à temporada: «Nada está ganho. Continuaremos a disputar tudo, contra tudo e contra todos»

Num artigo de opinião publicado na revista Dragões, André Villas-Boas analisou a primeira metade da temporada 2025/26 do FC Porto.